Fontes do OpeOffice (RESOLVIDO)

Iniciado por Carlos Ivan, 27 de Novembro de 2008, 21:20

tópico anterior - próximo tópico

Carlos Ivan

Pessoal, como devo fazer para desinstalar as fontes que vem com o openoffice? quero substituí-las pelas ms.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

pinduvoz

Seu tópico deve ser movido por estar na seção errada (leia a descrição das seções antes de postar, OK?).

De toda sorte, a resposta é:

sudo apt-get install msttcorefonts

O comando acima vai instalar as fontes comuns da MS e deixá-las disponíveis para o OpenOffice.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Carlos Ivan

Sei, o que eu quero é desinstalar as do openoffice. Não quero ficar com todas,somente com as ms.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

clcampos

Dicas e Truques não é um local para se postar dúvidas, e sim (como já diz o nome) tutoriais, dicas e truques.

Tópico Movido.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Carlos Ivan

sou iniciante nesse negócio e para mim dica também é para iniciante. Em vez de remover vc deveria ajudar. Vc me manda uma cartilha detalhada sobre cada assunto e onde postar.

clcampos

Citação de: Carlos Ivan online 27 de Novembro de 2008, 21:44
sou iniciante nesse negócio e para mim dica também é para iniciante. Em vez de remover vc deveria ajudar. Vc me manda uma cartilha detalhada sobre cada assunto e onde postar.

Se quiser saber onde postar veja na Página Inicial do Fórum as descrições de cada seção. Por exemplo Dicas e Truques esta escrito:

CitarDicas e Truques
Seção para você divulgar dica ou tutorial de sua autoria ou encontrado na internet.

Para outras dúvidas sobre o comportamento devido no fórum leia as Regras de Utilização do Fórum, e também o bom senso.

No mais ajudo sempre que posso, mas não sou obrigado a fazê-lo, nem eu, nem nenhum outro usuário.

A sim, espero que sua dúvida seja resolvida.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Carlos Ivan

vc pode não ser obrigado a fazer mas poderia ser mais educado e mais companheiro. não sou obrigado a conhecer nada, até pelo fato de ser INICIANTE, seja mais CORDIAL.

Ioca100

Carlos , depois de instaladas , você altera onde quiser, vão ficar as opções.
Usuário Linux- 449417

ErickSantos

carlos ivan, o clcampos nao foi mal educado com voce, apenas informou o motivo pelo qual estava movendo o topico

a resposta para sua duvida, as fontes ficam em /usr/share/fonts

pinduvoz

Não saia apagando as fontes da pasta citada acima, pois vc terá erros.

O que vc pode fazer é desinstalar ou remover pacotes de fontes pelo Synaptic (use "procurar" e "ttf-" como argumento), um de cada vez, prestando atenção no que vai ser removido junto (as famosas "dependências").

Já vou avisando que nem todas as fontes podem ser removidas sem que programas importantes sejam removidos junto com elas.

pinduvoz

Fui checar minhas notas porque eu já tinha testado remover as fontes ttf que não são dependências de programas-padrão.

As que precisavam ficar, segundo anotado na época das versões 6 e 7 do Ubuntu, eram:

freefont
msttcorefonts (são as da MS)
openoffice
ttf-bitstream-vera (é dependência do Java original)
ttf-dejavu
ttf-gentium
ttf-lucida
ttf-mgopen
ttf-opensymbol

O resto poderia ser removido.

Agora, no 8.10, a lista das que ficam é esta:

msttcorefonts (as da MS)
ttf-freefont
ttf-opensymbol
ttf-dejavu
ttf-dejavu-core
ttf-dejavu-extra
ttf-bitstream-vera (se já estiver instalada por conta do Java)

O resto pode ser removido.

Finalmente, depois da remoção é preciso "dizer ao sistema" quais fontes estão disponíveis, o que é feito através do comando abaixo:

sudo fc-cache

Até a próxima.

Carlos Ivan

Pinduvoz, valeu a informação. Está resolvida a dúvida.