Autor Tópico: Onde vcs instalao seus programas?  (Lida 1804 vezes)

Offline maul

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Onde vcs instalao seus programas?
« Online: 27 de Novembro de 2008, 14:30 »
Olá pessoal.

Fazendo uma espécie de pesquisa, e gostaria de saber onde vcs instalao seus programas?
Já li em alguns lugares que o padrão é instalar no /etc, no /usr/local... no /home/[user] e até no /opt.

Qual é o local mais indicado, e onde vcs instalao?

Como é uma especie de pesquisa, vou comecar respondendo.

Faz algum tempo q instalei o eclipse, e coloquei no /opt. Algum tempo depois instalei outros programas, e coloquei no /usr/local. Já a ultima vez q instalei o tomcat, coloquei no /etc direto, pois vi algumas pastas la tipo firefox, openoffice e alguns outros programas q foram instalados pelo sistema automaticamente.

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Onde vcs instalao seus programas?
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2008, 14:33 »
Não é adequado instalar no /etc. Este diretório deve conter arquivos de configurações e não executáveis.
Eu instalo em /opt
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Felix

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2008, 20:47 »
Não é adequado instalar no /etc. Este diretório deve conter arquivos de configurações e não executáveis.
Eu instalo em /opt

Assino embaixo quanto a questão de instalar em /etc ! Nesta pasta vão somente arquivos de configuração!
Eu também instalo sempre em /opt pois assim tenho um controle melhor sobre os programas que instalei na máquina que por padrão não estão nos repositórios.

A respeito de a pasta /etc conter somente arquivos de configuração, para quem tem dúvidas ainda de como funciona a estrutura de diretórios no linux, dêem uma lida aqui

Offline maul

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2008, 22:21 »
Pois é, já li mesmo que o opt era o melhor lugar... mas isso foi há mto tempo.
Axo q depois de usar alguma distribuicao que nao tinha o /opt por padrao eu me desacostumei e fiquei meio perdido (sim, era só ter criado uma /opt...)
Mas pelo visto, pelo menos no ubuntu, /opt é o padrao.