Autor Tópico: Dois discos, dois SO  (Lida 3533 vezes)

Offline lox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Dois discos, dois SO
« Online: 30 de Julho de 2005, 21:56 »
Boas,
a minha primeira experiência com linux é agora com o Kubuntu (e estou a adorar), e estou com uma dúvida logo no início do processo:
tenho 2 discos : IDE1 (hda) 40 Gb e SCSI1 (sda) 160 Gb;
tenho o XP instalado no de 160Gb e o kubuntu numa partição do de 40Gb.
A questão é que para me aparecer o grub tenho que ir a Bios e escolher no boot 1º IDE1 e 2º IDE0 (e assim não posso entrar no XP, dá um erro) e para  entrar em XP tenho que colocar na Bios o inverso na ordem de boot, 1º o IDE0 e 2º o IDE1. Não me importo de voltar a instalar o Kubuntu, nem rever partições, (só não queria, para já, desintalar o XP), mas como faço para ter o Grub sempre que inicio o PC e entar em qualquer SO sem estar sempre a mexer na bios? A pergunta talvez seja básica, mas preciso mesmo de alguma ajuda... :roll:

holokaustu

  • Visitante
Dois discos, dois SO
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2005, 22:30 »
tens q instalar o grub na no disco principal...

entras no kubuntu e das o comando:

Código: [Selecionar]
grub-install /dev/hda -> normalmente este é o disco primario... nao sei qual é o

Offline lox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Dois discos, dois SO
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2005, 19:23 »
obrigado, holokaustu, resolveu :lol:

Offline silasmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Dois discos, dois SO
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2006, 23:12 »
Um amigo viu o Ubuntu na minha máquina, adorou e quer que eu instale na máquina dele.
Ele possui dois HD's e um deles está com o Windows 98, do qual não quer se desfazer agora.
Acredito que ele não vai permitir que eu abra o PC para conectar e desconectar os HD's para instalar o Ubuntu.
Também acho que ele não quer ficar configurando a BIOS para escolher o Sistema Operacional.
Como não sou um usuário experiente, gostaria que algum colega desse dicas bem detalhadas de como devo proceder.
Obrigado :)