Autor Tópico: Como converter vídeos no ubuntu?  (Lida 13688 vezes)

Offline thomazff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Como converter vídeos no ubuntu?
« Online: 24 de Novembro de 2008, 14:48 »
Olá, está deve ser minha quinta tentativa de trocar o windows por linux, mas sempre tem algo que não funciona no linux, ou que demande tempo demais para apenas colocar para funcionar. No momento esta minha dúvida é meu único empecilho de continuar com o Ubuntu.

Eu uso o PC para baixar filmes e assito eles no meu PS3 (que não tem linux instalado). Quando os arquivos estão em resolução comum e em divx (ou xvid) eu não tenho problemas pois é só passar direto pro PS3.

Quando os arquivos estão em alta resolução ( .mkv ) eu tenho que fazer um processo chamado reencode, pois preciso colocar as legendas de forma definitiva no video (não há outro jeito).

No windos existem alguns programas que fazem este trabalho, mas não quero ter uma máquina dual boot só para isso. E gostaria de converter enquanto uso o PC e deixo os outros aquivos baixando.

Já tentei o avidemux mas não tive sucesso. Alguem já conseguiu fazer isso no ubuntu?

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:02 »
Usa o uindows em uma Vmware(não tenho verginha disso), para rodar os aplicativos que você precisa.

Offline thomazff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:09 »
Usa o uindows em uma Vmware(não tenho verginha disso), para rodar os aplicativos que você precisa.

O meu problema não é isso.  Para programas do windows eu uso o wine que resolve a maioria dos problemas.

Mas transformação de vídeo é muito pesado para usar com Vmware, é mais fácil fazer o dualboot. Mas como disse antes, dualboot não resolve meu problema. Como esses processos demoram cerca de 5-8 horas por filme, eu preciso do PC funcionando no OS que eu usar mais. NO caso preciso disso rodando de fundo e usando o resto quando precisar. Já fazia isso no windows, mas resolvi tentar o ubuntu de novo, mas pelo jeito vou ter que voltar pro windows. Num tenho nada contra usar comandos de linha, mas fazer isso toda vez que eu quiser mexer num filme fica cansativo.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:42 »
thomazff, usando a ferramenta de busca do fórum pesquise por: ConverTIT, WinFF e ffmpeg
Por aí vc vai encontrar o que vc quer.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline thomazff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:40 »
thomazff, usando a ferramenta de busca do fórum pesquise por: ConverTIT, WinFF e ffmpeg
Por aí vc vai encontrar o que vc quer.

Já tinha visto o winff, mas não consigo instalar ele. Já adicionei no repositório e tudo mais, mas num instala.

O ffmpeg vai fazer tudo que eu quero, mas não estou disposto a aprender todos os comandos dele, já que ele é só comandline.

O convertit não roda no meu PC pois não roda em x64.

Infelizmente vou ter que iniciar minha volta ao windows. Acho o ubuntu muito melhor de usar, mas quando preciso de algo mais específico ele deixa a desejar. A vantagem do windows é essa, tem programa para tudo, no linux vc tem que se virar um pouco. Se fosse mais novo até meita a cara, mas hoje em dia já não tenho mais tempo. E é totalmente contra mão da minha área de atuação.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:53 »
Boa sorte no seu retorno.


Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:11 »
Boa sorte no seu retorno.



+1
É amigo Maudy, isso é que desanima a gente, ver esse tipo de comentário.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gandaran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Ubuntu 16.04
    • Ver perfil
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:39 »
thomazff
qual a versão do ubuntu e os erros que tem ao instalar o winff?
aqui tem a escolha de adicionar o repositório para ubuntu 8.04 e 8.10 http://code.google.com/p/winff/
tem de adicionar o repositório medibuntu também https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu
só não tenho a certeza se roda em 64-bits
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 17:47 por gandaran »

Offline thomazff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:21 »
thomazff
qual a versão do ubuntu e os erros que tem ao instalar o winff?
aqui tem a escolha de adicionar o repositório para ubuntu 8.04 e 8.10 http://code.google.com/p/winff/
tem de adicionar o repositório medibuntu também https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu
só não tenho a certeza se roda em 64-bits

Tentei de todas as maneiras. E esse era o linf do winff que eu estava usando. Adcionei todos os dois repositórios que o autor coloca no seu site, tentei até pelo arquivo de instalação que ele tem, mas nada.
Como disse antes, não tenho como me aprofundar, senão ia de command line do ffmpeg mesmo. Sou médico recem formado e tentando prova de residência, não tenho como parar e aprender isso.

Aos dois posts anteriores, não desisti do ubuntu. Só que para este meu PC que serve como servidor na minha casa para todos fazerem download, impressora, etc.., não tem como deixá-lo com ubuntu se não for funcionar tudo. Mas em janeiro vou adiquirir um Netbook, aqueles notes mais portáteis e baratos e é certeza que vai ser ubuntu nele.

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:30 »
Eu uso o Mobile media converter.
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline thomazff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:59 »
Eu uso o Mobile media converter.

Esse programa é apenas um interface gráfica para o ffmpeg. E pelo que ví no site ele não tem suporte aos videos em .mkv

Para exempplificar o que eu quis dizer com converter videos, vou colocar aqui os dois programas para windows que eu uso. O melhor na minha opnião e o que eu tenho usado ultimamente é o mkv2vob (é só procurar no google) ou o gotsent que faz a mesma coisa mas dá mais erros.

Minha intenção é converter aruivos .mkv em alta definição para algum formato em HD que o ps3 leia e nesse processo imbutir legendas no video.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2008, 11:00 »
Boa sorte no seu retorno.

+1
É amigo Maudy, isso é que desanima a gente, ver esse tipo de comentário.

Amigão... existe algo que eu ou os colegas poderiam dizer aqui que fizesse seu problema desaparecer de uma hora para outra?
Eu cansei de ler depoimentos de colegas que voltam pro Windows e a única dica que sempre dou para todo mundo é usar o dual-boot e isso você se recusa. O que mais posso dizer?
Não desanime, pois só te desejei boa sorte.

Offline thomazff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2008, 11:10 »
Boa sorte no seu retorno.

+1
É amigo Maudy, isso é que desanima a gente, ver esse tipo de comentário.

Amigão... existe algo que eu ou os colegas poderiam dizer aqui que fizesse seu problema desaparecer de uma hora para outra?
Eu cansei de ler depoimentos de colegas que voltam pro Windows e a única dica que sempre dou para todo mundo é usar o dual-boot e isso você se recusa. O que mais posso dizer?
Não desanime, pois só te desejei boa sorte.

Infelizmente no momento não vejo solução para isso, acho que se deve mais ao fato de ser algo de pouca procura e os mais ligados em linux acham soluções em command line e ficam com elas (nada contra).

Meu ubuntu já tava todo configurado, só faltava isso. O caso do dualboot é que ele quebra pois as converções demoram até 8 a 10 horas, e se todo a minha funcionalidade estivesse no ubuntu eu não poderia fazer nada. E aos poucos eu iria acabar fazendo tudo no windows. Se fosse algo rápido, com certeza iria de dual boot.

Para terminar agradeço a ajuda de todos, é bom saber que quando eu pegar o notebook no ano que vem terei uma ótima comunidade para tirar dúvidas.

Offline Gladder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • ~ Indiana Tux ~
    • Ver perfil
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2008, 14:19 »
Eu tenho o winff instalado no meu Ubuntu. Siga os passos:

Instale o ffmpeg:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install ffmpegAbra o arquivo sources.list:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.listAdicione a seguinte linha no final do arquivo somente se você usar o Ubuntu 8.10:
Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/paul-climbing/ubuntu intrepid mainAdicione esta linha somente se usar Ubuntu 8.04:
Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/paul-climbing/ubuntu hardy mainSalve o arquivo e depois atualize a lista de pacotes:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude updateInstale o WinFF
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install winff
Tudo isto também pode ser feito graficamente.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2008, 14:27 por Gladder »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Como converter vídeos no ubuntu?
« Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2008, 14:43 »
Instalei direto do arquivo e deu certo :

http://ppa.launchpad.net/paul-climbing/ubuntu/pool/main/w/winff/winff_0.43-0ubuntu1~ppa1h_i386.deb

Lembrando q uso o Ubuntu 8.04.1
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits