Autor Tópico: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok ... (RESOLVIDO)  (Lida 4479 vezes)

Offline athalyba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Realtex 8139: parece ok, mas não está ok ... (RESOLVIDO)
« Online: 23 de Novembro de 2008, 23:17 »
Senhores e Senhoras do conselho de sábios,

Tenho um P4, com placa mãe tudo-offboard, internet via Virtua/roteador Linksys, funcionando 100% no rWindows.

Estou tentando há dias resolver o problema de conexão para minha máquina ...

Primeiro, lspci:
ubuntu@ubuntu:~$ lspci
02:0a.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

Jóia, o sistema parece que reconhece ...

Depois, ifconfig:
ubuntu@ubuntu:~$ ifconfig
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:e0:7d:ba:eb:8c 
          endereço inet6: fe80::2e0:7dff:feba:eb8c/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:16 Endereço de E/S:0xd800

eth0:avahi Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:e0:7d:ba:eb:8c 
          inet end.: 169.254.10.113  Bcast:169.254.255.255  Masc:255.255.0.0
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          IRQ:16 Endereço de E/S:0xd800

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:5574 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:5574 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:278892 (272.3 KB) TX bytes:278892 (272.3 KB)

Aí eu pensei:

- Uai !!! Os IP´s não deviam estar associados à eth0 ??

Tento pingar o roteador em 192.168.1.1  ... Nadinha de nada ...

Será que p módulo está ok ??
root@ubuntu:/home/ubuntu# lsmod
8139too                27520  0
8139cp                 24704  0

Será que tem de subir o módulo na unha ??
root@ubuntu:/home/ubuntu# ifup eth0
Ignoring unknown interface eth0=eth0.

Vamos ver o que eu acho sobre a rede:
root@ubuntu:/home/ubuntu# cat /var/log/messages | egrep "eth"
Dec 23 15:55:54 ubuntu kernel: [   42.202730] eth0: RealTek RTL8139 at 0xd800, 00:e0:7d:ba:eb:8c, IRQ 16
Dec 23 15:55:54 ubuntu kernel: [   43.800790] Driver 'sd' needs updating - please use bus_type methods
Dec 23 15:55:54 ubuntu kernel: [   43.803253]  sda:<4>Driver 'sr' needs updating - please use bus_type methods
Dec 23 15:56:03 ubuntu kernel: [  135.238338] eth0: link up, 100Mbps, full-duplex, lpa 0x41E1
Dec 23 15:56:03 ubuntu dhcdbd: message_handler: message handler not found under /com/redhat/dhcp/eth0 for sub-path eth0.dbus.get.reason
Dec 23 15:56:39 ubuntu kernel: [  171.765704] NETDEV WATCHDOG: eth0: transmit timed out
Dec 23 15:56:42 ubuntu kernel: [  174.772533] eth0: link up, 100Mbps, full-duplex, lpa 0x41E1
Dec 23 15:56:51 ubuntu kernel: [  183.748741] NETDEV WATCHDOG: eth0: transmit timed out


Nesse ponto, me consfesso confuso ... Tentei "clonar" as configurações da placa do rWuindows pro Ubuntu e colocar numa opção de "Ip estático" e nada também, o roteador não "sente" a presença da máquina ...

Agora, estou completamente perdido ...

Será que alguém pode me dar uma luz ?? Já em falaram para usar o comando ethtool para confirmar os parãmetros de velocidade da placa ou ainda instalar (e compilar, oh! Deus) o ndiswrapper.

Alguém pode me dar uma orientação, please ??
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2008, 22:54 por athalyba »

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2008, 12:41 »
Amigo, tá usando qual versão do Ubuntu? É 8.10? Se for, parece que é algum problema do kernel. Todo mundo com essa placa está tendo problema. Eu tive, mas percebi que, ao invés de ligar a rede no modem roteador (chipset Realtek também) ligar no roteador wireless (chipset Ahteros) a rede voltou a funcionar.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline athalyba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2008, 13:17 »
JeffersonX

Por causa de uma incompatibilidades com minha antiga placa MX440 da nVidia, decidí me manter no Ubuntu 8.04.

Qto às ligações: assino o Virtua, que chega via modem WebStar DPC2100 e é distruibuída por um roteador Linksys WRT54G. No rWindows, o led Ethernet fica aceso, indicando que a placa de rede do micro foi reconhecida pelo roteador, o que não ocorre no Ubuntu.

Queria saber um bom método para conferir se minha placa está corretamente configurada e/ou pq o roteador não consegue enxergar a máquina qdo esta roda Ubuntu ...

É isso :-)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2008, 08:36 »
Pergunta, plugando o cabo direto no modem funciona com o Ubuntu 8.10?
Ah, eu li uma coisa aqui no fórum que essa placa também tem um problema de gerenciamento de energia com o Windows. O cara até fez um teste desligando a máquina, desplugando o cabo de rede por 5 ou 15 segs, acho, e ligou o cabo de novo. Aí a placa de rede voltou a funcionar.

Quanto a incompatibilidade da placa de vídeo, a Nvidia estava testando uma versão beta do driver legacy compatível com o novo XORG.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Bianca Moralles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2008, 17:38 »
Queridos,

Estou com o mesmíssimo problema, parece até clonagem: uso Virtua e o modelo do meu modem, do roteador e da placa são iguaizinhos !

Me digam, por favor: como eu sei que minha placa está funcionando ? Entrei com o mesmo comando que o athalyba, mas eu não entendo nadinha ... Não tem alguma coisa mais simples, como o "ipconfig" do Windows ?

Mais uma coisa: o Virtua diz que dá suporte à Linux, mas lá eles me pedem pra usar o Linux Conf ou Net Conf ... Onde eu acho isso ?

BJokas

Offline athalyba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2008, 01:27 »
Jefferson,

Mesmo desligando a máquina e desplugando a placa de rede por 30s, não funfou ... Mesmo ligando o modem direto na placa de rede, não funfou ... Estaca zero total !! O log que eu postei acima não ajuda em nada ??

Cara, é muito frustante isso ... Se eu nem consigo saber o que se passa com uma placa de rede mais que conhecida, imagina se eu vou tentar me envolver com a placa de vídeo ...

Pior de tudo é ter tentado com o Xubuntu 8.10 e não ter acontecido nada também.

Não tem mais nada que possamos fazer ??


Offline Bianca Moralles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:18 »
Jefferson, eu fiz a mesmo coisa que o athalyba, e aqui também não adiantou :-(

Offline Bianca Moralles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2008, 15:14 »
Ninguém mais pode ajudar ?

 :'(

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2008, 10:09 »
Já estou em outro roteador? Porque comigo aconteceu uma coisa muito esquisita. Ela só funciona se plugada no roteador wireless com chipset Atheros. Plugou no roteador com chipset também Realtek, já era... Dá pau...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Bianca Moralles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2008, 15:14 »
OI, Jefferson.

Quer dizer que não tem jeito ?????

E essa história de open source, colaboração, não resolveu um problema que a gente não tem no Windows ????? Confesso que estou um tanto decepcionada ... Não sou técnica, nem nerd, nem tenho um inglês bom o suficiente pra conseguir uma solução pra esse problema. E sempre me disseram que era possível achar soluções nos fóruns.

Devo desistir, então ??????

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2008, 22:33 »
Calma! Não é assim que as coisas funcionam. Open source também não é mil e uma maravilhas. Tem seus problemas. E quanto a placa, já foi relatado no Lauchpad e está sendo verificado.
E se for olhar, por exemplo no Windows Vista quem tem placa de som Creative Live se prejudicou ao fazer upgrade para o Vista e ver que o suporte a placa é horrível e o som 5.1 real dela não funciona mais... Eu sou um que tem essa placa e sabe do problema...

Te recomendo pesquisar e não desistir. Estamos aqui para lhe ajudar, Ok?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline athalyba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2008, 00:13 »
FUNFOU !!! FUNFOU !!! FUNFOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUU !!!

Bia,


Ache no rWindows (no Gerenciador de Dispositivos) a sua placa. Clique com o botão direito e vá "Propriedades". Vai na aba  "Avançado" e dá um jeito de achar onde vc configura o parâmetro "Wake-on-lan after shutdown" para "ativar". No meu rWindows está tudo em inglês, mas se no seu estiver em português tenho certeza que vc vai achar !!!

Avisa se deu certo pra vc, assim eu vou colocar um (RESOLVIDO) no título do tópico ...

Jefferson,


Eu achei a solução numa lista de discussão, mas para a minha surpresa, a solução era listada também no Launchpad. Quando vc citou que o bug estava notificado, vc foi lá ver o Lauchpad ? Curiosidade matou o gato, eu sei ... rs

FUNFOU !!! FUNFOU !!! FUNFOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUU !!!

(+rs)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2008, 15:08 »
hehehe
Eu tinha tentando, mas não funcionou por causa do meu roteador. Ele não funciona mais tanto com placas Realtek quanto Marvel. desconfiei que fosse incompatibilidade com ele e testei o notebook numa outra rede e vi que funcionou. Aí plugando o micro e o note no roteador wireless funcionou. Bom saber que foi isso que resolveu hehehe

Falou amigo.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Bianca Moralles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok :-(
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2008, 17:43 »
Desculpem a demora, mas a boa notícia é que funcionou perfeitamente :-)

Atha, pode colocar "resolvido" título no tópico.

Eeeeeeeeeee

Offline athalyba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Realtex 8139: parece ok, mas não está ok ... (RESOLVIDO)
« Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2008, 22:54 »
Fechou :-)