Autor Tópico: Atualização OpenOffice.org 3.0  (Lida 26211 vezes)

Offline clovis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Atualização OpenOffice.org 3.0
« Online: 19 de Novembro de 2008, 19:09 »
Para atualizar a versão 2.4 para a versão OpenOffice 3.0 entrei em:

Sistema --> Administração --> Gerenciador de Pacotes Synaptic --> Configurações  --> Repositórios  --> Programas de terceiros --> + Adcionar --> Linha de APT: Digitei: deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ubuntu intrepid main

Após inserir o repositório cliquei no ícone “Recarregar”, posicionado na parte superior da janela do Synaptic e após o Synaptic ser fechado, foi apresentado na barra superior do sistema o ícone de atualização de pacotes, aí quando cliquei para atualizar o sistema para ter o OpenOffice versão 3, apareceu a seguinte mensagem:

"Você está prestes a instalar um software que não pode ser autenticado!
 Ao fazer isso, você pode permitir que um usuário malicioso danifique ou obtenha o controle de seu sistema."

Gostaria de saber se essa atualização é mesmo perigosa e se quando o Ubuntu 8.10 disponibilizar a atualização autenticada, terei conflito no sistema e terei que desmarcar o Repositório de terceiros, para poder receber atualizações oficiais?
« Última modificação: 20 de Novembro de 2008, 18:47 por clovis »

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2008, 01:22 »

"Você está prestes a instalar um software que não pode ser autenticado!
 Ao fazer isso, você pode permitir que um usuário malicioso danifique ou obtenha o controle de seu sistema."

Gostaria de saber se essa atualização é mesmo perigosa e se quando o Ubuntu 8.10 disponibilizar a atualização autenticada, terei conflito no sistema e terei que desmarcar o Repositório de terceiros, para poder receber atualizações oficiais?

Isso acontece porque você adicionou um repositório do Launchpad que se chama PPA, ou Personal Package Archieve, que ainda não suporta assinatura dos pacotes, como nos repositórios oficiais. Sempre que você utilizar um repositório sem uma chave de autenticação, essa mensagem surgirá. Porém, se você confiar no repositório, pode ficar tranquilo (e é este o caso!)

Não, não haverá conflitos. O atualizador só substituirá os pacotes do openoffice uma vez instalados, se a versão do repositório oficial for superior a instalada e portanto disponível no repositório que você adicionou. Porém, esqueça esta possibilidade, pois as versões dos pacotes disponíveis nos repositórios não mudam uma vez que a edição do Ubuntu foi lançada.

Por exemplo, se o Intrepid vêm com um programa na versão 1.0, ele receberá apenas atualizações de segurança dentro desta versão, ou seja, 1.1, 1.2, etc. Não importa que dentro do prazo de suporte da edição do Ubuntu seja lançado a versão 2.0. Esta não será incluída nos repositórios.

Pode parecer estranho mas a intenção é privilegiar estabilidade e não novos recursos. Portanto, vá em frente e instale o seu OpenOffice 3.

Abraços

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2008, 02:17 »
Alguém sabe me dizer se esta versão do OpenOffice, disponibilizada pelo launchpad, mantém o iniciador rápido na bandeja do sistema?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2008, 09:34 »
Alguém sabe me dizer se esta versão do OpenOffice, disponibilizada pelo launchpad, mantém o iniciador rápido na bandeja do sistema?

Vinicius, fiz uns testes p/ comprovar, que provavel/ isso ñ está ocorrendo, é claro levando em conta o repositório ou de onde se faça o download p/ instalar o OO3.0.

No meu desktop e num notebook de uma amiga usei o Script Ubuntu Perfeito - http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/ - que o autor sempre atualiza.

Em ambos esses casos foi instalado o OO3.0, e esse recurso ñ está funcionando.
Já no meu notebook, que também usei o tal script, mas em versão anterior, que ñ atualizava p/ o OO3.0, e sim o 2.4, tal recurso funciona normal/.

Certa/, meu amigo ñ foi a toa que os desenvolvedores do Ubuntu ñ botaram o OO3.0 já nessa versão do Ubuntu 8.10. então esperemos p/ a próxima, ou pesquisamos demais altenativas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2008, 17:13 »
Obrigado pela informação, rjbgbo.

Offline clovis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:42 »
Legendario,

Fiz a atualização conforme mencionei acima e deu tudo certo.
Não sabia que a versão 8.10 nunca iria lançar a atualização para outra versão.
Obrigado pela dica.

Vinicius,

Não sei se é isso que está precisando.
Após atualizar, abri o OpenOffice.org, entrei em Ferramentas --> Opções --> expandi OpenOffice.org e cliquei em Memória.
Lá, encontrei a opção para Ativar o Iniciador rápido da bandeja do sistema.

Após testar, resolvi colocar o dicionário Vero, que já está com a nova gramática e é mais completo. Ele vem com o BrOffice.

Usei o Link:

http://www.deso-se.com.br/downloads/broffice.org/Vero_pt_BR_V200AOC.oxt

O arquivo é baixado em meu Ambiente de trabalho.

Abri o em meu micro o OpenOfficeorg.Writer (Editor de testo) Cliquei em Ferramentas --> Gerenciador de extensão --> Adicionar   fui em .../Área de Trabalho/Vero_pt_BR_V200AOC.oxt    cliquei em abrir e pronto, meu dicionário já está instalado.

Fiz alguns testes, utilizando palavras que sofreram correções e ele corrigiu perfeitamente.
Em fim, está tudo funcionando.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2008, 18:48 por clovis »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:58 »
Clovis, o caminho para ativar o iniciador rápido eu sei, o que eu não tinha certeza era se eles disponibilizavam o iniciador rápido. Digo isso porque baixei o BrOffice 3.0 do site oficial e a opção para ativar o iniciador rápido simplesmente não existe. Saber que o OpenOffice (pelo menos essa versão do launchpad) disponibiliza esse recurso me encoraja a desinstalar o BrOffice dos repositórios do Ubuntu (que ainda é 2.4.1) e instalar o OpenOffice do launchpad. Muito obrigado pela informação.

Agora, para ter certeza em relação ao dicionário, basta digitar "autoescola" no editor de textos. Se ele reconhecer a palavra, é porque o seu dicionário está mesmo atualizado.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2008, 00:41 »
É impressão minha, ou a versão 3.0 do OpenOffice no launchpad só está disponível para o Intrepid? Acrescentei o canal substituindo "intrepid" por "hardy" (porque eu uso o hardy) e não apareceu nenhuma atualização. É isso mesmo?

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:25 »
Tenho a versão Hardy e não estou conseguindo atualizar o openoffice
Muito menos transformálo em BrOffice

Como faço????

Abraços
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:08 »
Tenho a versão Hardy e não estou conseguindo atualizar o openoffice
Muito menos transformálo em BrOffice

Como faço????

Abraços

Você não precisa transformar o OpenOffice em BrOffice. Na verdade, ambos são a mesma coisa. BrOffice é o nome do projeto no Brasil, pois já existia a marca OpenOffice registrada por outra empresa e o projeto teve que mudar de nome. Entra no site que você encontra muita informação: broffice.org

para utilizar o OpenOffice 3 basta adicionar o seguinte repositório:

    deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ubuntu intrepid main

Depois fazer:

   
Código: [Selecionar]
sudo aptitude update && sudo aptitude full-upgrade -y
Embora a página do launchpad indique um repositório para o Hardy, parece que as tentativas não foram bem sucedidas e realmente não estão funcionando. O jeito então é baixar do site. Vai aqui dicas para quem quiser tentar: http://andregondim.eti.br/?p=567
« Última modificação: 22 de Novembro de 2008, 17:21 por Legendario »

Offline heliols

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:03 »
Aqui deu certo  ;D.
Obrigado.
________________________________________________________________
Que sabe sonhar e é aberto a horizontes, é grato a quem indica veredas. As trilhas são apontadas na confiança que você já é desejo de caminhos, caminhos que serão seus, feitos no caminhar.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2008, 01:04 »
Aqui deu certo  ;D.
Obrigado.

O OpenOffice baixado do site disponibiliza o iniciador rápido na bandeja do sistema?

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:05 »
Fiz algumas tentativas de actualização até que este pacote OpenOffice.org-help-pt_3.0.0-2ubuntu1_all.deb de 7.1 Mb estava a ser instalado, quando me deu a informação de que havia conflitos com o pacote openoffice.org-core fui ao synaptic e desinstalei-o, agora nem o OpenOfice 2 nem o 3, terei alguma solução
Agradeço alguma ajuda

JFM Mão de Ferro

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:40 »
Fiz algumas tentativas de actualização até que este pacote OpenOffice.org-help-pt_3.0.0-2ubuntu1_all.deb de 7.1 Mb estava a ser instalado, quando me deu a informação de que havia conflitos com o pacote openoffice.org-core fui ao synaptic e desinstalei-o, agora nem o OpenOfice 2 nem o 3, terei alguma solução
Agradeço alguma ajuda

JFM Mão de Ferro

Vá no Synaptic, desinstale tudo que se referir a OpenOffice e instale novamente. Deve resolver seu problema.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Atualização OpenOffice.org 3.0
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2008, 19:08 »
Fiz algumas tentativas de actualização até que este pacote OpenOffice.org-help-pt_3.0.0-2ubuntu1_all.deb de 7.1 Mb estava a ser instalado, quando me deu a informação de que havia conflitos com o pacote openoffice.org-core fui ao synaptic e desinstalei-o, agora nem o OpenOfice 2 nem o 3, terei alguma solução
Agradeço alguma ajuda

JFM Mão de Ferro

Vá no Synaptic, desinstale tudo que se referir a OpenOffice e instale novamente. Deve resolver seu problema.

Bem já fiz a desinstalação usando o Marcar para Remoção julgo que é o correto, agora existe uma listagem enorme com nomes OpenOffice, qual o nome correcto para proceder à nova instalação