Caro Carlos,
Eu também adquiri um Notebook desse, porém infelizmente não tive muito sucesso colocando o Ubuntu nele.
Ao instalar o Ubuntu, reconheceu quase todos os meus drivers, porém a webcam, a placa de vídeo e a placa Wireless não reconheceu.
A Webcam fiz de tudo. Compilei diversos drivers que encontrei por aí na web, mas nenhum deles funcionou comigo.
A placa wireless, depois de muita luta, consegui configurar utilizando o Ndiswrapper (não me lembro como fiz, mas existem vários tutoriais na net para isso), porém eu lembro que instalei o Ndiswrapper, e quando ele pedia o driver, utilizava o que estava no CD do Insigne, que vem junto com o Note.
A placa de vídeo, depois de ler vários fóruns por aí, consegui configurar para trabalhar na resolução que eu queria, porém o driver correto eu não consegui instalar. Isso acabou me gerando alguns problemas, como o travamento da máquina.
Outro problema que tive, acredito que por não ter conseguido configurar corretamente a placa de vídeo, foi que várias vezes que eu estava navegando na net, o computador simplesmente travava, e eu tinha que reiniciar. Vi vários fóruns que falava sobre isso, porém nenhuma solução resolveu o meu problema. O interessante é que eu utilizava o Virtual Box para carregar o Ruindows (tenho algumas aplicações de clientes que precisa disso...), e navagar na internet com o Ruindows dentro do Virtual Box o computador não travava (
).
Por fim, estava perdendo muito tempo em tentar fazer a máquina funcionar redonda, e sem sucesso, acabei voltando a utilizar o insigne. Estou passando aqui a minha experiência para você poder pensar se quer se arriscar ou não.
Não sei quanto a sua experiência em Linux, mas eu tenho um pouquinho. Já utilizei o debian, slackware, kurumim para avaliação por alguns meses, e fui usuário por muito tempo do Mandrake, depois do Mandriva e por último, que estava sendo a minha distro principal, Ubuntu. Porém, não sou um expert em Linux.
Infelizmente, fiquei decepcionado depois que eu troquei o computador, pois comprei um computador Linux achando que os drivers seria compatível com a maioria das distros, mas acabei amarrado no insigne. Neste ponto acho que a STi pisou na bola.
Se alguém do fórum tiver uma luz de como podemos resolver todos estes problemas, eu, e provavelmente o Carlos iremos agradecer.
Até mais,