Autor Tópico: [RESOLVIDO] - Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111  (Lida 53338 vezes)

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Amigos, estou simplesmente abalado emocionalmente e muito, mas muito triste.

Ainda tenho esperança, mas nesse momento estou realmente pra baixo.

Depois de muito tempo, muita economia e expectativa comprei meu primeiro notebook, um Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111.

Escolhi ele pois além de uma boa configuração, ele vem com Linux pré-instalado. Uma distribuição muito fraca, é verdade, um tal Linux Insigne, de desenvolvimento da própria Semp Toshiba, ao que me parece. Mas isso muito me interessou, pois facilitaria em muito a migração para o Ubuntu, além de não me obrigar a pagar por uma licença de Windows que não usaria.

Pois bem. Ao ligar o notebook, ele carregou o Insigne, que como disse é bem fraca.

Resetei, já com o CD do Ubuntu 8.10 no drive, e ao carregar o boot, vi a seguinte mensagem: "MP-BIOS bug: 8254 timer not connected to IO-APIC". Logo em seguida entrou a tela inicial do Live-CD, escolhi a linguagem, e mandei carregar. Carregou a barra, mas depois de um tempo lendo o cd o note simplesmente parou. Tela preta, absolutamente tudo parado. O Ubuntu não carregou.

Pesquisei no Fórum, no Google, e vi que todos diziam que era apenas entrar com a opção "NOAPIC" na tela de boot. Tentei e nada. De novo o mesmo problema.

Fiz o boot pelo menos umas 50 vezes, e o notebook carregou o Ubuntu em 2 oportunidades, exatamente. Porém não instalei o sistema, pois o boot ainda era problemático.

Tentei o que foi dito no tópico "Argumentos de Instalação" do nosso fórum: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,1236.0.html , onde existem as opções apm=off acpi=off  noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce pci=nomsi.

Nada. Já entrando em desespero e quase em depressão, tentei baixar a versão 9.04, pra ver se era Kernel. Nada.

Estou simplesmente em tristeza profunda. O suporte técnico disse que só dá suporte a versão Insigne. O XP pirata foi instalado pra teste, e rodou normal.

Mandriva 2008 também não rodou, ocorre o mesmo problema.

Amigos, alguém pode ter alguma solução? Estou disposto até a pegar o carro e ir até alguém que se disponha a ajudar.

Já pensei também em ir na assistência técnica da Semp aqui em Bauru, não sei se vai adiantar.

Por favor, me ajudem.

Grato.

« Última modificação: 05 de Setembro de 2009, 12:08 por Luciano Gardim »
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline andregondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2009, 20:01 »
Talvez seja sua placa de vídeo, há uma opção que é modo seguro, tenta carregar o live cd por ela e veja se funciona, caso funcione instale e depois veja como instalar ela. Já tive isso em outro computador. Isso é coisa do Xorg e não do Ubuntu específico.

Talvez, mas diga-se de passagem, talvez baixar a versão Alpha do Karmic resolva, pois para mim resolveu já que o Xorg mais novo promete resolver vários problemas de Xorg.

Em todo caso tente mostrar no tópico a sua placa de vídeo, lspci | grep VGA

Abraços e boa sorte,
André Gondim
http://andregondim.eti.br

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2009, 22:14 »
Estou em viagem, e de tão desolado nem trouxe o note.

No domingo a noite, de volta pra Bauru, postarei.

André, muito obrigado pela atenção, abraços, e vamos que vamos.  :-[
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2009, 22:43 »
Ola

Olhe isto aqui=> http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=43012.0

Apesar dos xingamentos dos usuarios para este modelo, tem varias soluções para os problemas dele.

Dê um google para => STI IS-1462+Ubuntu
Tem bastante coisa.

[],s
« Última modificação: 07 de Agosto de 2009, 22:45 por Tota »

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2009, 23:14 »
Tota, vou ver.

Espero contar com a ajuda de vocês.

Pra terem idéia de como está meu desespero, já olhei até o valor do suporte da canonical. É quase 40 euros, por um ano, pra pessoa física.

Não desisto tão cedo, mas peço ajuda.

Vou postar um lshw no domingo. Por favor, fiquem comigo.

Abraços.

Em tempo: essa madrugada tive uma idéia. Postar um lshw, e depois comparar pacote a pacote das partes suspeitas, pois como disse, o tal Linux Insaigne roda normal. Então deve ser algum pacote, ou até mesmo o Xorg, como disse o André. Alguém tem alguma sugestão quanto à isso?
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2009, 21:42 »
Amigos, sem conseguir rodar o Ubuntu (ainda não testei o alpha do 9.10, farei amanhã, possivelmente), estou com o XP perna de pau, olho de vidro e cara de mal. Peguei um programa para detecção de hardware, e vou postar aqui.

Código: [Selecionar]
Computer:      Semp Toshiba K201
CPU:           Intel Pentium Dual Core T3400 (Merom DC, M0)
               2166 MHz (13.00x166.7) @ 997 MHz (6.00x166.2)
Motherboard:   Semp Toshiba K201
Chipset:       VIA P4M900/CN896/VN896 + VT8237A
Memory:        2048 MBytes @ 332 MHz, 5.0-5-5-15
               - 2048 MB PC6400 DDR2-SDRAM - Smart Modular SG564568FG8NWKFSQR
Graphics:      VIA Chrome9 HC IGP Video Adapter [First International Computer]
               VIA/S3 Chrome9, 128 MB SDRAM
Drive:         SAMSUNG HM160HI, 156.3 GB, Serial ATA 1.5Gb/s
Drive:         HL-DT-ST DVDRAM GSA-T40N, DVD+R DL
Sound:         VIA VT8237A/8251 - High Definition Audio Controller
Network:       Realtek RTL8187B Wireless 802.11b/g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter
Network:       VIA Rhine II Fast Ethernet Adapter
OS:            Microsoft Windows XP Professional Build 2600

O programa gera um relatório imenso, que o fórum nem deixa postar. Isso é o relatório resumido. Se alguém tiver alguma idéia, me fala, que posto o restante.

Ainda estou sem idéia, apesar de, se tivesse, apostaria meus dinheiros em placa de vídeo, ou algo assim.

Alguém tem alguma idéia? Aguardo a ajuda.
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline balmorysco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2009, 15:31 »
Não fique desanimado, pois sou iniciante também, e após muita decepção e com muito suor, consegui instalar o ubuntu 9.04 no meu note que é igualzinho ao seu. Não dei a minima bola e esse noapic aí, que nem sei o que significa. Uso a teconologia "se ele não me vê eu não vejo ele"...rs..
O UBUNTU não loada por causa da placa de video desse modelo que é meio ruinzinha. Daí, na tela da instalação, após selecionar a lingua, aperta o F (não me lembro se é F4 ou F6) e escolhe modo grafico seguro. A instalação vai correr redonda, depois vai reiniciar... Dá um medão porque depois do grub e do programa saudador, entra uma tela toda chuviscada, e depois entra normal, mas sem nenhuma aceleração de video. Mas tem boas noticias, reconhece a conexão sem fio e a VIVO 3G de cara, o que prá mim é um alívio, não saberia nem baixar os tais scripts nem montá-los ou sei lá como se fala.
Só não consegui resolver :
webcam não funciona
microfone sem som

Offline balmorysco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2009, 08:57 »
Olha, dei um lspci | grep VGA e olha o que apareceu:
Código: [Selecionar]
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2009, 09:04 »

Offline balmorysco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2009, 11:49 »
Estou fazendo os procedimentos necessários apontados no forum. Mas preciso esclarecer, no caso de drivers para i386 ou 64, qual deles serve para meu computador? Uso pentium dual core T2390.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2009, 22:45 »
Amigos, desculpem a ignorância.

Mas se eu não consigo carregar o Ubuntu, pois como eu disse no carregamento do Live CD dá tela preta, e o note pára, como eu farei para mudar o drive da placa de vídeo, mudar xorg, etc?

Instalo em outra máquina, faço as alterações, uso o Remastersys? Ou tem outra forma melhor?

Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:34 »
Instale a versão Alternate que tem instalador em modo texto. Se der erro quando tentar subir a parte gráfica você pode utilizar estas soluções de correções do xorg.conf escolhendo a opção de login em modo de segurança.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2009, 13:35 »
Estou sem o note no momento. Por isso vou coletando informações, e baixando distribuições (alternate do 9.04, alpha 5 do 9.10, 8.04, que é LTS).

Achei esse site, que pode ser de interesse geral: http://sites.google.com/site/sti1462/xorg-conf

PS: amigos, entendo então que o problema é o driver de vídeo, e vou me focar nele. Ou o diagnóstico é precoce, e pode ser alguma outra coisa?
« Última modificação: 15 de Agosto de 2009, 13:40 por Luciano Gardim »
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2009, 20:59 »
Amigos, começo a lamentar.

Vamos lá:

- Karmic Alpha 3 e 4: ocorre o mesmo erro. Após o carregamento da barrinha do Ubuntu, tela preta, e nada mais. Com o Alpha 3, por uma única vez, chegou a tocar a música de abertura, mas a tela preta permaneceu. E logo em seguida o leitor de DVD pára.

- 8.04 LTS: mesma coisa, só não houve a toca da música de abertura nenhuma vez.

- Alternate: ainda não tentei. Ao que consta, é uma instalação modo texto. Deixa eu confirmar com vocês: instalo, e depois entro no grub normal? Se não roda no 9.04, por que motivo rodaria no alternate?

Por favor, dêem uma opinião, já estou me acostumando com a idéia de não rodar o Ubuntu no note.
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2009, 09:12 »
- Alternate: ainda não tentei. Ao que consta, é uma instalação modo texto. Deixa eu confirmar com vocês: instalo, e depois entro no grub normal? Se não roda no 9.04, por que motivo rodaria no alternate?


É instalação em modo texto. Você conseguiria instalar o sistema.
Ao tentar entrar via parte gráfica daria o problema mas você poderia então acertar o xorg escolhendo a opção "modo de segurança". Salva o xorg e reinicie a máquina em modo gráfico que daria para entrar normalmente.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson