Autor Tópico: Ausência completa de som  (Lida 4268 vezes)

Offline Xhip

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ausência completa de som
« Online: 17 de Novembro de 2008, 03:34 »
Viva!

Tenho um problema no meu portátil que já remonta à versão anterior do Ubuntu, 8.04: simplesmente... não tenho som no mesmo.

Instalei a nova versão 8.10 com esperança que o problema estivesse corrigido, mas continuo sem som...

Não percebo o que se passa, já verifiquei o 'alsamixer' e está tudo ao máximo e ON, e penso que tenho tudo bem instalado, no que diz respeito ao 'alsa'. Já acrescentei comandos recomendados e que li (como o 'options snd-hda-intel model=...') ao ficheiro de configuração do 'alsa', mas nada resulta...

Cá vão as minhas especificações:
* LG R510-SAP22P
* Intel HDA ALC268 Analog (reconhecida sem problemas pelo Ubuntu)
* Ubuntu 8.10

Será que alguém me poderá ajudar a "corrigir" este mistério? Ficaria muito agradecido!

Cumprimentos! :)

Offline korsairtuga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ausência completa de som
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2008, 11:18 »
Tive um problema parecido com umas colunas usb, até que abri Sistema>Preferências>Som e, por exemplo, em "Som de Eventos" escolhi OSS-Sistema Aberto de Som, fiz testar e funcionou, se funcionar escolhes em todas as outras opções de reprodução o mesmo,também tem a opção pulseaudio mas não sei em que se aplica. Se funcionar em princípio os reprodutores totem e ryhtmbox vão funcionar bem, outros que instales depois podes ter que configurar a saída de audio deles para OSS,espero que não seja necessário porque alguns deixam de funcionar ou fazem ruídos estranhos,boa sorte!

Nunca desistas do teu Ubuntu por causa disso, de certeza que há solução.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2008, 11:23 por korsairtuga »

Offline Xhip

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ausência completa de som
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2008, 11:36 »
Obrigado pela resposta :)

Já passei por essa fase de teste, basicamente testei todas as opções de reprodução nas propriedades de som, e não há nenhuma que funcione :(. Algumas simplesmente não dá som de teste, outras dá um erro qualquer que agora não me recordo...

Relativamente ao 'pulseaudio', eu não sei se o problema não estará num possível conflito do mesmo com o 'alsa'... Não faço ideia... Simplesmente... no sound yet...

Alguém tem mais sugestões?

Offline Xhip

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ausência completa de som
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2008, 14:16 »
Bem, acabei de deparar-me com uma situação bizarra: afinal, o som sempre funcionou :-\...... o problema é que só funciona com os headphones, ou seja, o som só está disponível pela saída para auscultadores...

Conclusão: só falta colocar o som a sair pelas colunas, em vez dos headphones...

Alguém me pode ajudar a descobrir como?

PS: Como eu já tinha dito em cima, no 'alsamixer' está tudo no máximo e tudo ON, portanto, penso que não será daí...
« Última modificação: 17 de Novembro de 2008, 14:20 por Xhip »

Offline luis ramalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ausência completa de som
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2008, 11:23 »
Instalei a versão 8.10 em um notebook HP Pavilion tx2510 e o som não funciona, mesmo selecionando as diversas opcoes disponíveis. Alguém já teve o problema com este equipamento?


Offline André Silveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ausência completa de som
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:43 »
Po também to com o mesmo problema...
comprei um AsusM50V já tentei muita coisa indicada pelo forum mesmo mas até agora nada
e pra piorar, de vez em quando logo dpois do dual boot entre o Ubuntu 8.10 e o windows
do nada sai um apito piiiiiiiiiiiii infernal que só para quando entra na tela de login
o pior é que isso acontece aleatoriamente, tem hora que nem dá o apito. Muito estranho!!

enfim as especificações são essas:

cat /proc/asound/card0/codec#* | grep Codec
Codec: Realtek ALC663
Codec: LSI ID 1040
Codec: Generic 10de ID 6

andre@ubuntu:~$ lspci|grep Audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corpration 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)

andre@ubuntu:~$ alsamixer -v
alsamixer: invalid option -- 'v'
AlsaMixer v1.0.17
Usage: alsamixer [-h] [-c <card: 0...7>] [-D <mixer device>] [-g] [-s] [-V <view>] [-a <abst>]

andre@ubuntu:~$ lsmod|grep snd
snd_hda_intel         489264  5
snd_pcm_oss            52608  0
snd_mixer_oss          25088  1 snd_pcm_oss
snd_pcm                99208  3 snd_hda_intel,snd_pcm_oss
snd_seq_dummy          11524  0
snd_seq_oss            42368  0
snd_seq_midi           15872  0
snd_rawmidi            34176  1 snd_seq_midi
snd_seq_midi_event     16768  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_seq                67168  6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_timer              34320  2 snd_pcm,snd_seq
snd_seq_device         16404  5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
snd                    79432  18 snd_hda_intel,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_seq_oss,snd_rawmidi,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
soundcore              16800  1 snd
snd_page_alloc         17680  2 snd_hda_intel,snd_pcm

andre@ubuntu:~$ uname -r
2.6.27-7-generic

se alguém possuir a luz...

ah só pra lembrar, eu uso a versão 8.10 do Ubuntu 64bits

Obrigado

Offline André Silveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ausência completa de som
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:52 »
ah e esqueci...
já entrei no alsamixer pelo terminal,
todos os controles estão em 100.

Offline Ancientspring

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ausência completa de som
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2008, 14:45 »
Olá a todos!

Tambem estou com o mesmo problema no ubuntu 8.10, e penso que neste caso tem a ver como uma actualização que se faz, agora é saber qual delas é. Porque pela a 2 vez que instalei a versão 8.10 tem som, só depois de fazer algumas actualizações é que deixo de ter. ???

Realmente gostaria de resolver isto. tambem já procurei por varios foruns, mas ainda não encontrei nehuma resposta válida.