Autor Tópico: Como posso excluir um diretorio  (Lida 2644 vezes)

Offline maurezini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Como posso excluir um diretorio
« Online: 13 de Novembro de 2008, 15:44 »
Nao consigo excluir um diretorio que foi criado para fazer um backup do sistema(remastersys), acontece que ele ocupou todo o espaço no disco. Quando vou remover o diretorio como root recebo a seguinte mensagem : falha ao remover `remastersys': O diretório não está vazio. Que comandos devo utilizar para retirada deste diretório ?

Offline ErickSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 209
    • Ver perfil
Re: Como posso excluir um diretorio
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2008, 16:18 »
agota to no windows, mas de uma procurada no manual do comando remove

abra um terminal e digite man rm, tecle "q" (de quit) pra sair do manual


Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Como posso excluir um diretorio
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2008, 16:20 »
Vc pode excluir o diretório usando o comando # rm -r nomedodiretório
Mas atenção use com cautela pois isso excluirá totalmente o conteúdo do diretório, sem volta!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline maurezini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como posso excluir um diretorio
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2008, 17:18 »
Valeu a dica. Obrigado.

Offline rennanserra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como posso excluir um diretorio
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 16:22 »
tentei fazer isso mas ele diz Permissão Negada.
Porem digito no terminal # sudo rm -r nomedodiretorio e mesmo assim diz que não pode remover.
A mensagem exibida é que Arquivo ou diretorio não existe, porem o diretorio continua no disco.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Como posso excluir um diretorio
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 16:25 »
coloca um sudo rm -rf caminhododiretorio
para isso não precisa ser root, ele pedirá sua senha de usuário
e como avisado anteriormente use este comando com extrema cautela

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Como posso excluir um diretorio
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:18 »
tentei fazer isso mas ele diz Permissão Negada.
Porem digito no terminal # sudo rm -r nomedodiretorio e mesmo assim diz que não pode remover.
A mensagem exibida é que Arquivo ou diretorio não existe, porem o diretorio continua no disco.

Se a mensagem é que o diretório não existe é por que não existe, lembre-se que o ubuntu é case sentitive, ou seja, ele diferencia maiusculas de minusculas, acentos, etc...
vc tem uma pasta chamada Público dentro da sua pasta /home, no terminal, para entrar nela, por exemplo, o caminho tem de ser:
cd /home/ rennanserra/Público = Comando Correto.
cd /home/ rennanserra/público = Arquivo ou diretorio não existe, motivo: não existe a pasta público com "p" minusculo".
cd /home/ rennanserra/Publico = Arquivo ou diretorio não existe., motivo: não existe a pasta Publico sem o acento agudo.

A tecla TAB completa um caminho e evita erros: ex:
cd /h(tab)/re(tab)/Pú(tab) é igual a /home/ rennanserra/Publico
Sempre que pressionar a tecla tab ele completa a o caminho, serve para apstas e arquivos, se digitar cd /h(tab) a linha vira automaticamente cd /home/
Se ele não completar o ccaminho é por que existe mais de uma opção, como se vc tivesse além da pasta home, uma pasta herói e se vc der o tab, ele não vai saber qual das duas é o caminho desejado, nesse caso, pressione TAB pela segunda vez e ele mostrará as opções de caminho, ai basta digitar mais uma e teclar novamente TAB deixando o comando assim: cd /ho(tab), como só existe uma pasta que começa com "ho", ele completara o caminho, ja que a outra pasta (heroi) começa com "he".
Se pressionar tab duas vezes e nada aparecer, vc ja esta selecionando um caminho que não existe.
Dependendo do caminho precisa digitar o /, ex: se estou dentro do /home e quero acessar a pasta etc:
cd etc = incorreto, a menos que exista a pasta etc dentro de home.
cd /etc = correto, pois existe o diretório etc em /. assim como o diretorio home esta em " / ", por isso cd /home. pode dar um  "ls /" e checar ou um "cd /" seguido de ls.

Poste o seu comando completo se ainda der caminho inválido.
E cuidado com esse comando.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.