Linux para substituir WindowsServer

Iniciado por old-hutter, 11 de Novembro de 2008, 22:30

tópico anterior - próximo tópico

old-hutter

Olá gente, seria possível me passarem um link para um passo-a-passo, ou um HowTo, ou seja lá o que for, que me ensinasse a montar uma pequena rede Cliente/Servidor usando o Ubuntu, ou alguma outro distro Linux? Ficarei muito grato.

E aproveitando o tópico. Por que é tão difícil encontrar ajuda no mundo Linux?

Muito grato !!

Felix

po que dificil? olha o fórum aqui...

que tipo de servidor você quer? samba? proxy? firewal??

old-hutter

Minha história com o mundo Linux é complicada, há anos venho tentando entrar nesse mundo, mas por falta de uma ajuda clara e objetiva, só tenho dado cabeçada e ... tempo não é uma coisa que eu tenho de sobra, infelizmente não posso ficar horas a fio lendo e relendo livros ou pesquisando em foruns, as poucas horas que tenho livre eu tento ler o máximo possível, mas ... é tudo muito complicado e confuso.

Estou novamente tentando entrar nesse mundo pois quero montar uma pequena rede, tipo assim, para não ter que usar o WindowsServer 2003, por exemplo. Sabe os lances de ActiveDirectory? pois é, essas coisas. Basicamente um servidor de arquivos e internet.

Não me levem a mal mas ... vocês, usuários Linux, não gostam muito de ajudar os caras que vem do mundo Windows e que não conseguem fazer as coisas direito no Linux porque estão acostumados de um jeito, e para aprender de outro jeito, leva um certo tempo.

E paciência com os iniciantes não é uma característica de muitos. Estou falando isso na boa, não quero causar nenhum conflito aqui.

Muito Grato !!!

ErickSantos

old-hutter

hehe, sem querer ser chato, mas talvez, assim como vc, as pessoas nao tenham tempo de sobra pra ajudar, ou também nao saibam

eu fiquei mto tempo com linux e windows na mesma maquina, mas usando mais o windows, por que também nao sabia mexer no linux... levei quase 1 ano ate que me sentisse totalmente habituado ao linux... as vezes enchia o saco e pensava em desistir, ficava uma semana ou mais sem entrar pelo linux antes de tentar de novo

nao tenha pressa em aprender, ou de migrar logo, faça quando se sentir a vontade de entrar pelo linux

voltando ao assunto do topico, tem um livro do Carlos E. Morimoto (criador do kurumin linux) que chama configurando redes e servidores linux, vende pela net no clube do hardware e também ja vi na livraria saraiva... nao sei qual a sua situaçao financeira mas ele nao eh tao caro assim, e pode te ajudar

old-hutter

Olá ErickSantos, quanto a não ter tempo para ajudar eu entendo perfeitamente. Infelizmente tempo é um luxo nos dias de hoje (pelo menos para nós, pobres trabalhadores que ficam ralando de Domingo a Domingo), agora .... você me dizer que não ajudam porque não sabem, isso eu não concordo.

O fulano para mexer no Linux tem quer saber muuuuito mesmo, não é nada fácil, e tenho certeza que tem muito gênio aqui no forum que usa o Linux desde as versões Alpha do primeiro Kernel que o Linus desenvolveu em 199x e que foram misteriosamente parar na internet.

Bobagens a parte, agradeço imensamente qualquer tentativa de ajuda, mas não é possível que ninguém saiba de algum tutorial, e-book ou HowTo (que seja claro e direto) de como montar uma pequena rede Cliente/Servidor?

LocFree

Olá, old-hutter

sou usuario linux a 7 meses, e ainda sou usuario windows também, pra vc ter uma ideia de como nao é facil instalar e compreender tudo no mundo linux de uma vez, levei quase 3 meses para instalar minha placa de rede wireless no meu not..  logico que a falta de tempo e experiencia no mundo linux ajudaram, mas posso garantir uma coisa, depois que consegui juntar tutorial e troca de informaçoes com outros usuarios e finalmente instalar minha placa wireless nao consegui mais parar de usar e buscar mais informaçoes sobre o linux.. 
  penso que para vc ser um bom usuario linux tem que ter paciencia e busca informaçoes..

e qto ao servidor vc pode buscar informaçoes no   http://focalinux.cipsga.org.br/ ou se preferir procure tuturias neste site vc vai encontrar bastante coisa http://www.gdhpress.com.br

espero ter ajudado

maudy

Vou dizer uma coisa: aqui num tem essas frescuras. Quem sabe, ajuda.
Aqui no fórum num tem essas de nerds chatos, pois ou prova de que aqui o pessoal se ajuda mesmo.
Vide o número imenso de threads respondidos.

E se num tiver aqui.... tem no google! :-D

Abs!

tecnical

Meu amigo,

Infelizmente sua dúvida não vou sanar, pois também sou iniciante no mundo linux, escolhi o ubuntu e estou aprendendo o que posso. Você deve estar procurando nos lugares errados, pois a comunidade linux se ajuda e muito. A meu ver, bem mais que Windows.

Abraços
Tecnical

hedbruno

old-hutter

----------------------------------------------------------------------------
tecnical disse: " ... pois a comunidade linux se ajuda e muito. A meu ver, bem mais que Windows."

Vou ter que discordar dessa tecnical, eu sempre consigo ajuda clara e direta no mundo Windows, já vi cara colocando no próprio forum um texto enorne de como se monta uma rede usando o WindowsServer.

Meu caro LocFree, agradeço por seus links, estarei lendo-os em breve.

hedbruno meu brother, obrigado. Esse lnk que me passou está sendo de grande ajuda, muitíssimo obrigado.  :D

Felix

Citação de: old-hutter online 13 de Novembro de 2008, 08:49
tecnical disse: " ... pois a comunidade linux se ajuda e muito. A meu ver, bem mais que Windows."

Vou ter que discordar dessa tecnical, eu sempre consigo ajuda clara e direta no mundo Windows, já vi cara colocando no próprio forum um texto enorne de como se monta uma rede usando o WindowsServer.

Onde???

old-hutter

Ah! Felix, isso foi no forum do site:

www.guiadopc.com.br

Um ótimo site especializado em Windows, não me recordo o link exato para o tópico, mas vou ver se consigo colocá-lo aqui. O cara explicou direitinho os passos direto no forum.

Aproveito e faço uma observação aos que respondem a uma pergunta dizendo:

- Procure no google.
- Olhe esse link.
- Procure no forum tal.

Isso é ridículo, se o fulano postou um tópico pedindo ajuda em um forum, ele quer uma resposta clara e direta no próprio forum, se é para ele pesquisar no Google, então para que existe forum afinal de contas?

No meu caso eu pedi sim, um link para um passo-a-passo, não posso reclamar quanto a isso.

maudy

Felix

Citação de: old-hutter online 13 de Novembro de 2008, 14:14
Ah! Felix, isso foi no forum do site:

www.guiadopc.com.br

Um ótimo site especializado em Windows, não me recordo o link exato para o tópico, mas vou ver se consigo colocá-lo aqui. O cara explicou direitinho os passos direto no forum.

Aproveito e faço uma observação aos que respondem a uma pergunta dizendo:

- Procure no google.
- Olhe esse link.
- Procure no forum tal.

Isso é ridículo, se o fulano postou um tópico pedindo ajuda em um forum, ele quer uma resposta clara e direta no próprio forum, se é para ele pesquisar no Google, então para que existe forum afinal de contas?

No meu caso eu pedi sim, um link para um passo-a-passo, não posso reclamar quanto a isso.

Quanto a minha pessoa, muitas vezes eu respondo sim a várias perguntas com um "Procure no google", mas por que isso? Simplesmente porque em várias situações uma simples palavra no google e logo no primeiro resultado conseguimos uma resposta para o que queremos. Acredite, muitos e muitos usuários simplesmente procuram por uma fórmula mágica, e isso em nenhum lugar é possível encontrar.

Também costumo responder com um "olha esse link", normalmente em casos específicos onde a resposta realmente está lá. Um exemplo disso é o link que o hedbruno colocou indicando o site do Guia do Hardware, lá realmente tem um passo a passo, são 8 páginas ao todo. Alguns até falam mal, mas os tutoriais do Morimoto são muito acessíveis mesmo, simples de compreender e colocar em prática.

Espero que eu tenha sido claro.

Luciano Gardim

Afinal de contas, o tópico é pra pedir ajuda ou filosofias?
Um dia eu faço um blog... um dia.