Autor Tópico: Vista acabou com o HD do ubuntu "RESOLVIDO"  (Lida 1269 vezes)

Offline cutmaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Vista acabou com o HD do ubuntu "RESOLVIDO"
« Online: 10 de Novembro de 2008, 17:26 »
Pessoal ;

Me ajudem por favor ,é o seguinte tenho dois discos na minha maquina já para não ter dor de cabeça ,só que tive o maior deles.

Tive que reinstalar o Vista da minha esposa ,no HD de 320GB, o meu fica o Ubuntu configurado com três partições;

Citar
/boot=256MB
/ = 40350GB
/home = 40350GB
swap = 995

No HD da minha esposa ,usa duas partições uma ficava o 'sistema' e a outra um 'BKP',configurei o boot na BIOS para dar boot no HD 320GB,até aqui normal,por que detonei tudo no HD320GB,pois eu criei um CD que gera varias instalações dos programas e gera estas partições,resumindo um cd de instalação automatizada.

Mais qual a minha surpresa ,após instalar o Vista,entrei no HD80GB para repassar o bkp da minha esposa que por sinal e muita coisa tenho tambem um configuração neste sistema tambem ,mais dificilmente uso.Mais o disco não era reconhecido achei estranho ,confirmei no boot de novo e tudo ok ,mais ao boot com o 'Ubuntu 8.10' que tem uma semana que instalei as minhas partições sumiraum e o disco esta como senão houve-se na da instalado.

O BKP de minha esposa que se dane ,mais o meu é de no mínimo ,20GB e não posso perdelo nem a pau ,inclusive tem um site que estou desenvolvendo e esta tudo nele,já fiz diversas alternativas e nenhuma delas resolveraum.

Citar
Boot com liveCD ,kurumin 7,Ubuntu 8.04,8.10,big linux,etc....Usando o comando ;

" sudo grub" "find /boot/grub/stage1" ,mais isso só funciona se as partições são reconhecidas.Pois da este erro.

Error 15: File not found

Usei tambem outros procedimentos ,mais sem sucesso ,alguem já passou porisso ,sabe como realmente resolver ,peço desculpas mais no forum tem um monte de besteira ,e a hora é de resolver ,pois muitos postam e nem sabem o que estão escrevendo.Isto é para os avançados que realmente queiram ajudar,agradeço.

Citar
Disco /dev/sda: 81.9 GB, 81964302336 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9964 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0xc1b8c1b8


Cutmaster

« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 20:30 por cutmaster »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Vista acabou com o HD do ubuntu
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2008, 21:41 »
...

Mais qual a minha surpresa ,após instalar o Vista,entrei no HD80GB para repassar o bkp da minha esposa que por sinal e muita coisa tenho tambem um configuração neste sistema tambem ,mais dificilmente uso.Mais o disco não era reconhecido achei estranho ,confirmei no boot de novo e tudo ok ,mais ao boot com o 'Ubuntu 8.10' que tem uma semana que instalei as minhas partições sumiraum e o disco esta como senão houve-se na da instalado.

...

Me diz como tentou entrar no HD?

Já tentou montar ele usando o LiveCD?

Não vejo porque o windows iria danificar outro HD, ou que iria mexer na formatação dele.

Tem como usar o PC com um LiveCD, abrir um terminal e digitar os comandos abaixo?

Código: [Selecionar]
sudo   fdisk   -l
Código: [Selecionar]
sudo   blkid
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline cutmaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Vista acabou com o HD do ubuntu
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2008, 20:28 »
 :) Bom como resolvi,

-É e o seguinte,depois de alguns tipos de testes e muito trampo,fiz desta forma !

Peguei uma outra maquina que tenho,para resolver desastres deste tipo,li aqui no forum e lembrei de outro assunto 'TESTDISK',que por sinal usei muito no passado para resolver o um problema que obtive sucesso,usando o kurumin pois ele vem com este software instalado.

Este micro tenho o Ubuntu 8.04 hard heron,que por sinal na minha opinião é a maior e mais bem preparada versão do Ubuntu de todas as lançadas até agora.É o vício de toda novidade querer ver como ficou e a diferença de kernel se aumentou a velocidade em fim ,aí da no que dá.

Coloquei o meu HD80GB,em 'slave' e mandei o 'testdisk' analisar o problema.Ele foi incrível ele reconheceu 3 partições sendo ;

Citar
* 40GB   /   - o asterisco indica problemas de reconhecimento,sendo necessário adicionar 'P' primario e salvar,ok.
P 40GB   /home
p 995MB swap

Ai já conseguia no mínimo fazer um bkp,que já é sensacional.Faltou o '/boot' de 256MB,mais agora já estava fácil de resolver vai a dica:

Recoloquei o disco na maquina principal e com o 'LiveCD Intrepid 8.10',mandei instalar,quando cheguei no particionamento coloquei em modo manual ,o mesmo mostrou a partição apagada e as demais determinei o sistema de arquivos no meu caso 'reiserFS' e deixei que somente ele fosse formatado ,as demais partições não mandei formata-las,prossegui na instalação e ao termino a maquina bootou normalmente sem necessidade de 'backup'.

É claro que devera ser ajustando alguns pontos para tudo voltar a funcionar como antes,mais até aí nada de anormal.

Como foi instalado de novo ,as pastas "/usr ,/lib e mais algumas que não lembro",alteram alguns componentes para que tudo funcione de forma correta,é isso evita conflitos futuros,mais o nosso amigo 'firefox' ,que tem um bug na hora de resolver uma instalação antiga e assumir uma nova com todas as configurações anteriores instala o mesmo um firefox em background e aí no futuro se tem o famoso caso de sumir a borda ,mais isso se resolve da seguinte forma ;

Citar
$ sudo ~/.firefox  ~/.firefox.old ou outra extenção que preferir ,mais nem sempre volta a configuração antiga ,mais resolve o problema da falta da borda ,que no meu caso ocorreu e voltei a configuração antiga com um backup do meu bookmark.

Quanto ao defeito clcampos,de como o windows apagou a minha partição,é o seguinte ,o bug e da minha placa mãe ,ou seja 'BIOS' ,estou usando atualmente a ECS 'NF650iSLIT-A' ,esta bios tem uma falha gritante ao invés da mesmo reconhecer os slots 'sata' como sendo os principais do sistema ela reconhece os slots 'IDE',como sendo os principais e isso o nosso glorioso 'windows' também ,explicando o pepino que isso me causou ,agora sabendo disso ,vou desligar completamente o HD que esta o ubuntu caso necessite reinstalar o 'VISTA' novamente.Pois tanto o grub quanto o lilo é um saco ,seria bom que fosse feito um script de recuperação de boot automatizado ,que o sistema tendo algum defeito no boot o LiveCD fosse possível recuperar somente o boot,como já disse antes coisa que o windows faz.

Valeu galera,
Cutmaster.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 20:32 por cutmaster »