Autor Tópico: Ubuntu 8.10 - wireless conecta mas não navega!  (Lida 10150 vezes)

Offline eder.almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu 8.10 - wireless conecta mas não navega!
« Online: 08 de Novembro de 2008, 21:30 »
Bom pessoal,

Desde que eu instalei o ubuntu 8.10 no meu notebook eu tenho esse problema: a rede wireless conecta mas não navega! e não é a placa wireless, pq a mesma funciona com o rwindows normalmente e tbm não é problema do access point, pq eu já testei com 3 access point diferentes e em nenhum funcionou (alias, funciona apenas a rede com cabo)

Meu notebook é um CCE (Começou Comprando Errado) w52 e a minha placa de rede é uma rtl8187b

=================================================================================
#eder@eder-laptop:~$ lsusb
Bus 001 Device 005: ID 0bda:8189 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps Network Adapter
==================================================================================

quando eu conecto ao access point, ele recebe normalmente o ip pelo dhcp:

==================================================================================
#eder@eder-laptop:~$ ifconfig wlan0
wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:16:44:cd:cd:ff 
          inet end.: 192.168.2.100  Bcast:192.168.2.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::216:44ff:fecd:cdff/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:23 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:158 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:3012 (3.0 KB) TX bytes:18427 (18.4 KB)
==================================================================================

e inclusive, ser um ping, eu obtenho retorno.

=================================================================================
eder@eder-laptop:~/desktop$ ping www.google.com
PING www.l.google.com (209.85.193.99) 56(84) bytes of data.
64 bytes from br-in-f99.google.com (209.85.193.99): icmp_seq=1 ttl=247 time=27.6 ms
64 bytes from br-in-f99.google.com (209.85.193.99): icmp_seq=2 ttl=247 time=51.5 ms
64 bytes from br-in-f99.google.com (209.85.193.99): icmp_seq=3 ttl=247 time=53.4 ms
64 bytes from br-in-f99.google.com (209.85.193.99): icmp_seq=4 ttl=247 time=29.0 ms
64 bytes from br-in-f99.google.com (209.85.193.99): icmp_seq=5 ttl=247 time=34.0 ms
^C
--- www.l.google.com ping statistics ---
5 packets transmitted, 5 received, 0% packet loss, time 4016ms
rtt min/avg/max/mdev = 27.657/39.138/53.430/11.113 ms
==================================================================================


mas por mais que eu tente (e olha q eu já entrei em varios foruns) eu nao consigo navegar: nem com o firefox, nem com o w3c, nem com o links....

Já atualizei o kernel (para corrigir o problema do tcp), e nada.
Já li os tópicos relacionados a esse assunto neste forum, e nada.

Será que alguem pode me dar uma luz?

Grato




« Última modificação: 09 de Novembro de 2008, 00:34 por eder.almeida »

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - wireless conecta mas não navega!
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2008, 10:31 »
Talvez isso aqui possa ajudar, ou ao menos esclarecer:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/cce-t31-linux/
Flavio ML

Offline eder.almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - wireless conecta mas não navega!
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2008, 11:41 »
Bom..

flavioml, primeiramente agradeço a indicação do site.

Mas eu já havia visto ele.

Meu problema não é que a placa de rede não funciona. Ela funciona sim!

Eu configurei o access point para aceitar conexão de admin via wireless, e eu consigo acessa-lo normalmente.
Entro na pagina de configuração, troco modo de atribuir ir (já tentei ip fixo e dhcp), já tentei atribuir dns no prórpio AP (e deixar os da NET VIRTUA)...

Mas mesmo assim, eu continuo não conseguindo navegar.

Eu continuo tentando aqui!

Abraços
« Última modificação: 10 de Novembro de 2008, 00:14 por eder.almeida »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu 8.10 - wireless conecta mas não navega!
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2008, 20:13 »
Eder, ñ sei se o meu caso vai te ajudar, mas tive problemas c/ o meu recem comprado notebook c/ a rede wirelles que ñ era achada, usei a dica do Tota, p/ descobrir qual minha pl. de rede - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41348.msg245538.html#msg245538
Daí em pesquisa pelo Google encontrei - http://elteclado.wordpress.com/2008/11/02/instalando-wifi-atheros-ar242x-ubuntu-intrepid-ibex-810/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline eder.almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - wireless conecta mas não navega!
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2008, 00:39 »
rjbgbo,

Grato pela atenção, mas já na minha postagem eu já identifico a minha placa (RTL 8187B)...

Bom, em uma das minhas varias tentativas eu consegui navegar pela placa wireless (no momento estou postando por ela). Mas não é uma solução viavel... ainda tenho que tentar descobrir pq ela nao funciona de primeira.

No momento estou conectado a um AP da siemens 361se.

O que eu fiz para navegar:

Eu me conectei pelo cabo de rede e pela bilhonezima vez, eu fui dar uma olhada nas configurações do AP.
Só que eu sou um cara meio antigo ("minha primeira vez" no linux fui com um slackware, que se não me engano era a 7.0) e constumo usar o maximo possivel o terminal, estava com um aberto rodando o iptraf.

depois de ter entrado na configuração do AP eu me conectei com o wireless e esperei ver o comportamento do wireless, ver se ele reconhecia o meu note, se ele dava algum aviso que me ajudasse a entender o que estava acontecendo. mas ele se comportou como o esperado: atribui um ip para o note e pronto.

nisso eu abri o firefox e mais uma vez vim entrar aqui no forum para ver se alguem havia postado.
Eis que eu percebo no terminal aberto que o iptraf (monitorando todas as interfaces de rede) que a conexao feita foi pela wlan0 e não pela eth0.

COMO ISSO??

para confirmar eu desconectei o cabo de rede e acessei o www.thearmpit.net e aconteceu o milagre: o wireless navegou!!

Reiniciei o note e voltou tudo ao normal: nao navegando. Efetuei o processo anterior (primero com cabo depois com wireless) e funcinou de novo.

Como eu disse: não é uma solução viavel. quando eu quiser acessar algum eu não vou ter acesso ao AP para colocar um cabo de rede.

Espero que isso possa dar uma ajuda para que o pessoal me ajude a entender e resolver esse problema.

Abraços



« Última modificação: 10 de Novembro de 2008, 00:41 por eder.almeida »

Offline henrique290

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - wireless conecta mas não navega!
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2008, 22:43 »
Siga estes passos, assim fiz com a minha trl-185 em meu desktop, so que em vez da 185 voce deverá baixar a 187.

 Instalando RTL8185 com Ndiswrapper
Comece identificando sua placa wireless da seguinte forma:
$ lspci
Aparecerá a seguinte linha:
00:0a.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8185 IEEE 802.11a/b/g Wireless LAN Controller (rev 20)
Baixe a última versão do ndiswrapper do site oficial:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=93482
Vá em procurar no synaptic, digite build-essential e marque este pacote, sem ele você não poderá compilar o Ndiswrapper e ele não será instalado.
Quando instalar o build-essential o linux-libc-dev será instalado também e esse pacote é necessário.
Para compilar o pacote você precisa ter instalados os pacotes linux-headers e/ou kernel-source, todos disponíveis no synaptic. O Ubuntu 8.04 já vêm com o pacote marcado, ou seja, o que você precisar instalar é o build-essential.
Para instalar o Ndiswrapper basta seguir os comandos do arquivo INSTALL.
$ sudo make uninstall
$ sudo make
$ sudo make install
Antes de instalar o driver .inf da placa, coloque o .sys junto com ele na mesma pasta e prossiga na instalação:
$ sudo ndiswrapper -i net8185.inf
Depois confirme se o driver foi instalado corretamente:
$ ndiswrapper -l
Se aparecer “driver present”, seu driver foi instalado com sucesso!
Agora falta carregar o ndiswrapper no módulo e na inicialização, então digite os seguintes comandos na sequência:
$ sudo modprobe ndiswrapper
$ ndiswrapper -m (este comando continua sendo usado no Gutsy, mas no Hardy ele está "deprecated", depreciado)
Ou também com o comando :
$ echo ndiswrapper >> /etc/modules (este comando continua sendo usado no Gutsy, mas no Hardy ele está depreciado)
Depois é só reiniciar a máquina e configurar a internet, você pode fazer em Sistema/Administração/Rede, ou pode editar as configurações da seguinte maneira:
Acrescentando o DNS do seu provedor:
$ sudo gedit /etc/resolv.conf
 nameserver xxx.xxx.xx.xxx
Salve e feche o arquivo.
Colocando as configurações de conexão:
$ sudo gedit /etc/network/interfaces
auto lo
 iface lo inet loopback
 iface wlan0 inet static
 address xx.xx.x.xx (seu ip)
 netmask xxx.xxx.xxx.x (máscara de rede)
 gateway xx.xx.x.x (gateway do seu provedor)
 wireless-key (digite sua chave WEP de 128bits)
 wireless-channel x (coloque o canal por onde vc se conecta)
 wireless-essid (coloque o essid do seu provedor)
 auto wlan0
Pronto! Salve e feche o arquivo.
Após isso verifique se sua placa está achando sinal desta maneira:
$ iwlist wlan0 scan (desta maneira você verá os essid e canais que sua placa está captando)
Aproveite para “pingar” o gateway do seu provedor:
Abra o terminal e digite:
$ ping xx.xx.x.xx (número do gateway do seu provedor)
Se os pacotes estiverem sendo transmitidos já pode abrir o Firefox e navegar!
Uma boa dica é o usuário se informar antes sobre as características de sua conexão, por exemplo, eu uso chave de encriptação WEP, existem provedores que usam WPA e outros nem usam, nesse caso é só deixar em branco essa parte.

Offline anderson.silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - wireless conecta mas não navega!
« Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2009, 13:53 »
Estou com o mesmo problema do Eder.... mas não consegui fazer o que o henrique290 disse....
sou iniciante no linux... estou usando o ubuntu 8.10... gostaria muito se alguem ajudasse a instalar a placa wireless...