Autor Tópico: Minha nova realidade - Ubuntu 8.10  (Lida 2546 vezes)

Offline lrdeoliveira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Minha nova realidade - Ubuntu 8.10
« Online: 07 de Novembro de 2008, 00:31 »
Bem pessoal,

Vou relatar aqui minhas experiências nesses 8 dias de linux(ubuntu). Esta sendo um aprendizado novo a cada segundo, pois a variedade de opçoes é muito grande.

Minhas primeiras dificuldades foram acessar a internet via proxy( resolvido) , hoje eu acesso , atualizo , uso apt, wget. Depois veio meu problema com a net discada.

Nossa essa deu trabalho, fui até chamado a atenção aqui no forum.

Ja resolvi em grande parte, ja consegui o drive do modem( no free) ( HSFModem) , ja consegui instalar o kppp, depois de muita luta. Consegui conectar a discada. Porém ela esta muito lenta vou ver se descubro como melhorar.

Minha dúvida é?

No Ruwindows, quando vc instala , não da certo , vc desinstala , as vezes fica alguns residuos, como é no linux?
Outra dúvida, instalei alguma coisa nao gostei, qual comando pra desinstalar tudo que foi pelo pacote.
Um programa para Backup que construa uma imagem iso?
Quando devo formartar meu linux?
O linux nao precisa desfragmentar?

bem essas são umas dúvidas que ainda tenho.

Feliz estou com o ubuntu.

sds

luciano Oliveira

Offline 0tacon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Minha nova realidade - Ubuntu 8.10
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2008, 01:25 »
nstalei alguma coisa nao gostei, qual comando pra desinstalar tudo que foi pelo pacote.
Vá ao synaptic e marque no pacote em questão a opção remover completamente - ou complete removal se estiver em inglês. Ou então use no terminal o comando sudo apt-get --purge remove nomedopacote se eu não me engano.

Quando devo formartar meu linux?
Quando (e se) você se cansar dele, quando você quiser partir para outra distro na mesma partição, quando você tiver saudades do windows ou quando você não tiver mais o que fazer  ;D

O linux nao precisa desfragmentar?
Em tese não é necessário. As partições ext3 e reiserfs têm um índice mínimo de fragmentação. Raramente a fragmentação de um grande disco chega a 1%

Offline Kan

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2008, 01:44 »
Eu estou só esperando chegar meu CD do 8.10 para começar a formatar a máquina aqui.

O que sei que vem e achei sensacional:
- Divisão de cores no particionador de disco
- Nautilus com abas
- Make USB Startup Disk
- Cruft Remover, etc.

O Ubuntu tem evoluído muito rapidamente e vem trazendo ferramentas fundamentais e extremamente úteis como as que mencionei acima.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2008, 21:03 por Kan »
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline Polaco

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2008, 01:48 »
Só para complementar o que o Otacon disse, para eliminar pequenos resíduos de programas desinstalados, você pode instalar o deborphan, que procura em seu sistema bibliotecas que não são mais utilizadas e as remove, economizando um pouco de espaço em disco. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740