Bloqueando sites de propaganda e spy no Ubuntu

Iniciado por icarolobo, 05 de Novembro de 2008, 18:49

tópico anterior - próximo tópico

icarolobo

Bem pessoal, acho que vocês sabem que existem sites que hospedam os banners e códigos maliciosos. E no linux tem o arquivo de hosts que você pode adicionar o endereço do site pra  bloquear, mas como existem muitos sites fica complicado adicionar todos manualmente.

O que se pode fazer? Bem, existe um site que contém uma lista  desses sites e é atualizado no mínimo 1 vez por mês.
Pra baixar essa lista entre em: http://www.mvps.org/winhelp2002/hosts.htm
Ou baixe direto de: http://www.mvps.org/winhelp2002/hosts.zip
Vocês podem se cadastrar e receber as atualizações no email.

Bom, até aí é simples, é parte do windows isso.

Se tentarem abrir o .bat num vai funcionar(a lista é feita pra windows).

O que eu fiz aqui foi abrir esse .bat em algum editor de texto, copiar todo o conteúdo e colocar  no  arquivo hosts do ubuntu:

sudo gedit /etc/hosts

Lembrando que não  é pra apagar nada do arquivo original do ubuntu, apenas acrescentar.

Depois só reinicie e faça o teste:  tente abrir algum site dessa lista.

Se quiserem, podem adicionar sites como Orkut e afins.

Lembrando que essa  dica eu apenas transpus para o Ubuntu, ela já é feita de forma nativa com essa lista para windows.

Qualquer erro podem postar.

gatohumano

Sera que isso é mesmo necessario no linux?,é que o linux praticamente não é afectado por esse tipo de problemas.
Para bloquear popups uso a extenção adblockplus do firefox.

icarolobo

Citação de: gatohumano online 07 de Novembro de 2008, 09:50
Sera que isso é mesmo necessario no linux?,é que o linux praticamente não é afectado por esse tipo de problemas.
Para bloquear popups uso a extenção adblockplus do firefox.

Não é afetado por esse tipo de problema? Abre um navegador no linux e navega que tu vai ver um monte de propaganda.
Não me refiro só a vírus e coisas assim,  mas a poluição mesmo.
Eu também uso Adblock e nem sempre ele bloqueia tudo, e isso que mostrei é apenas pra completar o bloqueio.