Autor Tópico: MD300 no Ubuntu 8.10?  (Lida 12102 vezes)

Offline salomaocohen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
MD300 no Ubuntu 8.10?
« Online: 03 de Novembro de 2008, 12:15 »
Bom dia a todos do fórum!

Quero experimentar a nova versão do Ubuntu (8.10) no meu computador, mas antes tenho que saber se este modem (MD300, da Sony Ericsson) funciona bem nessa versão.

Eu sei que na versão anterior (8.04) ele funcionava à base de muito hack, o que não me anima muito. Nessa nova versão já há suporte nativo?

Conto com vocês. Obrigado.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2008, 12:42 por salomaocohen »

Offline dft.dll

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2008, 18:51 »
Cara baixei o ubuntu 8.04 , fiz todos os procedimnetos q encontrei no google, todos os tutoriais e nada, baixei 8.10 , era pra erconhecer sozinho ¬¬ , nada . já não sei oque fazer , estou desesperado e ainda não cosegui istalar esse maldito modem no linux.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2008, 19:02 »
O 8.10 tem umm suporte a Modens 3G melhor que o do 8.04, veja se ele roda no teu PC e TESTE DO LIVE CD  antes, ou particionado, para não correr o risco de instalar e ele não funcionar direito.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline salomaocohen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2008, 17:44 »
Oi Alakazan

Eu fiz isso. Rodei o LiveCD, mas o MD300 não foi reconhecido. Apenas como pen drive.

Será que o 8.10 não dá suporte mesmo?

Offline salomaocohen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2008, 03:13 »
Desculpem-me se sou muito direto. Mas é por isso que o Linux não vai para a frente. Como é que eu vou instalar um SO sem saber se meu modem irá funcionar? Se eu terei que passar dias futricando em arquivos que eu nem sei para onde vai para que meu MODEM, um mero modem!, funcione.

Achei que a comunidade fosse me ajudar, mas me enganei.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2008, 03:53 »
Desculpem-me se sou muito direto. Mas é por isso que o Linux não vai para a frente. Como é que eu vou instalar um SO sem saber se meu modem irá funcionar? Se eu terei que passar dias futricando em arquivos que eu nem sei para onde vai para que meu MODEM, um mero modem!, funcione.

Achei que a comunidade fosse me ajudar, mas me enganei.

 Aqui está.
http://blog.mdpetry.net/2008/09/claro-3g-no-ubuntu-com-sony-md300.html
 A comunidade Ubuntu SEMPRE encontra a solução para seu(s) problema(s). Repito: SEMPRE -> Maiúsculo, sublinhado, negrito e itálico.


Offline salomaocohen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2008, 02:15 »
Apenas para confirmar: o MD300 da Sony *não*funciona automaticamente no Ubuntu 8.10. Depois de 3 horas (sou iniciante) e quase querer tirar meus cabelos, eu instalei o modem. Mas na segunda vez que instalei, demorei uns 20 minutos apenas.

Espero que valha a pena.

Obrigado.

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2008, 02:55 »
acho que desculpas a comunidade seriam bem-vindas salomaocohen , demonstraria um pouco de humildade da sua parte. Você mal espera a resolução do seu problema e já taxa o forum de não ajudar, não somos operadores de telemarketing prontos para te ajudar, somos usuários que nem você buscando ajudar uns aos outros no uso do SO que tanto amamos. Mais respeito da próxima vez! Não custa ser um pouco paciente. É certo que ubuntu não é para usuário de windows noob em informática, tem que saber um pouco mais sim, porém isso não quer dizer que por isso o ubuntu não vai para frente, você está sendo apenas personalista e não entende os principios do ubuntu como so opensource, a primazia não é ser fácil e automatico, e sim ser livre e descentrado nos seus próprios usuários como mantenedores do sistema. Resumindo, se esforçar para aprender um pouco não doi, até porque mesmo no windows as pessoas tiveram que aprender a usar! Não faça comparações, caneta bic e montblanc são coisas diferentes!
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

Offline salomaocohen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2008, 14:04 »
Acho que não devo desculpas a ninguém.

Perdi tempo, paciência e sono tentando instalar o Ubuntu, para ser MAIS UM a utilizar Linux. Postei uma dúvida que de jeito nenhum foi resolvida. Aquele tutorial eu já conhecia, e sabia que seria um martírio instalar o modem, como realmente o foi. Repito: duvido que não existisse uma pessoa apenas deste fórum que tivesse instalado o Ubuntu 8.10 e que tivesse o tal modem. Não custava nada postar a resposta: não, o modem não tem suporte nativo.

Acho que falta muito para o Ubuntu ser popular. Depois de conseguir instalar o modem, eu me deparei com um problema ainda maior: instalar o driver da NVidia (177) para minha placa de vídeo. Depois de 2 dias tentando, desisti.

Nada pessoal, akaihen. Apenas acho que fazem propaganda enganosa do Ubuntu. Definitivamente, não é para iniciantes.

Eu quis aprender e ainda quero, mas no futuro. Acho que ainda eu não estou pronto para o mundo Linux. Ou seria o contrário?

Um abraço!

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2008, 19:45 »
Acho que não devo desculpas a ninguém.

Perdi tempo, paciência e sono tentando instalar o Ubuntu, para ser MAIS UM a utilizar Linux. Postei uma dúvida que de jeito nenhum foi resolvida. Aquele tutorial eu já conhecia, e sabia que seria um martírio instalar o modem, como realmente o foi. Repito: duvido que não existisse uma pessoa apenas deste fórum que tivesse instalado o Ubuntu 8.10 e que tivesse o tal modem. Não custava nada postar a resposta: não, o modem não tem suporte nativo.

Acho que falta muito para o Ubuntu ser popular. Depois de conseguir instalar o modem, eu me deparei com um problema ainda maior: instalar o driver da NVidia (177) para minha placa de vídeo. Depois de 2 dias tentando, desisti.

Nada pessoal, akaihen. Apenas acho que fazem propaganda enganosa do Ubuntu. Definitivamente, não é para iniciantes.

Eu quis aprender e ainda quero, mas no futuro. Acho que ainda eu não estou pronto para o mundo Linux. Ou seria o contrário?

Um abraço!
Realmente te falta humildade. Até parece que no outro so você nunca teve que quebrar a cabeça (como eu já quebrei) para fazer alguma coisa. Principálmente após um ataque de vírus. Trabalho como técnico de informática e o que mais faço é quebrar a cabeça para tentar consertar aquele so. Então não venha me dizer que Ubuntu é difícil. Tudo depende do ponto de vista e da sua disponibilidade para aprender. Quer aprender? Estamos dispostos a ajudar. Não quer? Volte pro outro so e seja feliz. Agora, tente não criticar o que você não entende. Gosto é igual a ... Você sabe.... Me deparo com vários iniciantes nesse fórum que estão dispostos a serem ajudados. Colaboram e tenho certeza que quanto mais conhecimento vão adquirindo mais vão estar prontos a também ajudar novos iniciantes. É assim que funciona a comunidade. Todos em prol da melhoria do "nosso" sistema. Quer dar sugestão de melhoria? Têm uma sessão somente pra isso aqui mesmo no fórum mas tenha respeito pois dessa forma arrogante e despresível que fala de uma comunidade pode acabar sendo ignorado por ela. Espero que me compreenda.  >:(
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline salomaocohen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2008, 23:06 »
cesargcomp,

Continuo dizendo o que disse. Não foi você que ficou 3 dias sem internet por causa da falta de um driver para o seu modem.

Enfim, acho que não estou preparado para o mundo Linux. Acho que por causa de atitudes como a sua, de fechar o olho para a realidade, para a usabilidade, que o Linux realmente ainda não foi para a frente. Porque potencial tem de sobra.

Eu aprendi, e bastante, lendo este mesmo fórum e sou grato aos que responderam minha pergunta, mas não a você. Acho que lhe falta o que você diz que me falta.

Um abraço.

Offline dft.dll

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2008, 23:50 »
soh um  pokinho sr. "EU" não to ai com ngm pq "Eu" fiquei sem internet!. cara SO open é isso aew não gosto vai no procon e reclama o dinheito que tu gasto ¬¬ , ha me esqueci acho q não gastou nada, cara ngm mandou tu instalar ,eu acho q 99% das pessoas que usam linux ja ficaram sem som, sem placa de video instalada, coisas que acontecem, eu também quebrei a cabeça no linux não consigo usar meu modem 3g mas e ai , eu não vo fica falando besteira a torto que eh direito, pq tu acha q de 6 em 6 meses sai uma nova versão???? cada vez o esquema ta melhorando mais , daki sei lah 4 meses pode ser que funcione , pq não eh so tu que teve esse problema , serio veio seja util se não tem nada de bom para falar fica frio. Á comunidade Ubuntu , não esquentem a cabeça , ignorem.
Parabéns de que não conseguiu instalar o md 300 mas continuo tendo fé q uma hora vai funcaionar. ateh uma proxima :)

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:40 »
entendo que não é nada pessoal salomaocohen , porém como disse o  cesargcomp se deveria ter um pouco mais de vontade de aprender, voce não conhece a comunidade nem a cultura open source e vai criticando sem saber, resumindo, o linux não é popular por culpa de gente como você parcial e enfadonha, e além do mais não precisa ser popular pra ser bom, as coisas boas mesmo não são populares! Entendo seu problema com o driver mas falar baseado na sua irritação que por isso nada presta no linux é fatalista demais! Se voce estivesse disposto a fazer parte realmente da comunidade faria de tudo para contribuir com seu problema para a melhoria do so. Infelizmente devo dizer que voce deveria procurar alguma coisa em inglês sobre seu modem porque não é porque não é nativo no linux que não tem soluçao, amigo. E como voce já resolveu pelo o que você escreveu, acho mesmo que o nome disso é preguiça(3 hrs pra resolver? Para, voce tem que realmente ta com preguiça para não ter achado procurando aqui www.google.com oh!), linux vale muito a pena sim, e grande parte disso é por causa da comunidade que compartilha da mesma paixão . Hoje, até o vista sofre muito com isso por ter varios problemas com natividade de drivers, que no fim das contas foram causados por falta de interesse das empresas (q move o mundo não tem como negar isso) e problemas dentro do sistema mesmo, quase completamente restruturado! Não seja fatalista e simplista ao usar argumentos dos quais já vi à rodo aqui nesse forúm, com dizem os catarinenses: quer coisa mole, sente no colo do marisco!
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2008, 02:46 por akaihen »
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2008, 12:49 »
Não querendo dar corda no assunto, mas para compartilhar minha experiência com o modem citado...

Não demorei mais que 30 ou 60 minutos para instalar, configurar e usar. Isso incluindo o tempo de pequisa que fiz antes de qualquer coisa. E configurei utilizando o que foi dito no site acima (embora não tenha sido nesse mesmo site). Sempre que for algo desse tipo em uma versão recem lançada, teste antes no live.

Não instalei ainda o 8.10, mas quando eu fizer, vou pesquisar e testar bem, antes de instalar o sistema.

Então pessoal mais novo nesse mundo linux, eu recomendo: pesquise, pergunte e o principal, tenha paciência. Ninguém aqui ganha pra resolver o problema de ninguém. Todos se ajudam pelo simples fato de querer ajudar e saber que no dia que tiver uma dúvida, vai ser ajudado.

Offline salomaocohen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: MD300 no Ubuntu 8.10?
« Resposta #14 Online: 21 de Dezembro de 2008, 19:51 »
Então ficamos assim?

Usuário inexperiente quer experimentar o Ubuntu e posta uma pergunta: o Ubuntu 8.10 instala nativamente o MD300?

Não há resposta de ninguém por mais de uma semana.

Usuário inexperiente resolve testar assim mesmo, por vontade de usar Linux.

Usuário inexperiente passa 3 horas pra saber como mexe no VIM, como salva .rules, como abre e fecha as pastas, como mexe na linha de comando, como isso, como aquilo (com muita paciência!, mesmo assim é muito mais complicado que no Windows!)

Usuário inexperiente resolve postar sua experiência não muito boa.

Comunidade chega ao consenso: é culpa do usuário (?!)

E aí eu chego à conclusão: é por isso que o Linux ainda é muito difícil de usar. Recebe-se as críticas como pessoais, e não como uma forma de melhorar o sistema. Como melhorar? Se já há uma forma de instalar o modem, por que não se faz uma forma automatizada de instalá-lo (.deb)?

Só para concluir: instalei pelo Windows. Quando resolvi desinstalar por causa da dificuldade de instalar a placa de vídeo (no tutorial que eu li, havia mais de 20 passos para instalar uma NVidia!), meu Windows não mais iniciava. Resultado: quase perdi todos os meus dados da partição do Windows.

Enfim, tentarei utilizar de novo o Linux, mas não nessa geração do Ubuntu. Quem sabe no futuro. Até lá!

PS: se for melhor postar isso na sessão de testemoniais, é só o monitor transferir. Obrigado por tudo!