Autor Tópico: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]  (Lida 7851 vezes)

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
[Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Online: 03 de Novembro de 2008, 01:34 »
Bom acabei de descobrir que o 8.10 não tem drivers de video para as placas antigas como mx440...

logo agora que aprendi a rodar o cs no ubuntu não tem driver...


algm sabe de algo semelhante para aumentar o desempenho???



devo voltar para o 8.04???

devo esperar???


meu pc tinha problemas rodando jogos ele reiniciava sozinho e talz, mas isso era em outro sistema... sera que no ubuntu será diferente?


vlz!

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2008, 09:20 »
No site da nvidia tem os drivers antigos de suas placas... inclusive da antiga TNT2.. da  uma olhada por la. :p
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2008, 20:06 »
pelo que me falaram, não instalar nenhum driver, eu tentei instalar ontem... mas foi aconselhado pra nao fazer algo assim, e no forum global nao tem ngm que consiga...



vcs acham que vale tenta instalar, eu baxei o driver aki... mas nao instalei, tem que instalar sem o X...

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2008, 20:11 »
pelo que me falaram, não instalar nenhum driver, eu tentei instalar ontem... mas foi aconselhado pra nao fazer algo assim, e no forum global nao tem ngm que consiga...



vcs acham que vale tenta instalar, eu baxei o driver aki... mas nao instalei, tem que instalar sem o X...

tenta instalar e nos reporte.

também vi no forum global, que não tem jeito mesmo, mas não custa tentar.
também sou usuário dessa placa, e isso me fez abandonar o Inteprid
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2008, 20:15 »
pelo que me falaram, não instalar nenhum driver, eu tentei instalar ontem... mas foi aconselhado pra nao fazer algo assim, e no forum global nao tem ngm que consiga...



vcs acham que vale tenta instalar, eu baxei o driver aki... mas nao instalei, tem que instalar sem o X...

tenta instalar e nos reporte.

também vi no forum global, que não tem jeito mesmo, mas não custa tentar.
também sou usuário dessa placa, e isso me fez abandonar o Inteprid


vo ve se instalo no modo recovery, mais tarde tentarei isso, ae reporto aqui...


to animadao pra joga o cs mas n da  :'(

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2008, 00:46 »
tentei executalo e nada... pelo root e talz...


can't open...




ae fica a duvida, devo voltar para o 8.04?

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2008, 09:02 »
tentei executalo e nada... pelo root e talz...


can't open...




ae fica a duvida, devo voltar para o 8.04?

Tche!!!

Acabei de ver diversos posts e notas técnicas pelo mundo.

As placas oficialmente não suportadas são:

http://tuxbelito.wordpress.com/2008/10/27/lista-de-tarjetas-de-video-que-no-funcionaran-con-intrepid/

Essas placas terão agora o driver nv, segundo as notas oficiais:

https://wiki.kubuntu.org/IntrepidReleaseNotes

Esse driver nv não tem aceleração 3D. Ou seja, se você joga joguinhos tipo OpenArena, ou usa Google Earth (eu uso muito), um Blender da vida, etc... ESQUECE.

Se tentar instalar diretamente do site da nvidia, pode corromper seu sistema, segundo notas. Não testei a fundo, e nem estou cim disposição de achar solução para isso.

Esqueceu que o fundador do Ubuntu disse que achava o Windows um SOP maravilhoso, e queria o seu no mesmo caminho ? Pois bem, seguindo o preceito do Windows Vista, de alguns drivers só funcionarem nele, ele fez até pior, no caso, a impossibilidade de um certo tipo de hardware funcionar com o SO novo dele.

E tu, e eu, ficamos sem usar Ubuntu. Na boa... desse jeito, agradeço! A natureza não vai ganhar lixo tão cedo com essa minha excelente nvidia 64 aqui.

Carlos
« Última modificação: 04 de Novembro de 2008, 09:04 por carlosaluisio »
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2008, 13:52 »
tentei executalo e nada... pelo root e talz...


can't open...




ae fica a duvida, devo voltar para o 8.04?

Tche!!!

Acabei de ver diversos posts e notas técnicas pelo mundo.

As placas oficialmente não suportadas são:

http://tuxbelito.wordpress.com/2008/10/27/lista-de-tarjetas-de-video-que-no-funcionaran-con-intrepid/

Essas placas terão agora o driver nv, segundo as notas oficiais:

https://wiki.kubuntu.org/IntrepidReleaseNotes

Esse driver nv não tem aceleração 3D. Ou seja, se você joga joguinhos tipo OpenArena, ou usa Google Earth (eu uso muito), um Blender da vida, etc... ESQUECE.

Se tentar instalar diretamente do site da nvidia, pode corromper seu sistema, segundo notas. Não testei a fundo, e nem estou cim disposição de achar solução para isso.

Esqueceu que o fundador do Ubuntu disse que achava o Windows um SOP maravilhoso, e queria o seu no mesmo caminho ? Pois bem, seguindo o preceito do Windows Vista, de alguns drivers só funcionarem nele, ele fez até pior, no caso, a impossibilidade de um certo tipo de hardware funcionar com o SO novo dele.

E tu, e eu, ficamos sem usar Ubuntu. Na boa... desse jeito, agradeço! A natureza não vai ganhar lixo tão cedo com essa minha excelente nvidia 64 aqui.

Carlos


putz cara, eu to achando isso muito errado, talvez vá totalmente contra a filosofia ubuntu...

nao sabia dessa do windows nao que o cara gostava O.o?

bom, ate sexta feira terei uma decisao concreta se voltarei ou nao pro hardy...

estou acompanhando esse topico no global, e jah tem alguns drivers sendo lançados...

http://www.uluga.ubuntuforums.org/showthread.php?t=968405


n sei se sao 3d porem vo tenta... provavelmente voltarei o hardy...

muitos amigos meus nao deram update e alguns ate tiraram o 8.10...


temos que ver isso ae achei muito vacilo da equipe fazendo isso sendo que existem muuuuitos usuarios da mx440...



duvida: como instalo esse driver, abro terminal pede pra desliga o X, entro no recovery ae entro no root... dae???


sh NVIDIA-Linux....

?


vlz!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2008, 15:14 »
tentei executalo e nada... pelo root e talz...


can't open...




ae fica a duvida, devo voltar para o 8.04?

Tche!!!

Acabei de ver diversos posts e notas técnicas pelo mundo.

As placas oficialmente não suportadas são:

http://tuxbelito.wordpress.com/2008/10/27/lista-de-tarjetas-de-video-que-no-funcionaran-con-intrepid/

Essas placas terão agora o driver nv, segundo as notas oficiais:

https://wiki.kubuntu.org/IntrepidReleaseNotes

Esse driver nv não tem aceleração 3D. Ou seja, se você joga joguinhos tipo OpenArena, ou usa Google Earth (eu uso muito), um Blender da vida, etc... ESQUECE.

Se tentar instalar diretamente do site da nvidia, pode corromper seu sistema, segundo notas. Não testei a fundo, e nem estou cim disposição de achar solução para isso.

Esqueceu que o fundador do Ubuntu disse que achava o Windows um SOP maravilhoso, e queria o seu no mesmo caminho ? Pois bem, seguindo o preceito do Windows Vista, de alguns drivers só funcionarem nele, ele fez até pior, no caso, a impossibilidade de um certo tipo de hardware funcionar com o SO novo dele.

E tu, e eu, ficamos sem usar Ubuntu. Na boa... desse jeito, agradeço! A natureza não vai ganhar lixo tão cedo com essa minha excelente nvidia 64 aqui.

Carlos


putz cara, eu to achando isso muito errado, talvez vá totalmente contra a filosofia ubuntu...

nao sabia dessa do windows nao que o cara gostava O.o?

bom, ate sexta feira terei uma decisao concreta se voltarei ou nao pro hardy...

estou acompanhando esse topico no global, e jah tem alguns drivers sendo lançados...

http://www.uluga.ubuntuforums.org/showthread.php?t=968405


n sei se sao 3d porem vo tenta... provavelmente voltarei o hardy...

muitos amigos meus nao deram update e alguns ate tiraram o 8.10...


temos que ver isso ae achei muito vacilo da equipe fazendo isso sendo que existem muuuuitos usuarios da mx440...



duvida: como instalo esse driver, abro terminal pede pra desliga o X, entro no recovery ae entro no root... dae???


sh NVIDIA-Linux....

?


vlz!

Isso mesmo.
É asism que instala, de permissão para ele, com o chmod 777 , para execução, e depois, ./NVIDIA...
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2008, 15:38 »
Parceiro esse problema com a sua placa é devido a imcompatibilidade dos drives da nvidia com o novo xorg, mas isso já se caminha pra resolução já que a nvidia já lançou driver beta para o novo xorg, segundo esse poste,

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Compiz-em-GeForce4-MX-4000-usando-Ubuntu-Intrepid-Linux-X.org-7.4

siga o tutorial e veja se resolve seu problema!!!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2008, 15:52 »
Parceiro esse problema com a sua placa é devido a imcompatibilidade dos drives da nvidia com o novo xorg, mas isso já se caminha pra resolução já que a nvidia já lançou driver beta para o novo xorg, segundo esse poste,

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Compiz-em-GeForce4-MX-4000-usando-Ubuntu-Intrepid-Linux-X.org-7.4

siga o tutorial e veja se resolve seu problema!!!

Ufa....
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2008, 17:05 »
Pois é, os desenvolvedores pelo que me parece, anunciaram o não suporte a essas placas, pelo simples fato de claro não poderem disponibilizar uma versão beta, como se ela fosse estável em seus repositórios... abraçosss!!!

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2008, 22:30 »
Parceiro esse problema com a sua placa é devido a imcompatibilidade dos drives da nvidia com o novo xorg, mas isso já se caminha pra resolução já que a nvidia já lançou driver beta para o novo xorg, segundo esse poste,

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Compiz-em-GeForce4-MX-4000-usando-Ubuntu-Intrepid-Linux-X.org-7.4

siga o tutorial e veja se resolve seu problema!!!

Ufa....


fiz tudo que foi dito no site e deu certo!


porem meu pc ta ruim entao os jogos nao rodaram bem e deram erros, mas isso eh problema aqui!


os efeitos do ubuntu tao funcionando legal! vlz!!!!!!

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2008, 12:42 »
É que como foi falado, o driver ainda esta em beta, agora cabe a vc ficar antenado e pegar a versão final assim que sair, flws... Boa Sorte!!!

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: [Mx4440 e Ubuntu 8.10]
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2008, 16:56 »
O mais bizarro é que essa placa não funciona no Fedora 9, Ubuntu 8.10..

Mais no mandriva 2009 funciona maravilhas, inclusive no live CD

No meu Suse 11.0 tbm, sem problemas... Se bem que pelo que li, o "X" tá meio com os dias contados...