Boa noite.
Bom, tudo certo. Dessa vez o Gnome-ppp não desapareceu e assim que ligo a máquina, consigo conectar sem utilizar nenhum código.
Dúvida: se eu desconectar ou abrir o gnome-ppp e fecha-lo em seguida, ele não reconhece o modem. Isso é fruto do erro de instalação que você falou que houve antes?
E o Gnome-ppp não aparecia seque na listagem de internet antes. Parecia que tinha sido desinstalado. Tambḿe não entendi ao certo o que houve.
Abraços e muitíssimo obrigada!
A partir de umas versões do Ubuntu e seu kernel o modem que usa o driver smartlink apresenta este pequeno bug de conexão que não sei quem é o responsável, ou seja, não sei se o bug é do driver smartlink, do discador gnome-ppp ou do kernel, mas parece, para mim, que é mais problema com o discador, pois fica parecendo que quando as pessoas desconectam, ele não finaliza o processo corretamente e quando se vai tentar a conexão outra vez o discador não encontra o dispositivo do modem.
Como foi descoberto que bastava digitar o comando:
sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restartpara que ele reiniciasse o controlador do modem ao invés de iniciar o PC, antes tinha usuário que para fazer o modem voltar a funcionar tinha que iniciar o sistema, mas felizmente descobrimos que bastava executar tal comando para o modem voltar a ser detectado pelo discador gnome-ppp.
Como o comando acima resolve o seu problema a solução foi fazer com que antes de chamar o discador ele execute o comando e para fazer isso de forma automática eu criei um
script. Script é um arquivo de texto executável (desde que vc dê permissão) contendo comandos em sequência de execução.
Feito isso pedi para vc criar uma pasta oculta dentro da sua pasta de usuária, todo arquivo ou pasta que começa com um ponto (.) é por que ele será oculto, e lá colocar um script executável com os comandos que reativam o modem e logo em seguida chama o discador.
Depois de feito isso modificamos o procedimento do menu
Aplicativos >
Internet >
GNOME PPP para que ao invés dele só executar o comando
gnome-ppp (que chama o discador) ele executasse o script criado por nós que faz o seguinte, primeiro executar o comando de reinicialização (
sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart) e só depois chama o discador (gnome-ppp), resolvendo assim seu problema com o discador.
Esse procedimento tem um pequeno problema, no comando de reinicialização do modem tem a palavra
sudo, pois o comando tem de ser executado como superusuário (root) e aí ele pede senha e desta forma o script não iria funcionar. Isso é resolvido com os procedimentos que te falei com a edição do arquivo
sudoers. Com as mudanças que fizemos lá dizemos que para o referido comando não será necessário usar a senha e com isso se resolve este pequeno inconveniente.
O último passo é exatamente a modificação do menu do discador e para isso eu usei o terminal por ser mais prático de escrever. Toda entrada nos menus tem um arquivo de configuração com extensão
.desktop então o que fiz foi abri o arquivo referente ao discador gnome-ppp (gnome-ppp.desktop) para editar a linha chamada de execução e trocar lá o comando gnome-ppp para o caminho onde se encontra o script que escrevemos.
Como ocorreu algum erro aí que não sei por qual motivo, pois essa edição já havia indicado inúmeras vezes sem problemas, resolvi deixar a preguiça de lado e mostrar como faz este mesmo procedimento de forma gráfica:
ir no menu Sistema > Preferencias > Menu principal irá ser aberta a janela de edição dos menus, então na esquerda vc procura por Aplicativos > Internet e na direita seleciona a GNOME PPP e clica no botão Propriedades. Na próxima janela vc altera o conteúdo do campo comando de gnome-ppp para /home/ingrid/.bin/discador ou clica no botão Navegar... e vai até a pasta oculta .bin e seleciona o script discador que vc criou com os passos anteriores dos textos que te enviei.
OBS: para ver as pastas ocultas quando escolher o botão Navegar... basta clicar com o botão direito do mouse sobre a área que mostra as pastas e arquivos e no menu que aparecer escolher a opção mostrar aquivos ocultos.
Só não ficou claro para mim se vc refez a forma de terminal e deu certo desta vez ou fez graficamente.
Por todo este trabalhoso procedimento o problema com o discador gnome-ppp fica resolvido, pelo menos é o que me foi relatado pelos outros usuários(as) que fizeram este procedimento. Isso para os dois casos, ou seja, tanto ao desconectar e conectar novamente logo em seguida, como para o caso de desconectar, reinicar o pc, entrar no sistema outra vez e realizar a conexão.
Espero que agora tudo esteja bem aí.
Lembre-se que se vc pretende fazer toda as atualizações que seu sistema irá apresentar aí, inclusive do kernel, provavelmente terá de usar o meu pacote para ativação do seu modem outra vez (somente necessário caso atualize o kernel). Para saber como proceder basta ler o arquivo
guia_instalação.pdf páginas 12 e 13 no item
3. Outras Considerações.