Autor Tópico: estreia (ubuntu 8.04)  (Lida 1680 vezes)

Offline orlando_mro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
estreia (ubuntu 8.04)
« Online: 29 de Outubro de 2008, 12:32 »
boa tarde

Sou novo no linux instalei à quatro dias. nunca tinha sequer visto linux a trabalhar. precisava de umas dicas e opiniões.

1- modo de instalação
a intenção era fazer dual boot. Corri o cd de instalação do ubuntu e fiz tudo automático. só defeni o espaço que queria para o ubuntu  e ele fez tudo sozinho. depois de instalado arrancava bem o ubuntu mas não consegui arrancar com o windows vista meti o cd de instalação do vista e fiz a recuperação do sistema e aparentemente está tudo bem consigo arrancar com os dois sistemas. consigo aceder/escrever á partição onde está o windows e onde tenho todos os ficheiros que uso.
A duvida é esta: ao mexer no disco C com o ubuntu não vou ter problemas com o windows? (por enquanto não tive)

2- montar partição
sempre que arranco com o ubuntu os atalhos que tenho na érea de trabalho não funcionam, tenho que ir ao menu locais e carregar no media correspondende. Há forma de fazer isto automático no arranque? isto é importante porque lá em casa anda uma "guerra"  windows Vs linux a minha mulher dá-me cabo da cabeça não quer largar o vista, tenho que por o ubuntu num brinco para a fazer mudar de ideias.

3- modo TV
Lá em casa tenho o computador ligado à televisão, vejo tudo desta forma, acontece que no ubuntu não consigo fazer esta ligação. Tenho instalado o painel Center da ATI (a minha placa é uma ATI xpress200) mas não consigo mudar a imagem para a TV. O estranho é que quando mexo no painel da ATI  a imagem da televisão dá "uns saltos" mas não consigo passar o sinal do computador para a televisão.

4- problemas no arranque Ubuntu
Não sei se é resultado de andar à dois dias a mexer no control painel da ATI mas às vezes ao arrancar com o Ubuntu quando chega à parte de meter a password o monitor entra em descanço e não consigo fazer mais nada. Faço reset ao computador e já arranca normalmente nem sempre faz isso é estranho. Se alguem poder ajudar.

5- mexer na consola de comandos
Sou muito nabo nisto vou fazer uma pergunta muito idiota (não se riem de mim) mas como mudo de directorio na consola? por exemplo: em DOS Mudar directorio (cd nomedodiretorio) andar para trás (cd ..) como faço isto na consola do ubuntu?

já vai longo o post peço que tenham paciencia comigo e se alguem me souber responder desde já grato. Espero vencer a "Guerra" com a minha mulher

abraços para todos 

Offline cybermainframe

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Intrepid Ibex
    • Ver perfil
Re: estreia (ubuntu 8.04)
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2008, 15:32 »
Pode usar sem problemas o Ubuntu que nada vai acontecer ao Windoze desde que não mexa em nada relacionado com a partição do Windoze.
Para mudar de directório no terminal pode usar o comando cd pasta-de-destino
Quanto aos atalhos pode explicar que atalhos são?
Linux Registered User #439542    Ubuntu User number #11088  Vila Nova de Famalicão - Portugal

Offline orlando_mro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2008, 17:12 »
olá

obrigado pela resposta

Os atalhos a que me refiro são os que criei no desktopt atalhos para as pastas que tenho no disco C: que só funcionam depois de montar o disco C

obrigado

Offline cybermainframe

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Intrepid Ibex
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2008, 17:42 »
Linux Registered User #439542    Ubuntu User number #11088  Vila Nova de Famalicão - Portugal

Offline JCS

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:37 »
Com relação ao modo TV que você citou, abra o teminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo aticonfig.
Vai aparecer um menu com opções de comandos relativos à Radeon que você pode usar, inclusive p/ dar output para a TV.
Hack to learn, not learn to hack

Offline orlando_mro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2008, 10:27 »
desde já gratos pelas vossas respostas.

O problema das pastas já está resolvido. quanto á saida da imagem para a TV logo quando chegar a casa vou testar a sugestão aqui dada depois digo alguma coisa.

entretanto outro problemas surgiu não consigo ver DVD. o computador lê os DVD consigo ver os ficheiros mas o playr dá erro e não consigo ver os filmes. Sugestões?

abraços