Autor Tópico: estreia (ubuntu 8.04)  (Lida 1680 vezes)

Offline orlando_mro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
estreia (ubuntu 8.04)
« Online: 29 de Outubro de 2008, 12:32 »
boa tarde

Sou novo no linux instalei à quatro dias. nunca tinha sequer visto linux a trabalhar. precisava de umas dicas e opiniões.

1- modo de instalação
a intenção era fazer dual boot. Corri o cd de instalação do ubuntu e fiz tudo automático. só defeni o espaço que queria para o ubuntu  e ele fez tudo sozinho. depois de instalado arrancava bem o ubuntu mas não consegui arrancar com o windows vista meti o cd de instalação do vista e fiz a recuperação do sistema e aparentemente está tudo bem consigo arrancar com os dois sistemas. consigo aceder/escrever á partição onde está o windows e onde tenho todos os ficheiros que uso.
A duvida é esta: ao mexer no disco C com o ubuntu não vou ter problemas com o windows? (por enquanto não tive)

2- montar partição
sempre que arranco com o ubuntu os atalhos que tenho na érea de trabalho não funcionam, tenho que ir ao menu locais e carregar no media correspondende. Há forma de fazer isto automático no arranque? isto é importante porque lá em casa anda uma "guerra"  windows Vs linux a minha mulher dá-me cabo da cabeça não quer largar o vista, tenho que por o ubuntu num brinco para a fazer mudar de ideias.

3- modo TV
Lá em casa tenho o computador ligado à televisão, vejo tudo desta forma, acontece que no ubuntu não consigo fazer esta ligação. Tenho instalado o painel Center da ATI (a minha placa é uma ATI xpress200) mas não consigo mudar a imagem para a TV. O estranho é que quando mexo no painel da ATI  a imagem da televisão dá "uns saltos" mas não consigo passar o sinal do computador para a televisão.

4- problemas no arranque Ubuntu