boa tarde
Sou novo no linux instalei à quatro dias. nunca tinha sequer visto linux a trabalhar. precisava de umas dicas e opiniões.
1- modo de instalação
a intenção era fazer dual boot. Corri o cd de instalação do ubuntu e fiz tudo automático. só defeni o espaço que queria para o ubuntu e ele fez tudo sozinho. depois de instalado arrancava bem o ubuntu mas não consegui arrancar com o windows vista meti o cd de instalação do vista e fiz a recuperação do sistema e aparentemente está tudo bem consigo arrancar com os dois sistemas. consigo aceder/escrever á partição onde está o windows e onde tenho todos os ficheiros que uso.
A duvida é esta: ao mexer no disco C com o ubuntu não vou ter problemas com o windows? (por enquanto não tive)
2- montar partição
sempre que arranco com o ubuntu os atalhos que tenho na érea de trabalho não funcionam, tenho que ir ao menu locais e carregar no media correspondende. Há forma de fazer isto automático no arranque? isto é importante porque lá em casa anda uma "guerra" windows Vs linux a minha mulher dá-me cabo da cabeça não quer largar o vista, tenho que por o ubuntu num brinco para a fazer mudar de ideias.
3- modo TV
Lá em casa tenho o computador ligado à televisão, vejo tudo desta forma, acontece que no ubuntu não consigo fazer esta ligação. Tenho instalado o painel Center da ATI (a minha placa é uma ATI xpress200) mas não consigo mudar a imagem para a TV. O estranho é que quando mexo no painel da ATI a imagem da televisão dá "uns saltos" mas não consigo passar o sinal do computador para a televisão.
4- problemas no arranque Ubuntu
Não sei se é resultado de andar à dois dias a mexer no control painel da ATI mas às vezes ao arrancar com o Ubuntu quando chega à parte de meter a password o monitor entra em descanço e não consigo fazer mais nada. Faço reset ao computador e já arranca normalmente nem sempre faz isso é estranho. Se alguem poder ajudar.
5- mexer na consola de comandos
Sou muito nabo nisto vou fazer uma pergunta muito idiota (não se riem de mim) mas como mudo de directorio na consola? por exemplo: em DOS Mudar directorio (cd nomedodiretorio) andar para trás (cd ..) como faço isto na consola do ubuntu?
já vai longo o post peço que tenham paciencia comigo e se alguem me souber responder desde já grato. Espero vencer a "Guerra" com a minha mulher
abraços para todos