Autor Tópico: Como alterar gnome (padrão) para KDE ?  (Lida 4905 vezes)

Offline rpmartins

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Como alterar gnome (padrão) para KDE ?
« Online: 28 de Outubro de 2008, 08:44 »
Outra pergunta:

Ainda estou indefinido quanto ao gerenciador, há muito tempo atrás eu usava o kde, gostaria de saber se existe um que seja enxuto e que dê para personalizar.

[]s

Offline RodrigoFSS

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Como alterar gnome (padrão) para KDE ?
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2008, 10:25 »
Beleza rpmartins!!!
No meu caso, eu sempre usei o Ubuntu(GNOME) desde a versão 6.04, e por gostar muito do GNOME eu a mantí no meu sistema até a versão 8.04 do Ubuntu. Com o advento do KDE4 e o relato de amigos que sempre usaram KDE, e que estão agora com o KDE4, eu resolví testá-lo para formular minha própria opinião à respeito desse ambiente gráfico. Eu instalei  essa semana no meu sistema o Kubuntu 8.10 RC (KDE 4.1.2) e até agora estou gostando muito. É muito bonito, várias opções avançadas de configuração (tá que algumas não estão funcionando... huhuhu), ágil e até o momento bastante estável. Sem sombra de dúvidas está valendo muito à pena o teste e assim o farei por toda a versão 8.10. Quando sair a versão 9.04 eu terei as "bases" necessárias para poder escolher o melhor ambiente gráfico.
Porém nem tudo são flores, meu KDE consome memória RAM de forma voraz. Só pra você ter uma idéia, meu Ubuntu 8.04 consumia ao iniciar o sistema 210 Mb, e mesmo com vários programas abertos dificilmente passava de 410 mb de RAM consumida. Já com o Kubuntu 8.10 ele inicia consumindo 270Mb e facilmente passa dos 400 Mb com alguns programas abertos. Como eu tenho 2 Gb de RAM ( e RAM é pra ser consumida mesmo!!! ;D) eu nem me importo e não sinto lentidão alguma.
Enfim... se você tiver 1Gb de RAM, VALE MUITO À PENA TESTAR o Kubuntu 8.10, porque até o momento, mesmo sendo a versão RC e não a FINAL, está bastante estável, robusto e bonito.
Abraço fera !!!
« Última modificação: 28 de Outubro de 2008, 10:32 por RodrigoFSS »

Offline rpmartins

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2008, 16:32 »
Opa,

Valeu a dica, há muito venho ouvindo que o kde4 seria diferente, porém, sou daqueles que só acreditam vendo.

Faz um tempão que não uso linux e quando usei sequer cheguei a usuário intermediário, eram tantas complicações em configurações que hoje mal existem.

Confesso que estou testando o Ubuntu, eu utilizava o mandrake que hoje nem existe mais.

Ainda persisto na dúvida, como faço para alterar o gnome para o kde no 8.04.

Utilizo um notebook da hp da série tx, um tablet pc com 2gb ram.

Rodrigo.

Offline RodrigoFSS

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2008, 20:18 »
Instalar o KDE 4 no Ubuntu é muito fácil !!!
Você tem que editar o ficheiro /etc/apt/sources.list. Para isso você digita no terminal o comando:
sudo gedit /etc/apt/sources.list
Acrescenta no final do arquivo essa linha:
Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/kubuntu-members-kde4/ubuntu hardy mainSalve as alterações e feche o arquivo. Após fechar o arquivo digite no terminal:
sudo apt-get update
E para instalar o KDE digite no mesmo terminal:
sudo apt-get install kubuntu-kde4-desktop
Prontinho.
Espere baixar os arquivos para a instalação do KDE (cerca de 200mb) e aguarde a instalação. Depois de instalado reinicie o computador e na tela de login digite seu nome de usuário e senha normalmente e no ícone sessão, presente na mesma tela de login, você escolhe qual ambiente gráfico quer utilizar (GNOME ou KDE). Aí tecla enter e seja feliz.
Qualquer dúvida estamos aí. Abraço !!!
« Última modificação: 28 de Outubro de 2008, 20:20 por RodrigoFSS »

Offline rpmartins

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2008, 16:31 »
Instalar o KDE 4 no Ubuntu é muito fácil !!!
Você tem que editar o ficheiro /etc/apt/sources.list. Para isso você digita no terminal o comando:
sudo gedit /etc/apt/sources.list
Acrescenta no final do arquivo essa linha:
Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/kubuntu-members-kde4/ubuntu hardy mainSalve as alterações e feche o arquivo. Após fechar o arquivo digite no terminal:
sudo apt-get update
E para instalar o KDE digite no mesmo terminal:
sudo apt-get install kubuntu-kde4-desktop
Prontinho.
Espere baixar os arquivos para a instalação do KDE (cerca de 200mb) e aguarde a instalação. Depois de instalado reinicie o computador e na tela de login digite seu nome de usuário e senha normalmente e no ícone sessão, presente na mesma tela de login, você escolhe qual ambiente gráfico quer utilizar (GNOME ou KDE). Aí tecla enter e seja feliz.
Qualquer dúvida estamos aí. Abraço !!!

Obrigado pela dica, foi de grande valia!

Offline RicardoSEP

• Usuário Ubuntu
  • *
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2008, 21:53 »
Fala pessoal, tudo tranquilo?

Então, eu testei o KDE no Kubuntu 7.04, porém não gostei muito e desde então estou usando o GNOME mesmo. Porém agora com o relato dos amigos, fiquei com vontade de testar e irei colocar aqui no Ubuntu mesmo 8.04.

Porém a minha dúvida é a seguinte: Se eu quiser tirar o KDE depois de instalado em cima do Ubuntu, eu consigo? Ou seja, remover completamente o KDE sem deixar marcas no meu Ubuntu?

Valeu!

E mais uma coisa, o Ubuntu 8.10 vai vir com o GNOME 2.24?

Offline rpmartins

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2008, 22:18 »
Fala pessoal, tudo tranquilo?

Então, eu testei o KDE no Kubuntu 7.04, porém não gostei muito e desde então estou usando o GNOME mesmo. Porém agora com o relato dos amigos, fiquei com vontade de testar e irei colocar aqui no Ubuntu mesmo 8.04.

Porém a minha dúvida é a seguinte: Se eu quiser tirar o KDE depois de instalado em cima do Ubuntu, eu consigo? Ou seja, remover completamente o KDE sem deixar marcas no meu Ubuntu?

Valeu!

E mais uma coisa, o Ubuntu 8.10 vai vir com o GNOME 2.24?

Instalei o KDE 4.1

É legal ele.

Mas a proposta do gnome parece melhor, mais simplificado, clean.

Até na organização está melhor. Bom mesmo é a pessoa testar e ter sua opinião, ainda estou me readaptando ao linux.

A pergnta do Ricardo é válida, como tirar o KDE completamente do computador, já que ele fica com 500mb instalado.

Offline RicardoSEP

• Usuário Ubuntu
  • *
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2008, 11:23 »
Eu desinstalei o KDE. Não curti muito. Ainda prefiro o Gnome mesmo.

Para desinstalar o KDE:
sudo apt-get remove kde

Vai remover o KDE e os softwares (Kopete, Konqueror....)

Só não removeu a SplashScreen inicial que ficou como "Kubuntu". Não sei se essa remoção também removeu tudo relacionado ao KDE.