Autor Tópico: Conky  (Lida 2509 vezes)

Offline laerciojp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Conky
« Online: 23 de Outubro de 2008, 00:04 »
Galera é o seguinte,eu instalei aqui o conky em minha maquina,com o comando apt-get install conky.
instalo que foi uma beleza,porem eu não consigo fazer com que ele inicie junto com meu sistema sem ter problemas,e tambem não consigo posicionalo na minha tela direito,vou explicar melhor...

È o seguinte,eu uso aqui no meu monitor de 17",a resolução de 1024x768,porem todos os temas que eu acho no gnome-look,ficam tortos em minha tela,ou se não,nao cabem ficam informaçoes fora..
Segundo problema,para inciar o conky com meu sistema eu tentei Sistema => Preferencias => sessoes e adicionei la o comando conky,dai fui e reniciei meu pc e tals e quando ele ligo di novo tudo bem ele apareceu certinho porem com uma borda preta o involvendo,e quando eu abria outros aplicativos como mozilla,ele cubria um certo espaço em cima do meu mozilla,sabe nao esta normal num era so pra ele aprecer quando eu estivesse no meu desktop,so que isso so acontecendo quando coloco pra iniciar junto com o sistema pois ninguem merece ter que ficar digitando conky,toda vez que quiser ele,mais quando executo ele pelo terminal ele funciona certinho so fica aquele problema de ele ficar mal posicionado na minha tela...

Obs:já ia me esquecendo,gostaria de saber como fazer para que nele mostre a temp do meu sistema "cpu,fsb" etc..so gostaria de saber se todo computador tem o negocio de marcar temperatura do sistema,precisa instalar algo ?

Bom é so tudo isso,obrigado pela atençao.

Offline DD3str0y3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Conky
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2008, 11:33 »
Opa laerciojp,

Sou iniciante no ubuntu e também estava com os mesmos problemas que o seu, porém andei mexendo nas configurações do Conky e consegui ajusta-lo conforme meu gosto, inclusive com a inicialização junto ao login, segue abaixo como proceder:

Bom como você mesmo disse, conseguiu instalar o Conky normamente, após esse preocesso execute o seguinte comando no terminal:

Código: [Selecionar]
zcat /usr/share/doc/conky/examples/conkyrc.sample.gz > ~/.conkyrc
(isso faz com que o o arquivo .conkyrc seja extraido em sua home)

Depois entre em sua pasta home e aperte Ctrl+h para que os arquivos ocultos sejam visualizados, então edite o arquivo .conkyrc, eu coloquei esse tema, retirado do site:

http://ginhoubuntu.blogspot.com/2007/12/conky-painel-lateral.html

Código: [Selecionar]
#Para quem usa Compiz e ou seus derivados, estas linhas são imprecendíveis.
own_window yes
own_window_type override
own_window_transparent yes
own_window_hints undecorated,below,sticky,skip_taskbar,skip_pager

background yes
use_xft yes
double_buffer yes
update_interval 2

# Alinhamento do texto, outras possibilidades são as comentadas.
#alignment top_left
alignment top_right
#alignment bottom_left
#alignment bottom_right

gap_x 10
gap_y 10
no_buffers yes
minimum_size 330x500
maximum_width 330
pad_percents 3

xftfont Bitstream Vera Sans:size=8
xftalpha 0.8


# O que aparece escrito após 'TEXT' é o que você verá na tela. O espaço entre o "TEXT" e o inicio deste é o
#número de linhas a serem deixadas em branco.


TEXT


${color #5b6dad}${font Bitstream Vera Sans:size=8:Bold}$nodename - $sysname $kernel-$machine
${color orange}${font Bitstream Vera Sans:size=8}${exec whoami}${color orange}${font Bitstream Vera Sans:size=12:Bold}${alignr 3}${exec cat /etc/issue.net}
${color orange}${font Bitstream Vera Sans:size=8}CPU Ligado à : ${color orange}${uptime}${hr 2}$color
${color #D6CACA}${execi 1000 cat /proc/cpuinfo | grep 'model name' | sed -e 's/model name.*: //'}
${freq} MHz HT${alignr 3}Load : ${loadavg}
${color #5b6dad} Processos : ${color #7f8ed3} $processes ${color #5b6dad}Running : ${color #7f8ed3} $running_processes
${alignr 3} PID CPU% MEM%$color
${top name 1} ${alignr 3} ${top pid 1} ${top cpu 1} ${top mem 1}
${top name 2} ${alignr 3} ${top pid 2} ${top cpu 2} ${top mem 2}
${top name 3} ${alignr 3} ${top pid 3} ${top cpu 3} ${top mem 3}
${top name 4} ${alignr 3} ${top pid 4} ${top cpu 4} ${top mem 4}
${color #5b6dad}CPU Temp : ${execi 1 /usr/bin/sensors | grep temp2 | cut -c11-20;}${alignr 3}MB Temp : ${execi 1 /usr/bin/sensors | grep temp1 | cut -c11-20;}
Fan : ${execi 1 /usr/bin/sensors | grep fan2 | cut -c8-20;}${alignr 3}Fan : ${execi 1 /usr/bin/sensors | grep fan1 | cut -c8-20;}
${color #5b6dad}CPU 1 Frequencia : ${color #7f8ed3}$freq_dyn_g ${color #5b6dad}${alignr 3}CPU 2 Frequencia : ${color #7f8ed3}$freq_dyn_g
${color #5b6dad}Usando : ${color #7f8ed3} $cpu% ${color #5b6dad}${alignr 3}Usando : ${color #7f8ed3} $cpu%
${color #5b6dad}${cpugraph cpu0 96,152 000000 7f8ed3}${color #5b6dad}${alignr 3}${cpugraph cpu1 96,152 000000 7f8ed3}
${color orange}MEMÓRIA Total : $memmax Usando $mem ${hr 2}$color
RAM : $memperc% ${membar 6}$color
${color orange}MEMÓRIA Total : $swapmax Usando $swap ${hr 2}$color
Swap : $swapperc% ${swapbar 6}$color

${color #D6CACA}HD: ${color #c9d6d6}${execi 300 netcat localhost 7634 | cut -c11-28;} ºC
${color orange}HD Total : ${fs_size} Usando : ${fs_used} ${hr 2}$color
Root Livre : ${fs_free_perc /}% ${fs_bar 6 /}$color
${color orange}HD Total : ${fs_size /home} Usando : ${fs_used /home} ${hr 2}$color
Home Livre : ${fs_free_perc /home}% ${fs_bar 6 /home}$color

${color orange}REDE (${addr eth0}) ${hr 2}$color
Down : $color${downspeed eth0} k/s ${alignr}Up : ${upspeed eth0} k/s
${downspeedgraph eth0 25,140 000000 ff0000} ${alignr}${upspeedgraph eth0
25,140 000000 00ff00}$color
Total : ${totaldown eth0} ${alignr}Total : ${totalup eth0}
Recebidos : ${tcp_portmon 1 32767 count} Transmetidos : ${tcp_portmon 32768
61000 count}${alignr}Total : ${tcp_portmon 1 65535 count}
${color orange}LOG do Sistema ${hr 2}$color
${execi 30 tail -n5 /var/log/messages | fold -w65}

Feito isso criei o arquivo .conky_start.sh para a inicialização junto ao login aonde inseri as seguintes linhas:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
sleep 5 && conky;

Obs: Coloquei ele para iniciar em 5 segundos após o login, esse tempo depende de cada um.

Depois dei permissão de execução de arquivo através do terminal:

Código: [Selecionar]
sudo chmod -x .conky_start.sh
Finalmente terminando todo o processo entre em:

Sistema -> Preferências -> Sessões -> Novo

Dê o nome de Conky, e em comando coloque /home/seu_usuario/.conky_start.sh

Feito isso reinicie a sessão e está pronto.

Obs: Em relação a Temperatura e etc, estarei vendo isso hoje pois configurei ele ontem a noite e já era muito tarde, havendo progresso posto aqui. ;)

Espero ter ajudado.

Abraços
« Última modificação: 29 de Outubro de 2008, 12:33 por DD3str0y3r »
[Collaps3 CREW] - We Are: DD3str0y3r | Z4i0n | c40s