Rede Windows - Não consigo visualizar conteúdo compartilhado

Iniciado por muriacy, 21 de Outubro de 2008, 11:16

tópico anterior - próximo tópico

muriacy

Olá, depois de revirar o fórum atrás de solução para o meu problema resolvi abrir mais um tópico sobre rede windows. Foi mal, mas não teve jeito.
Seguinte, é minha primeira postagem e acabei de migrar para do Windows para o ubuntu. A minha situação é a seguinte: sou usuário comum de uma rede da minha empresa. Preciso acessar os arquivos do servidor windows, mas não tenho necessidade de compartilhar meus dados, somente receber dados do servidor.
Através do navegador de arquivos, consigo acessar a rede Windows, o Grupo de Trabalho, e a lista dos computadores conectados. Quando tento acessar o servidor a tela fica branca. Ele não chega a pedir uma senha para poder acessar o conteúdo da pasta, a tela simplesmente fica branca.
Como fazer pra poder me autenticar e acessar os arquivos do servidor?

je0v4ne

Faz o seguinte, instala o samba.

$ sudo su
# apt-get install samba

Depois faças alguns ajustes no smb.conf

Para editá-lo faça o seguinte

# gedit /etc/samba/smb.conf

Na sessão global dentro do arquivo smb.conf edite o grupo ao qual você deseja acessar. que por padrão vem da seguinte maneira

workgroup = WORKGROUP

Após isso reinicie o samba

# /etc/init.d/samba restart

Após isso tenta acessar as máquinas pelo navegador da seguinte maneira

smb://(nome da marquina ou ip)

Espero que isso possa lhe ajudar, boa sorte.

muriacy

Valeu je0v4ne, fiz tudo que você instruiu mas o problema continuou.
Ele continua não pedindo senha para acessar os arquivos do servidor, apesar de receber a lista dos computadores pertencentes ao grupo.
Mais alguma luz?  ;D
Valeu!

je0v4ne

Citação de: muriacy online 21 de Outubro de 2008, 16:41
Valeu je0v4ne, fiz tudo que você instruiu mas o problema continuou.
Ele continua não pedindo senha para acessar os arquivos do servidor, apesar de receber a lista dos computadores pertencentes ao grupo.
Mais alguma luz?  ;D
Valeu!

Deixa eu ver se entendi melhor, você quer que quando as pessoas acessarem o servidor (Ubuntu) pra que elas tenham que digitar uma senha ?!

Ou você quer que você digite uma senha ao tentar acessar o servidor ?!

muriacy

Quando eu estou usando Windows, acesso o servidor e ele me pede uma senha pra conseguir acesso.

Quando estou no ubuntu, o servidor não pede senha alguma, e assim não consigo enxergar nenhum arquivo do server.

Acho que o problema está na autenticação, não?

rborowski

Qual o nome do grupo em que você se conecta no Windows? Use o mesmo na configuração do Samba (como o amigo citou antes workgroup=???????????).

Abraço

muriacy

Estou usando o mesmo grupo. Confirmando: o arquivo editado foi o /etc/samba/smb.conf né?
Caso sim, isto está correto. Existe alguma outra configuração no arquivo que possa ser alterada?
Valeu pela força gente,
Abs

je0v4ne

Mais você reiniciou o samba depois né ?!

# /etc/init.d/samba restart

Pois para que as configurações que você faça nele, pra que essas alterações sejam notada pelo sistema é necessario que você o reinicie.

Mais uma coisa, o usuário que você usa em sua máquina Linux está cadastrada no servidor windows tambem correto ?! Porque caso não, fica impossivel você acessar o servidor já que quando ele verificar sua máquina irá ver que você não tem privilegios para acessa-la e simplesmente nao o deixa acessar.

muriacy

cara, eu tenho uma conta no windows login= junior senha=xxx

porém no linux o meu usuário é muriacy.

Achei que uma coisa não interferisse na outra, vou tentar criar um usuário junior para tentar conseguir acesso.

Valeu,

Muriacy

je0v4ne

Uma coisa que acabei esqueçendo de falar pra você modificar foi o server string. Mais o que é esse tal de server string ?! Ele na verdade é o nome do servidor de arquivo do qual você tem que acessar.

server string = Nome do servidor de arquivos

E caso mesmo assim nao consiga acessar dá uma olhada nesse link aqui, http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=224 e caso não consiga entender alguma coisa, posta aí que posso tentar ajudar, valeuu.

muriacy

Cara, com o link desse artigo consegui o acesso via terminal! Acho que isso resolve meus problemas.
Só não dá pra entender como não consigo pelo navegador.
Uma coisa: no terminal, para conseguir acesso tive que fazer tudo como root. No navegador de arquivos ele não dá essa oportunidade.

rborowski

Digite no terminal #sudo nautilus. Tente acessar o ítem de rede.

Valeu

muriacy

acessei como root e ele desabilita funções de rede, pode?
Tá difícil. Existe algum outro gerenciador de arquivos para Gnome?

rborowski