Autor Tópico: como resolver falha na tela ao desligar [resolvido]  (Lida 3552 vezes)

Offline estev3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
como resolver falha na tela ao desligar [resolvido]
« Online: 20 de Outubro de 2008, 17:00 »
depois de muito pesquisar, e contar com a ajuda de muitos membros do forum, consegui sanar o problema que eu tinha desde que resolvi instalar o ubuntu em meu notebook. envolvi tantas pessoas na busca pela solução, que com o maior prazer posto aqui os procedimentos para resolver este problema.

O PROBLEMA
problemas na hora de desligar/reiniciar/trocar o usuário, após a instalação do ubuntu. o sistema trava completamente, nao responde e a tela começa a apresentar falhas, podendo ficar esbranquiçada ou talhada. e o único modo de desligar o computador/notebook é pelo botão power.

A SOLUÇÃO
primeiramente deve-se descobrir o seu driver de vídeo específico. provavelmente o driver que está rodando é o vesa, que funciona pra quase tudo, vídeos etc.. mas que porém causa o problema descrito acima. eu resolvi o problema descobrindo através de comandos, como o lspci, que eu necessitava do driver chrome9, da openchrome.

INSTALANDO O DRIVER
os passos para a a instalação do driver são os seguintes:

1 - faça tudo como root
# sudo su

2 - para evitar possíveis erros, faça um backup do xorg.
# sudo cp /etc/X11/xorg.cong /etc/X11/xorg.conf.backup

3 - instale estes pacotes, que serão necessários, pelo console
# sudo apt-get build-dep xserver-xorg-video-via
ou então (qualquer um dos dois serve)
# sudo apt-get install subversion autoconf automake1.9 libtool

4 - Baixe o sourcecode do openchrome
# svn checkout http://svn.openchrome.org/svn/trunk openchrome

5 - mude para o diretório seguinte
# cd openchrome*

6 - rode o autogen
# ./autogen.sh --prefix=/usr

7 - compile e instale o openchrome
# make
# sudo make install

8 - ok, agora, adiante. esta na hora de substituir o driver no xorg, para isto:
# gksudo gedit /etc/X11/xorg.conf

va para --> Section "Device" <-- e mude
Driver          "vesa"
para
Driver          "openchrome"

reinicie a máquina. isto irá resolver o problema!
mas para quem quiser ir adiante com os efeitos 3d (que podem nao funcionar dependendo de sua placa de vídeo) o restante das instruções está no endereço https://help.ubuntu.com/community/OpenChrome

PROBLEMAS DECORRENTES DA INSTALAÇÃO
provavelmente ao reinicar o pc o cursor estará desconfigurado, será uma falha na tela, em movimento.
para resolver isto, volte ao xorg, e abaixo da linha onde voce substituiu o vesa por openchrome, cole esta linha e salve:

Option          "SWCursor" "true"

ainda não constatei outros erros consequentes. vídeos na internet e no próprio pc, bem como as configurações de vídeo, continuam funcionando normalmente.

e o problema ao desligar/reiniciar/suspender/trocar de usuário, foi sanado.

encontrei muita gente com este problema durante minha busca pela solução, e agora, espero ajudar quem vier a ter este mesmo problema.

agradeço aos membros elvisricardo, 0tacon, pintinho, Zefonseca, VB5, felipeborges, velox256 e ao Guxlle - grupo de usuários do ubuntu em joinville/sc, por toda a ajuda para chegar a este resultado. obrigado
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 17:11 por estev3s »
Linux user #480130

Offline estev3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: como resolver falha na tela ao desligar [resolvido]
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2008, 22:20 »
constatei uma anormalidade.. não instalem os recursos 3d do driver
de alguma forma isto cria uma instabilidade no sistema, que começa a dar auto-logoff sozinho e de repente..

algum moderador, por favor mude o topico pra área de dicas..
acho que cairá melhor lá. abraço
Linux user #480130