Autor Tópico: Ferramentas no Ubuntu?  (Lida 4110 vezes)

Offline natanaellorenzi5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Ferramentas no Ubuntu?
« Online: 17 de Outubro de 2008, 19:59 »
Gostaria que alguém pudesse me auxiliar em relação as ferramentas, na verdade, se existe alguma ferramenta no Ubuntu 8.04, do tipo desfragmentador, gerenciador de dispositivos, entre outras como scandisk, num sei se isso é só coisa de windows, pq estou com o linux a dois dias somente... Ah sim como eu faço também pra baixar aqueles efeitos do cubo 3d, o aplicativo beryl (que eu não sei exatamente o que é), um similiar do msn que faça funcionar a minha cam, um gerenciador de energia que de pra alternar entre bateria e fonte ac (é um notebook). Estas ferramentas comuns que são fundamentais no windows... tenho que aprender a me virar agora com o linux :) ... mas estou gostando mais!

então é isso por favor me ajudem ;D!! 
Note Dell Vostro 1310 Core 2 Duo, T7250
4gb ram 667mhz, HD 250GB, Video Intel X3100
E Linux Ubuntu, é claro!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ferramentas no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2008, 20:26 »
Olá,  natanaellorenzi5

Vamos lá....

Gostaria que alguém pudesse me auxiliar em relação as ferramentas, na verdade, se existe alguma ferramenta no Ubuntu 8.04, do tipo:

desfragmentador => Não existe. O sistema do Linux não se fragmenta. ( não e verdade, mas em tres anos ligado 24/24 horas o meu servidor está 0,3% fragmentado )

gerenciador de dispositivos => Tem mas não estou lembrando agora ( 50 anos de idade é fogo )

scandisk => Em terminal ( consola ) => sudo fdisk

Ah sim como eu faço também pra baixar aqueles efeitos do cubo 3d, o aplicativo beryl => Já vem instalado.
O que voce precisa é um complemento que esta no gerenciador de pacotes synaptic e chama-se => compizconfig-settings-manager
( Beryl não existe mais, fundiu-se ao compiz e agora são conhecidos por compiz-fusion )

um similiar do msn que faça funcionar a minha cam => novamente o synaptics => amsn ( isto se sua cam for suportada no Linux, para testar, aproveite e instale também o pacote( programa ) => cheese )

um gerenciador de energia que de pra alternar entre bateria e fonte ac (é um notebook => Já deveria estar instalado ( veja propriedades do icone de energia no painel superior, canto direito ) ou em preferencias => Gerenciamento de energia


[],s

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Ferramentas no Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2008, 20:33 »
Desfragmentar não é preciso.

Scandisk, o ubuntu faz de 30 em 30 inicializações do Sistema operativo através do fsck:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fsck

Efeitos 3D:
http://ubuntued.info/2008/08/utilize-a-ultima-versao-do-compiz-fusion.html
http://ubuntued.info/2008/08/cilindro-em-vez-do-cubo-no-ubuntu.html

WebCams, nem todas são facilmente instaláveis. Quando o são, o mercury é um programa para o MSN muito bom:
http://mercury.to/

Gerenciador de energia, não sei muito bem do que você fala. Mas o Ubuntu, tal como a maioria das novas distribuições consegue controlar muito bem o processador para níveis de exigência dinâmicos. Quanto a bateria o ubuntu tem também um sistema bastante interessante que, através de estatísticas e da percentagem bateria, consegue com grande exactidão determinar o tempo de vida da mesma. para gerenciar a potencia do processador manualmente veja este artigo (atenção nem todos os processadores permitem fazer isto):
http://ubuntued.info/2008/01/gestao-de-energia-manual.html

gerenciador de dispositivos, não percebi bem para que quer isso, mas o ubuntu tem um aplicação chamada controladores de hardware em Sistema->Administração->Controlos de hardware

Offline natanaellorenzi5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ferramentas no Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2008, 21:00 »
Olá,  natanaellorenzi5

Vamos lá....

Gostaria que alguém pudesse me auxiliar em relação as ferramentas, na verdade, se existe alguma ferramenta no Ubuntu 8.04, do tipo:

desfragmentador => Não existe. O sistema do Linux não se fragmenta. ( não e verdade, mas em tres anos ligado 24/24 horas o meu servidor está 0,3% fragmentado )

gerenciador de dispositivos => Tem mas não estou lembrando agora ( 50 anos de idade é fogo )

scandisk => Em terminal ( consola ) => sudo fdisk

Ah sim como eu faço também pra baixar aqueles efeitos do cubo 3d, o aplicativo beryl => Já vem instalado.
O que voce precisa é um complemento que esta no gerenciador de pacotes synaptic e chama-se => compizconfig-settings-manager
( Beryl não existe mais, fundiu-se ao compiz e agora são conhecidos por compiz-fusion )

um similiar do msn que faça funcionar a minha cam => novamente o synaptics => amsn ( isto se sua cam for suportada no Linux, para testar, aproveite e instale também o pacote( programa ) => cheese )

um gerenciador de energia que de pra alternar entre bateria e fonte ac (é um notebook => Já deveria estar instalado ( veja propriedades do icone de energia no painel superior, canto direito ) ou em preferencias => Gerenciamento de energia


[],s

Já vem instalado o cubo? mas eu só consigo alternar entre duas telas... não sei usar nada ainda... nem o console, confesso que eu até que entendia um pouco de ruindows mas agora no linux eu sou um completo ignorante...

Sim, minha cam é suportada. tem uma procura neste gerenciador de pacotes? ou eu tenho que digitar alguma coisa no console? Tem digamos assim, uma interface gráfica pra isso? ah o gerenciado de energia eu achei muito fraco, pelo menos eu não encontrei opção alguma pra mudança de fonte de enrgia ac para bateria... que é o cheese? pra que serve? 
Note Dell Vostro 1310 Core 2 Duo, T7250
4gb ram 667mhz, HD 250GB, Video Intel X3100
E Linux Ubuntu, é claro!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Ferramentas no Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2008, 01:27 »
Já vem instalado o cubo? mas eu só consigo alternar entre duas telas... não sei usar nada ainda... nem o console, confesso que eu até que entendia um pouco de ruindows mas agora no linux eu sou um completo ignorante...

Como disse o Tota, vc vai precisar do compizconfig-settings-manager e, para ficar mais fácil ainda do fusion-icon.
Para instalar comece a usar o console para treinar :
Aplicativos > Acessórios > Consola
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager fusion-icon A partir daí vc vai usar o fusion-icon : Aplicativos > Ferramentas do Sistema.
Clicando no fusion-icon ele vai para a área de notificação (onde fica o relógio, controle de volume...).
Pode tbém colocar o fusion-icon para iniciar no boot (aí ele já vai direto para a área de notificação).
Clcando no fusion-icon na área de notificação a primeira opção é Settings Manager.
Abrindo o Settings Manager, na primeira janela em Área de Trabalho, vc marca Desktop Cube e Rotate Cube.
Se no seu desktop só tem 2 áreas de trabalho vc tem que aumentar para 4 para que o cubo apareça completo.
A maneira mais simples é clicar com o botão direito nas 2 áreas, escolher Preferências e aumentar o número de colunas para 4.
Pronto pode girar o cubo... bem, agora é bom vc quebrar um pouco a cabeça...rsrsrsrs!!!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Ferramentas no Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2008, 04:46 »
Sobre desfragmentar, tenho uma dúvida.

Tenho em uma partição, la uns torrents, e nela entra e sai arquivo, e um certo dia fui conferir no desfragmetador do windows, e aquilo parecia que tinha derramado uma caixa de massa de tomate  :D

Mas o O&Odefrag, ficou 3 horas e não saiu do 0%, ai pensei em desfragmentar pelo ubuntu, mas não sei como, até que tinha esquecido, e agora que vi esse tópico lembrei.

Como fás pra desfragmentar uma partição??

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Ferramentas no Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2008, 07:11 »
Sobre desfragmentar, tenho uma dúvida.

Tenho em uma partição, la uns torrents, e nela entra e sai arquivo, e um certo dia fui conferir no desfragmetador do windows, e aquilo parecia que tinha derramado uma caixa de massa de tomate  :D

Mas o O&Odefrag, ficou 3 horas e não saiu do 0%, ai pensei em desfragmentar pelo ubuntu, mas não sei como, até que tinha esquecido, e agora que vi esse tópico lembrei.

Como fás pra desfragmentar uma partição??

Abraço.

Quando se diz que não é preciso desfragmentar no Ubuntu, está-se a falar das partições do mesmo, que normalmente NÃO SÃO nem Fat32 nem NTFS. Se você usa Fat32 ou NTFS então precisa de desfragmentar!!

Caso você use ext3 ou reiserfs, então, nesse caso, não precisa de desfragmetar.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Ferramentas no Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2008, 08:18 »
Eu uso NTFS nas partições porque tenho dual boot e 3 hds.

Por isso quero tentar desfragmentar pelo ubuntu, já que no windows o negócio tá feio, não vai por lá

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Ferramentas no Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2008, 09:15 »

Eu uso NTFS nas partições porque tenho dual boot e 3 hds.

Por isso quero tentar desfragmentar pelo ubuntu, já que no windows o negócio tá feio, não vai por lá

Abraço.

No Windows antes de desfragmentar tem que rodar o scandisk primeiro.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog