Autor Tópico: Ubuntu 32 bits c/ 4GB  (Lida 8667 vezes)

Offline PJM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Online: 14 de Outubro de 2008, 15:39 »
Sabem-me dizer se o Ubuntu 32bits suporta 4GB de ram? Já ouvi dizer que sim e que não, não sei qual deles têm razão :D

Cumprimentos.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2008, 16:47 »
Sabem-me dizer se o Ubuntu 32bits suporta 4GB de ram? Já ouvi dizer que sim e que não, não sei qual deles têm razão :D

Cumprimentos.

Bem, não sou a pessoa indicada a te ajudar, porque a área de kernel não é minha praia, mas o pouco (pouco mesmo!) que já li a resposta seria: Até onde sei os dois tem razão.

Como assim os dois?!.. hehehe...

Bem, por padrão não vem com suporte a 4Gb não, e isso é mesmo uma limitação da arquitetura.

Porém acho que se você compilar o kernel você consegue ter suporte aos 4Gb.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline PJM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2008, 16:57 »
E sabe como compilar o kernel?

Obrigado pelo reply  :P

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2008, 17:01 »
Olha vou te passar um link aqui do fórum, e acredito que nele você vai achar informações preciosas:

Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2008, 17:17 »
Compilando um novo kernel é possível sim!

Quando chegar na personalização (make xconfig):

Vá até: Processor type and features e desça até: Hight Memory Support.

 ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline PJM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2008, 18:27 »
Mas faço isso na consola?

Só isso? Pensei que fosse mais complicado  ;D

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2008, 20:32 »
O máximo que você conseguirá compilando o kernel é habilitar uma gambiarra chamada PAE, que embora use toda a memória, não terá o mesmo desempenho que deveria ter.

Nenhum sistema operacional 32 bits (e isso inclui também Windows...) aloca mais de 3 Gb de memória RAM, alguns como o Vista podem até enganar dizendo que encontraram mais do que isso no sistema, mas nunca chegarão a usar, já que é uma limitação da arquitetura, não de software.

A melhor solução, caso você queira utilizar toda a sua memória, é instalar logo a versão 64 bits, ela detecta e utiliza uma quantidade insana de memória, não lembro agora, mas é um valor inimaginável para um usuário desktop. :)
« Última modificação: 14 de Outubro de 2008, 23:08 por Polaco »
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2008, 20:43 »
Mas faço isso na consola?

Só isso? Pensei que fosse mais complicado  ;D

Depois que você baixar o kernel, descompacta-lo na pasta /usr/src, basta entrar no diretório e digitar:

Código: [Selecionar]
sudo make xconfig
Se você baixar os pacotes recomendados (constam na maioria dos tutos de compilação). Após digitar o comando acima, abrirá um configurador gráfico para a escolha de tal preferências.

Siga o tópico que o ClCampos indicou:

Olha vou te passar um link aqui do fórum, e acredito que nele você vai achar informações preciosas:

Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!

Neste mesmo, quando chegar no xconfig:

Vá até: Processor type and features e desça até: Hight Memory Support.

Quanto a afirmação do Polaco:

O máximo que você conseguirá compilando o kernel é habilitar uma gambiarra chamada PAE, que embora use toda a memória, não terá o mesmo desempenho que deveria ter, isso você pode testar até mesmo pelo Synaptic, já que existe essa versão do kernel compilada nos repositórios.

Nenhum sistema operacional 32 bits (e isso inclui também Windows...) aloca mais de 3 Gb de memória RAM, alguns como o Vista podem até enganar dizendo que encontraram mais do que isso no sistema, mas nunca chegarão a usar, já que é uma limitação da arquitetura, não de software.

A melhor solução, caso você queira utilizar toda a sua memória, é instalar logo a versão 64 bits, ela detecta e utiliza uma quantidade insana de memória, não lembro agora, mas é um valor inimaginável para um usuário desktop. :)

Creio que ele está certo, somente 64 bits, nada que não possa ser testado (se estiveres disposto é claro).

 :)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2008, 22:04 »
O máximo que você conseguirá compilando o kernel é habilitar uma gambiarra chamada PAE, que embora use toda a memória, não terá o mesmo desempenho que deveria ter, isso você pode testar até mesmo pelo Synaptic, já que existe essa versão do kernel compilada nos repositórios.
...

Por acaso já tinha lido sobre isso mas procurei por kernel com PAE nos repositórios e nada.
Vocês conhecem algum repositório com PAE para desktop?
Ou só existe para versão server?

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2008, 22:28 »
Rapaz, bota o ubuntu 64 bits ai. Uma ou outra coisa pode até ser diferente do 32 pra configurar, mas tudo funciona muito bem no 64. uso ele aqui, e inclusive w64codec existe pra ele!
Baixe o 8.04 ou aguarde o 8.10, mas pegue a 64 bits. E quanto a limitação de memória, o limite de 3/4 gb é RAM+VGA, então o pessoal que tem VGA com 1 gb de ram pode sofrer ainda mais com sistemas 32 bits.

Outro problema é que algumas placas mãe não reconhecem toda a RAM, mesmo que um SO 64 bits esteja instalado. Em geral, quando isso ocorre é necessário atualizar a bios. Mas se vc tem 4 gb de RAM, provavelmente será feliz com o Ubuntu 64 bits.

Dica: Instale o pacote Ubuntu-Restricted-Extras, ou algo do tipo. Ele contém flash,java, e diversos codecs.
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2008, 23:07 »
O máximo que você conseguirá compilando o kernel é habilitar uma gambiarra chamada PAE, que embora use toda a memória, não terá o mesmo desempenho que deveria ter, isso você pode testar até mesmo pelo Synaptic, já que existe essa versão do kernel compilada nos repositórios.
...

Por acaso já tinha lido sobre isso mas procurei por kernel com PAE nos repositórios e nada.
Vocês conhecem algum repositório com PAE para desktop?
Ou só existe para versão server?

Desculpa Alex, falei besteira e já corrigi o meu post anterior.

Embora a distribuição que eu estava usando naquele momento (Fedora 9) tenha esse kernel no repositório, o Ubuntu não possui.

Como já disseram, instala logo o 64 bits! ;)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline PJM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2008, 08:03 »
Hmmm obrigado pelos replys  :)

Mas disseram que há menos coisas para a versão 64Bits, e que poderá ter problemas, é verdade?

Já agora mbelancon, basta instalar o Ubuntu-Restricted-Extras ou seguiria este tópico: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,34887.0.html

Mais uma coisa, se sacar o 8.04 e depois o 8.10 sair, posso actualiza-lo via web? Ou tenho de sacar o CD e fazer update ou remover e instalar de novo ? (esta pergunta é possivelmente noob, mas como nunca actualizei versões do ubuntu não sei, porém penso que via web dá para fazer o mesmo)

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2008, 08:18 »
pode seguir esse tópico que vc falou!
É mentira que no 64 bits existe menos software. Note que o procedimento de configuração 32 ou 64 bits do tópico que vc passou é praticamente o mesmo. E vc ainda pode rodar software 32 bits dentro do mandriva 64, eu uso o skype por exemplo!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline PJM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2008, 08:21 »
Hmmm, então posso muito bem usar a versão de 64bits certo?

E quando sair a versão 8.10 ele faz logo a migração automaticamente, correcto?

Offline Jimi Page

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32 bits c/ 4GB
« Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2008, 08:42 »
Amigão o jeito é vc instalar o x64 mesmo. Nenhum sistema operacional de 32 bits consegue gerenciar 4GB de ram, nem Linux nem Windows, nem Mac. É uma limitação da arquitetura x86 mesmo. E o PAE (Physical Address Extension) nada mais é do que uma gambiarra com o nome bonito, que funciona mas o desempenho fica uma mer...

Portanto, vá de x64 mesmo.

OFF TOPIC: mbelancon desistiu de usar o Mandriva cara ?

Um abraço.