Baixei o pidgin 2.5.1 mas não consigo instalar dúvidas?[RESOLVIDO]

Iniciado por Jhonny Roger, 13 de Outubro de 2008, 10:54

tópico anterior - próximo tópico

Jhonny Roger

Baixei o pidgin 2.5.1 descompactei graficamente,(primeiro salvei o pacote na miinha pasta pessoal, e mandei extair ali mesmo) foi criada uma pasta que eu abri mas não achei onde devo clicar para instalar o novo pidgin a pasta que descompactou tem 49 itens e outros subdirtórios dentro dela se alguém puder me dar uma ajuda agradeço parei o processo ou seja não façmais nada até saber como realmente fazer este é um problema que sempre me tras dor de cabeça quando o assunto é descompactar eu apanho mesmo no modo gráfico aguardo uma ajuda!!!

agente100gelo

Você deve ter baixado o fonte. Baixe os arquivos .deb em http://www.getdeb.net/app/Pidgin
Coloque todos na mesma pasta, abra o terminal e vá na pasta e digite:
sudo dpkg -i *.deb
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Jhonny Roger

Error: Conflicts with the installed package 'pidgin-data'

graphical multi-protocol instant messaging client for X
Pidgin is a graphical, modular Instant Messaging client capable of using AIM/ICQ, Yahoo!, MSN, IRC, Jabber, Napster, Zephyr, Gadu-Gadu, Bonjour, Groupwise, Sametime, SILC, and SIMPLE all at once.
Some extra packages are recommended to use the core functionality present in most pidgin installations:
* gstreamer0.10-plugins-base, gstreamer0.10-plugins-good
* Sound support.
More extra packages are suggested to use increased functionality:
* gnome-panel | kicker | docker:
* To use the system tray icon functionality (minimizing to an icon, having the icon blink when there are new messages, etc.)
* evolution-data-server:
* For interfacing with an Evolution address book
* libsqlite3-0:
* To use Contact Availability Prediction plugin

Apareceu esta mensagem pode achar uma solução pra isto minha versão é a 7.10 meu HD  não aceitou o 8.04 tem um tópico que ficou sem solução mas vou me ater ao problema supracitado aguardo uma ajuda!!!

Jhonny Roger

Removi meu pidgin atual e tentei de novo mas deu a mesma mensagem tá faltando algo que foge o meu conhecimento aguardo uma ajuda de alguém que possa resolver este sinistro!!!

alarcon

lá no site do getdeb é bem claro, vc tem de baixar os pacotes:

- pidgin  (559.1 kB)
- pidgin-data  (6.9 MB)
- libpurple0 (1.5 MB)

todos eles tem link para daownload. Também faz um alerta que antes de instalar os pacotes mais novos, você desinstale os pacotes anteriores de mesmo nome.

CitarNote:Please remove your current version before installing the new version.
link: http://www.getdeb.net/search.php?keywords=pidgin

Jhonny Roger

Meu inglês não é muito apurado vou fazer isso e já posto se deu certo vlw Alarcom!!!

Jhonny Roger

Error: Dependency is not satisfiable: libglib2.0-0

multi-protocol instant messaging library
libpurple is a library intended to be used by programmers seeking to write an IM client that connects to many IM networks. Currently supported are: AIM/ICQ, Yahoo!, MSN, IRC, Jabber, Napster, Zephyr, Gadu-Gadu, Bonjour, Groupwise, Sametime, SILC, and SIMPLE.
Some extra packages are suggested to use increased functionality:
* tcl8.4, tk8.4:
* Support for writing plugins with Tcl/Tk

Arquivos incluídos:

./
usr/
usr/lib/
usr/lib/perl5/
usr/lib/perl5/Purple.pm
usr/lib/perl5/auto/
usr/lib/perl5/auto/Purple/
usr/lib/perl5/auto/Purple/Purple.bs
usr/lib/perl5/auto/Purple/autosplit.ix
usr/lib/perl5/auto/Purple/Purple.so
usr/lib/libpurple-client.so.0.5.1
usr/lib/purple-2/
usr/lib/purple-2/libxmpp.so
usr/lib/purple-2/libsimple.so
usr/lib/purple-2/libjabber.so.0.0.0
usr/lib/purple-2/psychic.so
usr/lib/purple-2/ssl-nss.so
usr/lib/purple-2/buddynote.so
usr/lib/purple-2/libnovell.so
usr/lib/purple-2/libgg.so
usr/lib/purple-2/offlinemsg.so
usr/lib/purple-2/log_reader.so
usr/lib/purple-2/idle.so
usr/lib/purple-2/libyahoo.so
usr/lib/purple-2/tcl.so
usr/lib/purple-2/libsametime.so
usr/lib/purple-2/newline.so
usr/lib/purple-2/libmyspace.so
usr/lib/purple-2/autoaccept.so
usr/lib/purple-2/libmsn.so
usr/lib/purple-2/libbonjour.so
usr/lib/purple-2/liboscar.so.0.0.0
usr/lib/purple-2/libsilcpurple.so
usr/lib/purple-2/joinpart.so
usr/lib/purple-2/libirc.so
usr/lib/purple-2/libaim.so
usr/lib/purple-2/statenotify.so
usr/lib/purple-2/libicq.so
usr/lib/purple-2/ssl-gnutls.so
usr/lib/purple-2/ssl.so
usr/lib/purple-2/libqq.so
usr/lib/purple-2/dbus-example.so
usr/lib/purple-2/libzephyr.so
usr/lib/purple-2/perl.so
usr/lib/libpurple.so.0.5.1
usr/share/
usr/share/man/
usr/share/man/man3/
usr/share/man/man3/Purple.3pm.gz
usr/share/lintian/
usr/share/lintian/overrides/
usr/share/lintian/overrides/libpurple0
usr/share/doc/
usr/share/doc/libpurple0/
usr/share/doc/libpurple0/copyright
usr/share/doc/libpurple0/TODO.Debian
usr/lib/purple-2/libjabber.so
usr/lib/purple-2/liboscar.so.0
usr/lib/purple-2/libjabber.so.0
usr/lib/purple-2/liboscar.so
usr/lib/libpurple-client.so.0
usr/lib/libpurple.so.0
usr/share/doc/libpurple0/AUTHORS
usr/share/doc/libpurple0/README
usr/share/doc/libpurple0/NEWS.gz
usr/share/doc/libpurple0/changelog.Debian.gz

Desisntalei e quado fui baixar o   libpurple0  apareceu isto acima pode me ajudar?

desinstalei tudo ai quando fui instalar deu este erro acima

Jhonny Roger

Erro: conflicts with the installed package 'pidgin-data'

Quando eu clico em pidgin aparece isto:
graphical multi-protocol instant messaging client for X
Pidgin is a graphical, modular Instant Messaging client capable of using AIM/ICQ, Yahoo!, MSN, IRC, Jabber, Napster, Zephyr, Gadu-Gadu, Bonjour, Groupwise, Sametime, SILC, and SIMPLE all at once.
Some extra packages are recommended to use the core functionality present in most pidgin installations:
* gstreamer0.10-plugins-base, gstreamer0.10-plugins-good
* Sound support.
More extra packages are suggested to use increased functionality:
* gnome-panel | kicker | docker:
* To use the system tray icon functionality (minimizing to an icon, having the icon blink when there are new messages, etc.)
* evolution-data-server:
* For interfacing with an Evolution address book
* libsqlite3-0:
* To use Contact Availability Prediction plugin

Jhonny Roger

Já removi tudo que tinha do pidgin e instalei o que pedia no site mas dá dando erro, agora foge ao meu conhecimento instalei o tk8.4/tcl8.4 como pediu lá mas nada deu tudo errado aguardo uma ajuda!!!

alarcon

Vamos a um passo a passo para ver se dá certo:

Vá no menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic, quando abrir a janela do Synaptic clique no botão procurar e procure por pidgin se encontrar os pacotes pidgin e pidigin-data com um quadrado verde antes dos nomes é por que eles estão instalados e para desinstalar clique com o botão direito do mouse sobre eles e escolha a opção Marcar para remoção completa, depois procure por libpurple0 se encontrar com um quadrado verde na frente do nome é por ele também está instalado e então faça a mesma coisa do comentado logo a pouco, ou seja,clique com o botão direito do mouse sobre eles e escolha a opção Marcar para remoção completa. Depois de marcar os três pacotes para remover completamente, clique no botão aplicar no synaptic para realizar a operação agendada.

Abra um terminal depois de ter fechado o Synaptic e digite:

sudo apt-get install -f

sudo apt-get update

mv /home/seu_usuário/.purple /home/seu_usuário/.purple-old

onde seu_usuário, obviamente mude para o nome de seu usuário. Isso renomeará a pasta de configurações pessoais do antigo pidgin que estava instalado.

Agora baixe isso:

pidgin do link: http://www.getdeb.net/download/3140/0

pidgin-data do link: http://www.getdeb.net/download/3140/1

libpurple0 do link: http://www.getdeb.net/download/3140/2

Para instalar basta dar um clique duplo em cada um dos pacotes .deb baixados começando pelo pidgin-data, depois o libpurple0 e por fim o pidgin ok, é tem uma ordem de dependência entre eles.

Jhonny Roger

Fiz todo o procedimento mas na segunda etapa da instalação apareceu a mensagem abaixo:

libpurple is a library intended to be used by programmers seeking to write an IM client that connects to many IM networks. Currently supported are: AIM/ICQ, Yahoo!, MSN, IRC, Jabber, Napster, Zephyr, Gadu-Gadu, Bonjour, Groupwise, Sametime, SILC, and SIMPLE.
* tcl8.4, tk8.4:

Será que vc consegue entender o que pode estar dando errado? Segui a risca sua recomendação, inclusive a sequência de instalação dos pacotes.

Aguardo uma nova ajuda e agradeço a paciência!!!

alarcon

Citação de: Jhonny Roger online 13 de Outubro de 2008, 15:25
Fiz todo o procedimento mas na segunda etapa da instalação apareceu a mensagem abaixo:

* tcl8.4, tk8.4:

Será que vc consegue entender o que pode estar dando errado? Segui a risca sua recomendação, inclusive a sequência de instalação dos pacotes.

Aguardo uma nova ajuda e agradeço a paciência!!!

é o seguinte pelo que entendi está reclamando pelo pacote libglib2.0-0 como dependência, então antes de instalar os três pacotes que vc baixou do getdeb abra um terminal e digite:

sudo apt-get --assume-yes install libglib2.0-0

só depois faça:

CitarPara instalar basta dar um clique duplo em cada um dos pacotes .deb baixados começando pelo pidgin-data, depois o libpurple0 e por fim o pidgin ok, é tem uma ordem de dependência entre eles.

Veja se isso resolve.

Aqui uso o pidgin 2.5.1 sem nenhum problema e instalei conforme indiquei. Verifiquei pelo Synaptic e o pacote libglib2.0-0 está instalado no meu sistema também, portanto veja se é só a falta dele que está atrapalhando a instalação do resto.

Jhonny Roger

digitei no terminal e segue abaixo a mensagem que apareceu e eu digiteu o autoremove:

roger@roger-pc:~$ sudo apt-get --assume-yes install libglib2.0-0
[sudo] password for roger:
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Reading state information... Pronto
libglib2.0-0 já é a versão mais nova.
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e não são mais necessários:
  libsm-dev libice-dev x11proto-kb-dev libxdmcp-dev pidgin-data xtrans-dev
  x11proto-core-dev libxt-dev x11proto-input-dev libxau-dev libx11-dev
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

Jhonny Roger

Apareceu esta mensagem quando cheguei ao passo 2 novamente:

* tcl8.4, tk8.4:

Consegue matar a xarada agora?

alarcon

Não sei mais o que lhe falar, eu apenas removi os pacotes pidgin, pidgin-data e libpurple0 originais, baixei os mesmos do getdeb e instalei, ficando o pidgin 2.5.1 instalado aqui e em perfeito uso.

Detalhe não tenho os pacotes tcl8.4 e tk8.4 instalados aqui, somente pigdin, pidigin-data, libpurple0 e o libglib2.0-0, portanto não é necessário para fazer o pidgin funcionar.