Problema conexão DHCP Speedstream 4200 no ubuntu 8.04

Iniciado por pghilardi, 10 de Outubro de 2008, 23:53

tópico anterior - próximo tópico

pghilardi

Pessoal,

Estou com problema em fazer funcionar uma conexão ADSL no ubuntu 8.04. Tenho um modem speedstream 4200 que está funcionando como roteador. Esse modem tá conectado no Windows XP. Tenho um notebook vostro 1310 que tem ubuntu e também windows xp. Se entro pelo windows xp no notebook tudo ótimo, a conexão funciona perfeitamente por dhcp. Se entro pelo ubuntu 8.04 não há jeito de fazer a conexão funcionar. No notebook com ubuntu a rede é reconhecida pois consigo acessar o meu PC com windows xp.

Ah, deixei as configurações automáticas no ubuntu: roaming mode (acho que é isso).

Usei o seguinte tutorial pra configurar meu modem como roteador no windows xp: http://www.burlar.org/tutorial-ensinando-a-rotear-e-abrir-portas-do-modem-speedstream-4200-e-5200-da-siemens/

Não entendo porque não funciona a internet no ubuntu... Não tenho muita experiência mas acredito que estou fazendo tudo certo, a não ser que tenha algo muito diferente a ser feito no ubuntu.

Era isso,
Abraços

clcampos

Acredito que seu problema é a falta de informação de DNS no roteador, assim o ubuntu e reconhece a rede, mas não navega na net.

Procure conferir, no roteador, as informações de DNS.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Glauco Hass

Uso o mesmo modem e não tenho problemas. Mesmo depois de colocar um roteador wireless pra ter o notebook via wireless e desktop via cabo, ambos como roaming, o speedstream 4200 nunca me incomodou com o Ubuntu. E só uso ele. Acho que vale a pena dar uma olhada no manual do modem, tem na internet pra download, caso precise.

pghilardi

Então gente, valeu pela ajuda dos que já responderam, mas o problema persiste.

Agora configurei no modem colocando os DNS da minha operadora (BrT/SC).

No ubuntu, pluguei o cabo de rede e obtive os seguintes dados em Connection Information (botão direito no ícone de conexão no topo da tela e depois clicar em Connection Information).

Interface: Ethernet (eth0)
Speed: 100
driver: r8168

IP: 10.0.0.2
Broadcast Adrss: 10.0.0.255
Subnet Mask: 255.255.255.0
Default route: 10.0.0.1
Primary DNS: 201.10.120.3
Secondary: 201.10.1.2
Hardware Adress: ***********

Novamente não funcionou =/
Esses DNS são realmente os da Brasil Telecom de SC?
Peguei eles do site openDNS.

Abraços,
Pedro

pghilardi

Gente, to achando que o problema está na minha placa de rede. Configurei a conexão por PPPOE. Novamente, windows funciona, ubuntu não.

No ubuntu estou usando o pppoeconf corretamente (pois já fiz isso funcionar em outro pc que tinha outra placa de rede). Agora não sei o que fazer =/

A placa de rede é uma REALTEK 8168. Tive que usar o script de um cara que disse que resolvia os problemas dela, mas não funcionou direito eu acho. Alguém sabe de algo que possa me ajudar?

Glauco Hass

Boa observação, mas se for isso mesmo não acho que seja problema da placa e sim no driver dela no Ubuntu. Coloque o resultado do comando lsmod em um arquivo de texto e coloque aqui pra gente ver, de repente podemos encontrar alguma coisa na internet sobre o assunto.

gony64

mas não creio que seja isto, pois como disse no seu windows voce navega.
de qualquer forma pode deixar estes abaixo pra sempre...

use estes dns, são do opendns....http://www.opendns.com/

primeiro   208.67.222.222
segundo  208.67.220.220

pghilardi

Gente,

PROBLEMA RESOLVIDO.
Acabei deixando os DNS automaticamente mesmo no modem mas a mudança que eu fiz foi a faixa de ips que utilizarei.
Ao invés de começar com 10.0.0.2 troquei para 192.168.254.1 a 192.168.254.254.

Só pode ter sido isso que resultou no funcionamento pois não mudei mais nada, nem cheguei a trocar os DNS.
Achei estranho...

Era isso,
Abraços

elvisricardo

:) Edita o topico e coloca como resolvido e outra sobre os DNS's os que voce esta usando são os da Brt de Rondonia eu sei porque, trampo em um provedor e foram esses que eles passaram para gente... passar para os clientes... mas se resolveu tudo bem !
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

Jontota

Pode dizer como vc fez isso ??

também estou com o mesmo problema !