Autor Tópico: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores  (Lida 10615 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Online: 10 de Outubro de 2008, 20:42 »

"A Canonical acaba de conseguir um apoio de peso. A Wikipedia anunciou que os cerca de 400 servidores utilizados para manter a enciclopédia livre no ar deixarão de usar como sistema operacional o Fedora e Red Hat e adotarão o Ubuntu em todas as máquinas."
Dori Prata, Meio Bit.

Ainda de acorco com Dori Prata, a Wikipédia recebe cerca de 10 bilhões de visitantes por mês, com picos de 50 mil visitantes por segundo. O que demonstra o tamanho da responsabilidade que a Canonical assume à partir desse momento, dando sustentação aos servidores de um dos sites mais visitados e populares do planeta, que passará a ser hospedado por computadores que rodam Ubuntu.

Sou um aficionado pela Wikipédia e pelo Ubuntu, e achei fora-de-série ver os dois convergirem dessa forma. Mais um passo em direção à usabilidade universal do S.O., que é conhecido por ser uma distro ideal para o desktop, mas que agora ganha força e uma parceira de peso no ambiente dos servidores.

Fonte (inclusive da imagem): Meio Bit
« Última modificação: 10 de Outubro de 2008, 20:56 por glaubergoncalves »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2008, 21:14 »
Uma grd notícia sim Glauber e faço das suas também as minhas palavras sobre o Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2008, 21:50 »
Que avanço!

O que me intriga é esta mudança tão radical, será que eles não estavam contentes com Red hat e Fedora?
Tomará que o Ubuntu dê conta do recado, e como dito, mostre que não é um SO somente para desktop.

 :)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2008, 21:59 »
Sorte que existe LTS.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2008, 02:08 »
Recebi isso no meu Liferea hoje à tarde, achei fantástica a notícia. :D
Isso dá moral, boa fama, referenda, whatever, mas serviços importantes e bastante acessados rodando em determinada plataforma chama a atenção das outras empresas.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 02:37 por Glauco Hass »

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2008, 11:17 »
Que avanço!

O que me intriga é esta mudança tão radical, será que eles não estavam contentes com Red hat e Fedora?
Tomará que o Ubuntu dê conta do recado, e como dito, mostre que não é um SO somente para desktop.

 :)

redHat: tenho um 9.0 (de 2002), a criatura consegue ser bem mais pesada que o Ubuntu atual. Isso que é de 2002.

Debian Like: Atualizar apenas com um sudo apt-get upgrade && sudo apt-get update, remotamente, via ssh... barbada. quer coisa mais fácil para manter um servidor ???
Isso só Debian e Ubuntu proporcionam (sei , sei.. tem os rpmfinds da vida..... tudo funciona, até começar a dar os 500 erros de dependencias e etceteras)
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2008, 16:11 »
Que avanço!

O que me intriga é esta mudança tão radical, será que eles não estavam contentes com Red hat e Fedora?
Tomará que o Ubuntu dê conta do recado, e como dito, mostre que não é um SO somente para desktop.

 :)

redHat: tenho um 9.0 (de 2002), a criatura consegue ser bem mais pesada que o Ubuntu atual. Isso que é de 2002.

Debian Like: Atualizar apenas com um sudo apt-get upgrade && sudo apt-get update, remotamente, via ssh... barbada. quer coisa mais fácil para manter um servidor ???
Isso só Debian e Ubuntu proporcionam (sei , sei.. tem os rpmfinds da vida..... tudo funciona, até começar a dar os 500 erros de dependencias e etceteras)
Carlos

Não querendo gerar um flame, mas com o Red Hat/Fedora é praticamente a mesma coisa, aliás pode-se resumir isso com apenas um único comando via SSH, e sem erros de dependência ou coisas do tipo.

yum update -y

Sobre a notícia, acho que servirá para dar maior credibilidade a Canonical no lucrativo mercado de servidores, embora ainda ache que as distros mais famosas ainda sejam superiores em facildade de configuração, instalação e manutenção.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2008, 16:18 »
Sem querer gerar flames também, já que é pra servidor pq eles não usam Debian?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2008, 17:00 »
Sem querer gerar flames também, já que é pra servidor pq eles não usam Debian?

Penso que a Canonical está fazendo um grande esforço para mostrar que o Ubuntu não é um sistema apenas para o desktop, mas também para os servidores. Essa parceria é um passo adiante neste sentido.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2008, 17:05 »
Eu acho que a Canonical deveria lançar versões a cada 6 meses para desk e 1 ano e 2 meses para server, pq eles poderiam se voltar mais para corrigir erros e falhas no server que fazer outra versão.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2008, 17:27 »
Eu acho que a Canonical deveria lançar versões a cada 6 meses para desk e 1 ano e 2 meses para server, pq eles poderiam se voltar mais para corrigir erros e falhas no server que fazer outra versão.

Tenho minhas dúvidas se esses lançamentos de 6 em 6 meses realmente atrapalham. A Canonical tem bala na agulha pra fazer as duas coisas, LTS tá aí pra isso.
Imagine a seguinte situação, alguém vai montar um servidor e vai escolher qual distro usar. Será que vale a pena pegar uma que está "parada no tempo" há um ano e meio? Veja nos últimos 2 anos quantas novidades em software o mundo da informática teve pra ficar com uma distro estagnada esse tempo todo. E colocar essas novidades em uma distro pode gerar certa instabilidade, a ponto de realmente testar tudo de novo e lançar uma versão nova.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2008, 18:02 »
Mas um servidor geralmente não tem tanta mobilidade para trocar o SO a cada 6 meses...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2008, 18:50 »
Sim, concordo com você nesse ponto, mas quem está montando um servidor hoje não precisa ficar sem o que teve de bom nos últimos meses, foi isso que eu quis dizer.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2008, 19:47 »
Sim, concordo com você nesse ponto, mas quem está montando um servidor hoje não precisa ficar sem o que teve de bom nos últimos meses, foi isso que eu quis dizer.

Concordo, e acho que a versão LTS pode servir até que ela perca suporte, ao menos em alguns casos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Wikipédia adotará Ubuntu como S.O. em todos os seus servidores
« Resposta #14 Online: 12 de Outubro de 2008, 20:32 »
Concordo, e acho que a versão LTS pode servir até que ela perca suporte, ao menos em alguns casos.
Instalada em seus servidores a versão 8.04 LTS, haverá suporte pelo menos até Abril de 2013. Na prática, serão feitos apenas 2 upgrades por década... ;)