Autor Tópico: Como instalar o ubuntu numa partição NTFS??[+dual boot]  (Lida 13828 vezes)

Offline skynightfire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Como instalar o ubuntu numa partição NTFS??[+dual boot]
« Online: 08 de Outubro de 2008, 13:41 »
Olá galera esse é o meu primeiro post,mais vamos a minha duvida :D .Sou noob no q se resume ao universo ubuntu,tenho um certo conheçimento com o YDL(YELLOW DOG LINUX) esse OS eu tenho instalado no PS3(usei o fedora primeiro),tbm ja tinha usado o ubuntu 1 vez no PS3 ,no caso a versão LIVE e gostei bastante.

Então pensei em instalar no meu laptop,só q aew veio a dor de cabeça(talvez naum pra voces ;D),vou explicar meu HD é de 80GB eu particionei ele em 3 partes,no caso eu gostaria de instalar o ubuntu na terceira (ultima) partição,ela possui 15GB,eu keria q alguem me desse umas dicas aew,pq naum kero perder nada na primeira partição (winxp),lembrando q nessa terceira partição eu o vista esta instalado :-X

Se alguem puder me indicar um tutorial ou me explicar fikrei eternamente grato!!!

Um abraço a todos e desde ja agredeçido pela atenção!!!

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu numa partição NTFS??[+dual boot]
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2008, 13:48 »
??? ??? ???   ???

Você quer instalar o ubuntu em uma partição de 15gb que já esta com o win vista instalado ??

Só repondendo a sua questão o ubuntu não roda em partições NTFS.

Por favor seja mais direto e coerente na sua dúvida!

Offline skynightfire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu numa partição NTFS??[+dual boot]
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2008, 19:09 »
Eu tenho 3 partições,a primeira com xp,a segunda para backups e a terceira com o windows vista.

Eu keria instalar o ubuntu na terceira partição q esta o vista (q possui 15GB).

Eu sei q o ubuntu nao instala em partição NTFS,mais na instalação tem a opção "MANUAL",é atravez dessa q eu gostaria de saber como particionar essa partição de 15GB para instalar o ubuntu!!!

Obrigado pela atenção ^^

Offline jap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu numa partição NTFS??[+dual boot]
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2008, 23:12 »
Não precisa particionar se esta partição já existe e você não quer mais usar o Vista. Como você disse, vá na opção de particionamento Manual, aí vão aparecer as partições. Selecione esta de 15 GB e vá em Editar Partição. Aí é só escolher o tipo de sistema de arquivos que você deseja para o Linux, selecionar Formatar e escolher o ponto de montagem do sistema. Vai ser formatada somente essa partição com o sistema de arquivos Linux que você escolheu. Seria bom uma quarta partição de 1 GB para colocar como swap.

Offline skynightfire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu numa partição NTFS??[+dual boot]
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2008, 10:50 »
Não precisa particionar se esta partição já existe e você não quer mais usar o Vista. Como você disse, vá na opção de particionamento Manual, aí vão aparecer as partições. Selecione esta de 15 GB e vá em Editar Partição. Aí é só escolher o tipo de sistema de arquivos que você deseja para o Linux, selecionar Formatar e escolher o ponto de montagem do sistema. Vai ser formatada somente essa partição com o sistema de arquivos Linux que você escolheu. Seria bom uma quarta partição de 1 GB para colocar como swap.


Então eu fiz o seguinte ,peguei essa partição de 15GB e dividir em duas a primeira com 13800MB(para o ubuntu) e a outra de 2GB (para SWAP),eu formatei a paratição de 13GB com "ext3" ,sobre a parte de "ponto de montagem do sistema" eu nao sei o q coloca,daí eu coloquei /BOOT(ja q tem varias opções),a segunda partição de 2GB eu formatei para SWAP.

Daí quando eu colokei em avançar deu essa mensagem: "Nenhum sistema de arquivo do raiz" (nenhum sistema de arquivos raiz foi definido. Por favor,corrija essa situação a partir do menu de particionamento),entaum o q estou fazendo errado?

E vlw mesmo pela atenção brother!!!

Edit: meu laptop só tem 1GB de memoria,vc me recomenda colok 2GB para SWAP ou 1GB??
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 10:56 por skynightfire »

Offline jap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu numa partição NTFS??[+dual boot]
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:00 »
Para nao aparecer esta mensagem voce tem que colocar o ponto de montagem como "/", que eh o sistema raiz de arquivos.
Quanto a swap depende do que voce vai querer fazer com seu laptop, de uma modo geral recomenda-se que essa memória possua 2 vezes o tamanho da memória RAM do sistema.

Voce ja deve saber mas mesmo assim vou dizer: a partiçao swap é uma memória virtual, utilizada pelo Linux quando não existe mais memória disponível no sistema. Eh como se fosse a memoria virtual do Windows, um arquivo de paginaçao no hd.

Veja abaixo o texto retirado do comunidade linux brasil:

"Swapping ou Paging (Paginação)?
É comum a confusão entre estes dois termos.
O Swapping consiste em, quando necessário, mover o processo inteiro para a memória virtual, o que causa uma perda de performance, pois quando está "em espera" o processo fica totalmente na Memória Virtual e quando estiver para ser executado será totalmente carregado na Memória RAM.
Já o Paging (Paginação) foi introduzido como uma otimização para o swapping, onde apenas as partes ("pages", páginas) menos utilizadas do processo são movidas para a Memória Virtual, assim quando um processo é executado, apenas essas partes do processo são movidas, diminuindo a troca de dados entre a Memória RAM e a Memória Virtual.
As primeiras versões do Unix System V (conhecidos também como SysV) funcionavam apenas com o swapping. Posteriormente (a partir do release 2.0, aparentemente) foi implementado o paging ao Unix System V.
Os sistemas operacionais atuais não utilizam o processo de swap, apenas o Paging, mas é comum que se utilize apenas o termo Swapping (ou Swap) para a definição deste processo, sem a separação entre Paging e Swapping, tratando-os pelo mesmo nome, exceto quando se está estudando estes processos de maneira específica."

Offline skynightfire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu numa partição NTFS??[+dual boot]
« Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:15 »
Para nao aparecer esta mensagem voce tem que colocar o ponto de montagem como "/", que eh o sistema raiz de arquivos.
Quanto a swap depende do que voce vai querer fazer com seu laptop, de uma modo geral recomenda-se que essa memória possua 2 vezes o tamanho da memória RAM do sistema.

Voce ja deve saber mas mesmo assim vou dizer: a partiçao swap é uma memória virtual, utilizada pelo Linux quando não existe mais memória disponível no sistema. Eh como se fosse a memoria virtual do Windows, um arquivo de paginaçao no hd.

Veja abaixo o texto retirado do comunidade linux brasil:

"Swapping ou Paging (Paginação)?
É comum a confusão entre estes dois termos.
O Swapping consiste em, quando necessário, mover o processo inteiro para a memória virtual, o que causa uma perda de performance, pois quando está "em espera" o processo fica totalmente na Memória Virtual e quando estiver para ser executado será totalmente carregado na Memória RAM.
Já o Paging (Paginação) foi introduzido como uma otimização para o swapping, onde apenas as partes ("pages", páginas) menos utilizadas do processo são movidas para a Memória Virtual, assim quando um processo é executado, apenas essas partes do processo são movidas, diminuindo a troca de dados entre a Memória RAM e a Memória Virtual.
As primeiras versões do Unix System V (conhecidos também como SysV) funcionavam apenas com o swapping. Posteriormente (a partir do release 2.0, aparentemente) foi implementado o paging ao Unix System V.
Os sistemas operacionais atuais não utilizam o processo de swap, apenas o Paging, mas é comum que se utilize apenas o termo Swapping (ou Swap) para a definição deste processo, sem a separação entre Paging e Swapping, tratando-os pelo mesmo nome, exceto quando se está estudando estes processos de maneira específica."

JAP muito obrigado pela atenção,da sua parte e de todos q me ajudaram...eu conseguir GRAÇAS a DEUS ;D

UM ABRAÇO!!!