Quando tem essa mensagem "protegido contra gravação" nem sempre é virus!!!
Pode ser a tabela de partições corrompida!
Tente escanear com o antivirus ClamAV, pois EU, sinceramente, não confio no "resultado" dos outros antivirus pagos... Sempre vai ter um aviso de virus que voce nunca saberá se é verdade!
Voltando ao assunto... Se o ClamAV não disser que tem virus, é porque dificilmente TEM virus...
Existe um LiveCD do Gparted que voce nem precisa instalar...
Eu aconselho utilizar esse CD do GParted para "consertar" a tebela de partições...
Se voce tiver paciencia pra ler um pouco sobre os comandos cfdisk ou mesmo o fdisk no terminal, pode ser ainda melhor o seu resultado.
O que ocorre: Quando retiramos o pendrive da porta USB sem "remover com segurança" (win) ou "desmontar" (linux), PODEMOS danificar um arquivo essencial para qualquer dispositivo de armazenamento: a "tabela de partições".
A tabela de partições é um arquivo localizado "bem no início" do dispositivo (pen-drive / disquete / CD / HD ...). Este arquivo é responsável por dizer ao seu sistema que parte do HD está livre ou ocupada. É como um controle na porta de um estacionamento... Este controle tem um "mapa" e indica onde existe espaço vago ou ocupado.
Se este arquivo for danificado, os dados continuam lá.... Voce pode até os enxergar... mas como o sistema fica sem saber onde pode ou não pode salvar dados, ele simplesmente diz que o dispositivo está protegido contra gravação...
Se fosse virus mesmo, voce formataria sem problemas!
Para consertar sem perder os dados:
1. LEIA MUITO SOBRE PARTICIONAMENTO...
2. Acesse um desses utilitários de particionamento (o Gparted é o mais fácil para iniciantes)...
3. Delete as partições existentes...
4. Crie novamente a mesma partição no mesmo início e no mesmo fim..
OBS: Se existir apenas uma partição, mais fácil pois o início e fim dela será no mesmo lugar... Se existirem mais de uma partição tome um cuidado maior: Antes de deletar, anote o tipo de partição e o tamanho exato... delete... crie imediatamente a nova partição lembrando o tipo e o tamanho exato que será o espaço livre deixado pela partição antiga... só então delete outra... e crie a nova...
5. mande aplicar...
OBS: NORMALMENTE essa aplicação afeta apenas o arquivo "tabela de partições"... os dados NORMALMENTE ficam no mesmo lugar. A não ser que nessa criada de partições, voce bobeie e coloque o inicio de uma partição num lugar diferente, o que pode cobrir algum dado...
OBS: Esse tipo de procedimento é preferível fazer com cfdisk ou o fdisk (esse último é um pouco mais complicado - mas é muito satisfatório seu resultado)
Se voce tiver dados muito importantes, leia muito sobre o fdisk.
O Gparted é gráfico, visualmente mais fácil, mas pode apagar seus dados...
Essas aplicações criarão a NOVA tabela de partições... Com uma tabela de partições inteira indicando corretamente cada espaço vago e ocupado, qualquer sistema poderá acessar seu pendrive!!