Autor Tópico: Formatando Pen Drive no Ubuntu  (Lida 36669 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Online: 14 de Dezembro de 2007, 10:45 »
Não me responsabilizo por perdas ou danos causados pelo uso ou mal uso deste tutorial que criei, use por sua conta e risco

Bom galera, eu tive dificuldade no começo pra achar como formatar meu Pen Drive no Ubuntu/GNU/Linux, vasculhei a net e encontrei muito poucos resultados, então acho que seria legal compartilhar o que aprendi.


Formatando o Pen Drive pela Interface Gráfica

ATENÇÃO: Muito cuidado com todos os passos à seguir, pois um único descuido sequer você pode perder o sistema.

 - Instale o programa qParted.
 - Insira o Pen Drive no PC.
 - Abra o gParted.
 - No canto superior direito da janela do gParted vai ter algo parecido com /dev/hda (77,32 GB) (isso é o seu HD atual, que pode variar de tamanho e ID de dispositivo conforme a máquina de cada um), clique na seta do lado direito desse item, e escolha o Pen Drive, que pode ser algo como /dev/sda1 ou /dev/sdb1 (isso varia de sistema pra sistema). Pronto, agora você já escolheu o seu Pen Drive.
 - Agora clique com o botão direito do mouse em cima de /dev/sda1 (ou /dev/sdb1 ou o ID correspondente do dispositivo [Pen Drive] no seu sistema),
 - Clique em desmontar.
 - Clique novamente com o botão direito do mouse em cima de /dev/sda1 (ou /dev/sdb1 ou o ID correspondente do dispositivo [Pen Drive] no seu sistema).
 - Escoilha "Formatar para" e escolha o sistema de arquivos que deseje que o Pen Drive seja formatado, eu recomendo altamente utilizar o sistema de arquivos FAT32, pois é compatível tanto com Linux quando com Windows™.

Caso quando você instalar o gParted ele não criar um atalho para o Menu, faça o seguinte:

 - Clique com o botão direito do mouse em Aplicações e escolha Editar Menus.
 - Clique em Acessórios.
 - Clique em + Novo Item .
 - Preencha da seguinte forma:

Tipo: Aplicação
Nome: gParted
Comando:
gksu gparted
Comentário: Particionador de discos

Para o ícone do gParted, ele geralmente se encontra nesse caminho: /usr/share/pixmaps/gparted.png

É necessário o comando gksu para dar permissão de superusuário (root) ao programa, para que ele inicie, mas tome cuidado com o gParted, preste muita atenção em cada detalhe e faça tudo com calma para não correr o risco de perder o seu sistema.


Formatando o Pen Drive em modo Texto

- Insira o Pen Drive.
- Agora desmonte-o, mas o mantenha plugado no PC, pois para formatar, a media tem que estar desmontada.
- Abra o terminal e digite:

Você tem basicamente duas opções de formatações (existem outras, mas as que considero mais fáceis e úteis de usar são somente essas)

Use o comando sudo mount -l para descobrir o nome do dispositivo e o local onde o dispositivo foi montado no sistema, mude a localilzação de onde foi montado os dispositivos nos comandos abaixo de acordo onde o seu dispositivo foi montado.


Formatando o Pen Drive em FAT32

Código: [Selecionar]
mkfs.vfat -v /dev/sda1Isso irá formatar o Pen Drive em Fat32, o que é o mais indicado, pois mesmo que você use somente Linux na sua casa, você pode querer levar arquivos para uma "desafortunado" amigo que usa o Windows™...


Formatando o Pen Drive em ext3

Código: [Selecionar]
mkfs.ext3 -v /dev/sda1Isso formatará o Pen Drive em ext3 (e criará uma pasta chamada lost+found dentro do Pen Drive).
Mas isso quer dizer que o Windows™ não enxergará esse tipo de sistema de arquivos...



Criando uma atalho gráfico para formatação do Pen Drive


Isso é para automatizar todo o processo de formatação do Pen Drive, colocando no Painel do GNOME (no KDE, XFC, E17 e afins eu não testei, mas é só seguir a lógica que deve dar pra criar uma atalho também)


Para formatar em FAT32:

 - Clique com o botão direito do Mouse no Painel e escolha + Adinionar ao Painel..

 - Clique em Lançador de Aplicativos Personalizados

   Tipo: Aplicação
   Nome: Formatador de Pen Drive
   Comando: mkfs.vfat -v /dev/sda1
   Comentário: Formatador de Pen Drive em FAT32

 - Agora é só escolher uma ícone legal e clicar em OK. Eu uso o ícone /usr/share/icons/gnome/scalable/devices/media-flash.svg


Para formatar em ext3

 - Clique com o botão direito do Mouse no Painel e escolha + Adicionar ao Painel..

 - Clique em Lançador de Aplicativos Personalizados

    Tipo: Aplicação
    Nome: Formatador de Pen Drive
    Comando: mkfs.ext3 -v /dev/sda1
    Comentário: Formatador de Pen Drive em ext3

 - Agora é só escolher uma ícone legal e clicar em OK. Eu uso o ícone /usr/share/icons/gnome/scalable/devices/media-flash.svg


Fontes:


http://br-net.org/post/formatando-o-pendrive-no-linux
http://ubuntupedia.info/index.php/Formatar_uma_pen_usb#Formatar_a_Pen
http://groups.google.com/group/linux.debian.user.portuguese/browse_thread/thread/1a33b673f13ca383
http://www.guiadohardware.net/comunidade/formatar/700352/
http://under-linux.org/forums/adm-em-geral/88539-formatar-meu-pen-drive-mkfs-vfat.html


Este e muitos outros tutoriais, artigos, dicas e truques também estão disponíveis no meu Blog - http://kernel-script.blogspot.com/


Agradecimento:


Ribeirão - Por insistir que eu testasse o gParted X^D Valeu mesmo, muito intuitivo e prátio (e perigoso também hehehe).

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 19 de MAR?O de 2008, 17:50 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Formatando Pen Drives no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2007, 21:49 »
Bom, muito boa a sua iniciativa brother mais tenho uma opçao mais intuitiva que é instalar o Gparted ou o Qtparted. Com qualquer um desses programas voce faz essa formataçao em ext3, ext2, fat32, etc de forma grafica e sem muita complicação. Para iniciantes é um otima opçao, sendo que vale a pena prestar muita atençao no que voce esta fazendo pois se optar por uma das partiçoes  so seu sistema pode por tudo a perder. Mas no geral é muito simples e pratico, sendo que antes de formatar ele ainda te pergunta se é isso mesmo que voce quer fazer, e mostra a partiçao que ira ser formatada. Usem com precauçao e atençao, pois como disse nosso amigo, nao me responsabilizo por eventuais erros na utilizaçao do mesmo, portanto, usem por conta e risco.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Formatando Pen Drives no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2007, 00:12 »
Bom, muito boa a sua iniciativa brother mais tenho uma opçao mais intuitiva que é instalar o Gparted ou o Qtparted. Com qualquer um desses programas voce faz essa formataçao em ext3, ext2, fat32, etc de forma grafica e sem muita complicação. Para iniciantes é um otima opçao, sendo que vale a pena prestar muita atençao no que voce esta fazendo pois se optar por uma das partiçoes  so seu sistema pode por tudo a perder. Mas no geral é muito simples e pratico, sendo que antes de formatar ele ainda te pergunta se é isso mesmo que voce quer fazer, e mostra a partiçao que ira ser formatada. Usem com precauçao e atençao, pois como disse nosso amigo, nao me responsabilizo por eventuais erros na utilizaçao do mesmo, portanto, usem por conta e risco.


Sim claro Ribeirão, eu tenho uma virtude de sempre postar uma dica ensinando com comandos e interface gráfica quando esta esteja disponível, só que eu não consegui usar o gParted com meu Pen Drive, simplesmente não reconheceu.

Você sabe se tem alguma configuração extra no gParted pra reconhecer o Pen Drive?

Só não o recomendei na dica (o gParted) por esse motivo, não funcionou comigo.

Abraço e até mais.

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Formatando Pen Drives no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2007, 13:51 »
Bom amigo Kernel Script uso o Kubuntu e nele tenho o Qtparted e nunca tive problema nenhum com relaçao ao Pendrive. Como o padrao do Ubuntu é o Gparted, que por sinal é todo em portugues, diferente do Qtparted acho que ele é ainda mais facil.
É tudo muito intuitivo e fácil, não tem complicação.
Ah! e não foi preciso configurar nada. É só espetar o Pendrive e abrir o Qtparted e fazer o que quiser.
Nao consegui postar a figura da minha janela do Qtparted nesta mensagem, ainda sou fraco no forum, mas nao tem erro nao irmao é isso que postei.
E lembre-se, na verdade quem ganha com todas essas informaçoes que postamos sao os usuarios iniciantes que tem dificuldades.
Um abraço a todos.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2007, 13:57 por Ribeirão »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Formatando Pen Drives no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:16 »

Bom amigo Kernel Script uso o Kubuntu e nele tenho o Qtparted e nunca tive problema nenhum com relaçao ao Pendrive. Como o padrao do Ubuntu é o Gparted, que por sinal é todo em portugues, diferente do Qtparted acho que ele é ainda mais facil.
É tudo muito intuitivo e fácil, não tem complicação.
Ah! e não foi preciso configurar nada. É só espetar o Pendrive e abrir o Qtparted e fazer o que quiser.
Nao consegui postar a figura da minha janela do Qtparted nesta mensagem, ainda sou fraco no forum, mas nao tem erro nao irmao é isso que postei.
Ah! vale lembrar que apos abrir o Qtparted ou Gparted voce deve clicar no item correspondente ao pendrive  no lado esquerdo que deve aparecer como /dev/sda, logo abaixo do seu Hd que pode estar /dev/hda, conforme sua configuraçao de maquina.
E lembre-se, na verdade quem ganha com todas essas informaçoes que postamos sao os usuarios iniciantes que tem dificuldades.
Um abraço a todos.

Olá Ribeirão, você postou uma mesagem duplicada X^D clique em Editar no canto superior direito da sua mensagem para edita-la, e apague a mensagem dublicada, não tenho certeza, mas acho que é contra as regras deste fórum, não tenho certeza, então dê uma olhada nas regras.

Se quiser, coloque por exemplo:



Edit:

*Mensagem complementar

Abaixo da mesagem original para sinalizar que a mesma foi editada.



Sobre o gParted, eu sei tudo isso que você falou, já usei muito o gParted, e como eu disse, eu procuro sempre postar uma dica ensinando à usar tanto no modo texto quanto no modo gráfico, mas o problema é que comigo não funciona formatar pelo gParted, então optei por não postar algo que não testei, entende? Vou testar o gParted agora que estou de volta ao Feisty e se não der vou tentar o QParted.

O QParted tem interface KDE? Ou QT?



Edit #2:

Realmente Ribeirão, eu não havia notado a opção de mudar de dispositivo, então agora acho que consegui completar o tuto :)
Obrigado pelo toque ;)
Graças a sua insistência eu acabei olhando melhor o gParted e descobri que eu não havia percebido que dava pra mudar de dispositivo X^D faz tempo que não uso ele e nunca precisei mudar de dispositivo, mas agora tá tudo certo.

Valeu, abraço e até mais.

warlockpi

  • Visitante
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2007, 23:23 »
Ok, cara, obrigado pela ajuda, estava precisando de algumas informações...

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2007, 00:00 »
Amigo Script fico feliz por voce ter identificado o que eu queria lhe mostrar. Fico mais feliz ainda por saber que voce teve essa iniciativa de criar este topico e, tanto de modo grafico como modo texto, sabemos que isso servira de guia para os iniciantes que tem dificuldades em executar esta tarefa no linux.
Um abraço brother e parabens pelo topico.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2007, 00:06 »
Amigo Script fico feliz por voce ter identificado o que eu queria lhe mostrar. Fico mais feliz ainda por saber que voce teve essa iniciativa de criar este topico e, tanto de modo grafico como modo texto, sabemos que isso servira de guia para os iniciantes que tem dificuldades em executar esta tarefa no linux.
Um abraço brother e parabens pelo topico.

Obrigado cara! :D
Obrigado pelo apoio :)


Abraço e até mais.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2007, 00:08 por kErNeL_sCrIpT »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 21:46 »
Parabéns, Kernel, pela citação desta dica no "Planeta" de hoje.

Continue assim (ajudando a comunidade).

Abraço.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2008, 21:47 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 23:25 »
Parabéns, Kernel, pela citação desta dica no "Planeta" de hoje.

Continue assim (ajudando a comunidade).

Abraço.

Po que legal :) Que bom que o tutorial está sendo útil :)
Muito obrigado pelo apoio pinduvoz :)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 15 de MAR?O de 2008, 05:19 »
Parabens kernel_script!
Esse artigo era mesmo o que eu precisava!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 15 de MAR?O de 2008, 14:41 »
Parabens kernel_script!
Esse artigo era mesmo o que eu precisava!

Fico muito feliz cara, obrigado pela força! :)

Offline alanpeixe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
  • Aptenodytes forever!
    • Ver perfil
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 18 de MAR?O de 2008, 22:44 »
Muito util para mim.valeusss

Livre por necessidade, linux por opção!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 19 de MAR?O de 2008, 17:47 »
Muito util para mim.valeusss

Tamos ae :)
Obrigado pelo apoio :)

Offline Navarro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Formatando Pen Drive no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2008, 13:48 »
valeu sua orientaçao. consegui resgatar meu pen drive. agora estou aas voltas eh com meu amsn que nao quer abrir, quando abre congela e qualquer operaçao ele simplesmente se transforma em uma tela branca  e pronto. se puder me orientar, agradeceria
hotnego@hotmail.com
nego navarro