Autor Tópico: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!  (Lida 21022 vezes)

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #30 Online: 20 de Agosto de 2006, 13:35 »
Existem usuários e USUÁRIOS, e ainda UsUáRiOs. Quando existiam os CPD's, em 1995, trabalhei na implantação de sistemas numa grande empresa em Caxias do Sul (RS). Naquela época, havia apenas 02 computadores na empresa com Windows 3.11. Passamos um final de semana inteiro instalando 50 computadores, com Windows e emulador terminal para acessar o sistema que também estávamos implantando, cuja arquitetura era baseada em HP-UX. Na segunda-feira, surpresa!!! Pessoas que nunca tinham se quer visto um computador, estavam frente-a-frente com um. Alguns nem sabia apertar no botão "ligar", outras passavam longe da máquina....

Só quem passa por isso, tanto para quem está treinando os "novos usuários", quanto quem está sendo treinado, pode afirmar literalmente que existem vários tipos de usuários. Por incrível que pareça, havia colegas que tinham medo da máquina, medo do computador. Existam os mais interessados, que compraram livros, faziam perguntas, etc. Existiam também, os que eram contra! Achavam que a nova tecnologia, os computadores, iriam tirar seus empregos... etc... Enfim, são histórias antigas, que aconteceram não só naquela empresa, mas em grande parte das empresas nos anos 90.

Hoje vivemos um momento diferente. Todos sabem que informática é conhecimento básico, seja para a conquista de um emprego, seja para conversar com o amigo pelo MSN ou Skype, seja para jogar, seja apenas para navegar pela internet. O ser que não tem noção nenhuma de como operar um computador por ser considerado analfabeto. E isso é muito grave!

Porém, os "novos usuários" de hoje, têm maior conhecimento do que os de ontem. Por isso, embora as espectativas em relação a utilização do sistema operacional sejam diferentes, no mínimo há que saber o que é um periférico (impressora, mouse etc). Isso independe de qual plataforma se esteja utilizando. Não é necessário saber o que é um Kernel, como se compila e blá blá blá. Mas é fundamental saber ligar o computador!!!! E os "novos usuários" de hoje sabem fazer muito mais que isso.

Migrei muito recentemente para o GNU/Linux, e fui motivado pela "onda Ubuntu". Hoje sou um grande divulgador do sistema operacional. Tenho feito um esforço de convencer as pessoas que têm medo de migrar, para migrarem, porque percebo que todos saímos ganhando com isso. Minhas argumentações são baseadas no que pude perceber quando instalei pela primeira vez o Ubuntu em minha máquina: todos os periféricos foram identificados automaticamente!!!! Esse é o maior medo do novo usuário, e nisso o Ubuntu tem se saído na frente de muitas distribuições. Precisamos estar atentos a isso, não julgar quem não sabe nada, mas ajudar. Queremos que o Linux seja o SO do futuro, mas isso, depende de nós ajudar as pessoas que tem dificuldades. Eu acredito que cada vez mais o Linux será mais interativo, e isso é ótimo, porque atinge maior número de usuário, sem esquecer daqueles, que como eu e talvez, você, adora re-compilar o Kernel toda hora, testar distros, etc etc etc....

Interessante o debate, e me fez ampliar muito minha compreensão sobre esse novo momento que estamos vivendo no mundo da informática! Que bom é fazer parte dessa história!!!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2006, 13:40 por joao.zanella »
O conhecimento amplia a vida.

Offline Oswaldo Ariede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • Hardshadow
    • Ver perfil
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #31 Online: 21 de Agosto de 2006, 11:42 »
bem então... o linux requer conhecimento... e ele não é e nunca será feito para o usuário final... ??? não, não concordo !!! só que as vezes falta um pouco de bom senso, aos que se acham o "dono da cocada preta !!!" pq senhores lebro vcs de uma coisa... o fato de vc dominar um S.O..

Não os faz melhor que ninguém !!! O conhecimento só é benéfico quando compartilhado e usado para ajudar a quem precisa !!! Se vc esta aprendendo qualquer coisa que seja vizando apenas o seu próprio benefício vc está no lugar errado.... Eu acho que o exemplo do carro como "status" foi bem usado, se vc tiver um carro velho, vc não vale nada.... se vc tiver uma ferrari vc é o senhor da verdade??? acho que não... pois vc pode ser um perfeito idiota e ter uma ferrari... da mesma forma vc pode ser um perfeito idiota e dominar um S.O. vc aprendeu é egoísta e não compartilha seu conhecimento... de certa forma isso não te faz melhor mas sim o faz mais ignorante... isso porque vc está privando outras pessoas de acrescentar algo de novo, algo que alguém nunca havia pensado antes, e privando de melhorias o próprio S.O., e isso pode gerar uma demora muito maior em seu desenvolvimento, prejudicando milhões de usuários.... que podem ser "mulas", "burros" etc...

ao meu ver ninguém é burro... pois esta é uma palavra muito forte, pois de um "burro" pode repentinamente surgir alguma idéia brilhante... ai a burrice foi para onde???? vc pode ser péssimo em informática, mas vc é um ótimo escritor, vc usa o S.O. como ferramenta, para criar isso te faz menos inteligente, do que o fera em linux??? acho que não... muito cuidado... não temos o direito de julgar a sabedoria de ninguém...

De mais um usuário "novato" do linux Ubuntu, que graças aos amigos compartilhadores de conhecimento deste forum, conseguiu migrar para o Ubuntu, e consegue fazer TUDO o que conseguia fazer no RU-windows e com o UBUNTU diga-se de passagem muito melhor !!!

abraços a todos




Offline minerouai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #32 Online: 22 de Agosto de 2006, 22:09 »
galera, pode parecer a coisa mais idiota do mundo, bom na verdade é, mas alguem pode me explicar como coloca a imagem do utilizador aqui no forum? agradeço, desde já..

Offline minerouai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #33 Online: 22 de Agosto de 2006, 22:21 »
opa... foi.... valeu...

Offline Marcio Nogueira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #34 Online: 25 de Agosto de 2006, 13:32 »
Atualmente, tomei a decisão de migrar definitivamente para o LINUX. A distribuição que escolhi depois de utilizar várias outras tais como:Red Hat, Suse, Conectiva, Fedora,  foi o Ubuntu. Simplesmente pelo fato de ser um sistema estável, robusto e seguro. Outro ponto que pesei foi o fato do Ubuntu ser baseado no Debian, uma das distribuições mais respeitadas no mundo LINUX.
Meu primeiro contato como o Ubuntu foi muito amigável, sendo uma experiência bastante agradável.

Um abraço a comunidade Ubuntu,

Marcio Nogueira

Offline Peter Parker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • O destino é inexorável.
    • Ver perfil
    • Kernel Panic!
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #35 Online: 25 de Agosto de 2006, 23:28 »
Pessoal, que texto hein? Muito bom mesmo. O que diz é verdade (que usuários experientes de linux não tem paciência com usuários novatos), mas, por outro lado, existem os novatos que querem de qualquer maneira que o linux seja igual o windows, seja porque eles querem "facilidade" acima de tudo ou porque preferem o "jeito" windows, e mesmo que você fale: "Igual não dá, mas tem essa outra maneira aqui que é semelhante..." eles batem na mesma tecla toda hora: "Se não for igual eu não quero!" e, cá entre nós, isso é um saco.

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #36 Online: 27 de Agosto de 2006, 06:58 »
(offtopic) = (fora do tema)
pessoal, aqui não é orkut... leiam o que o primeiro escreveu e minimamente o que os outros, para depois deixar seu comentário...
as três respostas anteriores à do Peter Parker são totalmente fora do tema...
 :-\
a sim
e seguindo a linha do peter (e de outros que já citaram, que muitas vezes o iniciante é que tem uma abordagem fora da linha de pensamento do Linux/GNU/SLCA (softwares livres) o que irrita alguns usoários avançados)  fica o link (já postado na seção "café com ubuntu") http://antibit.net/O_Linux_Nao_Eh_O_Windows.html
« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 07:07 por gansinho »