Autor Tópico: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!  (Lida 20900 vezes)

Yuran

  • Visitante
Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #15 Online: 31 de MAR?O de 2006, 18:35 »
Esse tipo de atitude somente pode ser definido como ignorancia, medo e alienação, qualquer um em qualquer situação e posição pode ser afetado por isso, relevar e reconhecer que passou do ponto e se tornou um cara nojento isso sim eh que eh ter carater, os caras que agem dessa forma tendem a se tornar o que os filosofos denominam como "ilhas humanas".
O Ubuntu eh voltado para comunidade, o cabra que quiser deixar os outros de lado e se por num pedestal que va procurar outro lugar, aqueles que sempre chegarem pedido ajuda, aqui seram sempre bem recebidos e se puder terao suas duvidas sanadas dentro do que for possivel e viavel.
Ignorar os outros, nao soh iniciantes eh ignorar o que vc ja foi um dia.


Abraços!

Offline ooboontoo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • http://henriqueamiranda.googlepages.com
Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #16 Online: 05 de Abril de 2006, 17:55 »
Concordo com aqueles que defendem a "ignorância" dos inexperientes. Um dia nós fomos estes "ignorantes" presos ao Windows e Cia. Vale ressaltar que o conceito de software livre, não nasceu do "de graça" mas sim do "eu posso melhorar isto aqui". Por isso devemos entender que a mudança são se restringe a instalação de um distribuição porque não é "piratão" e sim a flexibilidade e o ambiente colaborativo. Veja: o GNU/Linux surgiu da necessidade de personalização,  flexibilização e liberdade para tal, justamente por pessoas altamente técnicas que queriam algo mais do que " Welcome to Microsoft Windows". Por ter nascido em plataforma corporativa UNIX, sabemos que a exigência para sua operação não é tão afável quanto as "janelas". Ainda há muito a melhorar em termos de usabilidade para usuário desktop, então vamos apoiar aqueles que querem estas melhoras.
Ubuntu: caminho para a expressão autônoma.

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #17 Online: 02 de Maio de 2006, 03:23 »
Na ponta o Linux e na outra o Windows.

Complexidade x Facilidade. Desculpem-me mas é isso ai. No fundo é isso que o texto lá do alto relata.

O Linux é um sistema feito por hackers, desenvolvido por uma casta de pessoas realmente inteligentes e capazes de solucionar problemas usando o raciocínio a massa cinzenta.
Com o tempo ele foi se adaptando, porque não dizer, melhorando, aperfeiçoando mais e mais e hoje esta onde está.
Lembro-me de algumas versõe do linux um pouco antigas onde a parte gráfica engatinhava, e hoje vemos o Linux, rodando games pesados em emulação. Fora a flexibilidade de um sistema operacional de fazer inveja a muitos outros, tudo isso graças a vontade da comunidade em fazer algo realmente que reponda aos anseios de seus fundadores, os hackers.

O Windows, na contra mão, acredito, foi por outro caminho o da maquiagem bem desenvolvida, com uma facilidade absurda em utilização e realmente torna-lo o mais atraente a usuários iniciantes na informática. E nesta parte ele tem se desenvolvido bastante. Apesar de ter por si uma grande quantidade de codigo fonte, muito dele, com vários bugs, e estes nos são revelados, nas brechas de segurança e instabilidade so sistema, pois quem nunca já viu uma tela azul bem famosa do windows? Acho que todo mundo. Mas a verdade é que ele é fácil, prático, que termina sendo simples. E é simplicidade, facilidade que o usuário quer, quer usar e pronto, resolver seu problema e pronto. Isso, falo da grande maioria, se é fazer um texto, imprimir um documento, passar um email, conversar na internet, etc, ele, o usuário quer facilidade, quer tudo a mão e nesse ponto o Linux ainda ta um pouco distante. Além de uma super estrutura de marketing e etc e tal, o windows realmente decolou feito um foguete, afinal, gera renda, gera muita muita grana. Mas é fácil. E por se fácil e oferece "quase tudo a mão" as pessoas escolhem ele ao invés de sistemas complexos e as vezes, muito melhores, seguros, etc e tal.

Mas lembrem-se por trás das telas coloridas do windows também existe um modo linha de comando, com configurações poderosas, quem conhece o sistema profundamente sabe o que estou dizendo, apenas, muitas destas ações, nos são apresentadas de um modo fácil, amigável, por muitas vezes simples, e é isso que o mundo pede, simplicidade.

Imagine voce vender uma máquina de fotos e falar: Ok, o Sr. esta comprando uma máquina ótima, muito moderna a mais moderna do mercado atualmente, mas, para usa-la tem que ler esse manual de 1000 folhas!
É nesse momento que o usuário desiste. E vejo nisto uma grande analogia com o linux e o windows.

O Linux, para mim está cada vez melhor, caminhando pra extremo ótimo, mas falta ainda muito para superar seu maior "concorrente" se é que posso dizer que o Windows é concorrente dele. Particularmente não prefiro facilidades em demasia à segurança, prefiro a tranquiliade oriunda da segurança, e aposto que as empresas também, porém procuro aprender o Linux, porque gosto do que faço, gosto de aprender os Sistemas, mas muitas pessoas que conheço, porque nao dizer, a maioria, não querem saber de nada disso, querem que funcionem sem erro, querem facilidade, otimização.

Se ele, o linux, corresponder as expectativas das empresas e fizer ainda melhor que os outros Sistemas, ótimo, excelente, mas se não fizer, garanto, será um forte candidato a perder o posto de vez e ainda sair difamado. No final é isso, é uma coisa, meio radical, mas ao mesmo tempo simples de compreender, lógica.

O mundo esta globalizado, e isto é fato, está rápido, as pessoas estão muito sacrificadas em seus trabalhos para garantir a sobrevivencia, tudo esta muito dinâmico, tudo tende ao automático, não da pra impor uma barreira nesta automação em prol de 1000 folhas que não foram lidas e compreendidas corretamente poderam trazer prejuizos e fortes contra tempos. Enquanto o Linux esbarrar nesta barreira sempre será difícil justifica-lo pra a grande maioria acostumada a um mundo de facilidade.

Que o linux e a comunidade continuem fortes, firmes na vontade de torna-lo cada vez mais aprimorado em seus recursos. E acreditem, estamos diante de um novo paradigma o da liberação das fontes dos programas. Acredito que a microsoft no futuro irá fundir-se com a idéia de liberdade. Na informática não há lugar para retrocesso de processos já startados, a ideologia do software livre, praticamente tem vida própria, quase autônoma e essa autonomia, esse dinamismo, automatismo irá nortear as estratégia de mercado dos seus concorrentes.

Lembrem-se da premissa básica do capital, a demanda direciona a produção. E neste ponto o Linux tem dado um show. Tem gerado demanda o que é um indício forte de amadurecimento pela sua portabilidade e novas características técnicas tanto em serviços (servidores) quanto em Desktop. É isso, o Linux está já bem adulto, maduro, solidificado como um Sistema Operacional mais do que viável, uma solução real para diversas situações de trabalho e lazer. Que ele se aperfeiçoe mais e mais desmistificando sua fama pelo um alto custo intelectual.

Znovier

Extremist

  • Visitante
Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #18 Online: 09 de Junho de 2006, 12:37 »
eu acho que os usuários devem se adaptar sim, o povo eh muito preguiçoso, eles não lêm e querem tudo de mao beijada, nao precisa ser ao extremo, saber instalar um driver, recompilar o kernel, etc.,.... mas acho q as pessoas deviam se esforçar mais para saber pelo menos bem sobre o que usam, nao saber enviar um email eh soda............jah trabalhei no suporte de um provedor! (péssimos 3 anos da minha vida) e convivia diariamente com este tipo de gente, sao antas mesmo, burros, e nao se preocupam em ler derma nenhuma, nem tentar entender o mínimo do assunto! sei lah, eu nao tenho dó nem piedade!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #19 Online: 09 de Junho de 2006, 14:33 »
Citação de: "Extremist"
eu acho que os usuários devem se adaptar sim, o povo eh muito preguiçoso, eles não lêm e querem tudo de mao beijada, nao precisa ser ao extremo, saber instalar um driver, recompilar o kernel, etc.,.... mas acho q as pessoas deviam se esforçar mais para saber pelo menos bem sobre o que usam, nao saber enviar um email eh soda............jah trabalhei no suporte de um provedor! (péssimos 3 anos da minha vida) e convivia diariamente com este tipo de gente, sao antas mesmo, burros, e nao se preocupam em ler derma nenhuma, nem tentar entender o mínimo do assunto! sei lah, eu nao tenho dó nem piedade!


Olha, a falta de interesse em Ler manuais e aprender um pouco sobre o que você está usando é generalizada.  Eu acho que não se trata da pessoa ser burra, mas simplesmente falta de interesse (sim eu sei, em muitos casos não é falta de interesse, mas um problema real). Dificilmente as pessoas acabam lendo os manuais dos produtos que adiquirem, desde um Celular até o manual do Carro (onde muitos gostam de comparar o uso de um carro com o de um sistema Operacional - coisa que para mim ainda está longe de acontecer). Se com coisas que consideramos mais simples as cosias já são assim, imagine com um sistema operacional. Tenho certeza que se a maioria das pessoas tivessem interesse em ler os manuais ou se informar um pouco sobre o que ele está usando, os suportes da vida teriam muito menos dores de cabeça!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline MarciaAlves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #20 Online: 17 de Junho de 2006, 10:34 »
Citação de: "Supermouse"
eu vou responder seu post com um link:

http://focalinux.cipsga.org.br/humor/h-carXcomp.txt


ehehehehehehe
EXCELENTE!!!!!!!
Trabalho em uma loja de Campinas/SP na área de VENDAS. Oriento os clientes a usarem o LINUX UBUNTU e entrego junto 1 cópia do CD. Gostaria que me adicionassem em seu MSN e mantivessem contato comigo. Vou acessar o forum sempre que puder e tenham certeza de que passarei a fazer perguntas e, é claro, tudo que eu coseguir aprender e que eu puder passar para vocês o farei imediatamente. Obrigada a todos. Márcia

boi

  • Visitante
Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #21 Online: 17 de Junho de 2006, 11:31 »
Eu acho toda essa discussão uma perda de tempo. Basicamente o que se quer é que o Linux se torne um clone do Windows, mas isso não é possível. Ainda bem! Por exemplo, vejo muita gente reclamando que no Linux existe um excesso de ambientes gráficos (Gnome, KDE, XFCE, etc.), e que deveria haver apenas um, como no Windows. Mas essa diversidade é uma característica fundamental do Linux e do software livre, ninguém pode impedir que quem quer que seja crie um novo ambiente gráfico e que alguma distro o inclua em seus repositórios. Você pode apenas optar por usar ou não. O jeito Linux é diferente do jeito Windows, e não há muita coisa que possa ser feito a respeito.
Acho que nem é o problema do Linux se adaptar ao usuário. Na verdade, nenhum sistema se adapta ao usuário, é o usuário que se adapta ao sistema. As pessoas se adaptaram ao Windows, assim como tempos atrás já haviam se adaptado ao DOS. Na época do DOS, é preciso que se lembre já existiam sistemas muito mais fáceis e intutivos, como o MacOS e o AmigaOS, mas as pessoas, por uma série de razões, deixavam de usar um sistema avançado, já com interface gráfica, para usar o caduco DOS, e ninguém reclamava de ter de usar o console. As pessoas não usam um sistema apenas pela facilidade de uso, como querem crer alguns, existem vários outros fatores. Já ouviram falar de uma coisa chamada monopólio? E de uma chamada comodismo? E existem também várias outras razões. Por enquanto, não existe saída, Linux é mesmo para quem quer aprender coisas novas. O sujeito que não sabe, não quer saber e tem raiva de quem sabe, bem, esse usa Windows e vai continuar usando Windows. Mesmo que você instale o Linux para ele, configure tudo, ensine todos os passos, ele no máximo vai brincar um pouco, mas no fim vai terminar voltando para o Windows, simplesmente porque para ele é o mais cômodo. Cansei de ver isso. Acho que nem devemos nos preocupar com esse tipo de usuário, é inútil.

Offline fenix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Todo usuario não ever ser deprezado
« Resposta #22 Online: 19 de Junho de 2006, 15:43 »
Bem nem quero  repetir coisas  que  muitos ja falaram mas vou citar um fato  que  aconteceu num forum de linux que  participo:
Bem um colega no dito forum estava com problemas para assitir DVD no Linux pediu pelo amor de Deus pra alguem ajudar, tá certo  que ele estava meio desesperado, e ai um dos reponsaveis pelo forum pelo seção baixou o verbo no cara que  o forum não era um instituição filosófica ou algum culto ecumenico !
Eu colegas fiquei com vergonha de uma pessoa  que chega naquele momento no mundo linux pela primeira vez vai a um forum LINUX e leva uma dessas pela cara porque o cara não é um power user.
Assim sendo ajudei o cara como ele consegui os ditos pacotes pra assisitir seus DVDs.
Então fiquei mordido pelo cara um power user humilhar uma pessoa assim.
Embora sou contra contra a pessoas preguiçosas que  não pesquisam.
Com esse exemplo é para elucidar que  todos merecem respeito, por isso sai do forum que  participava.
Que não se concorde tudo bem, que se discuta um assunto tudo bem,  que  falem "olha sujeito pesquise" e coisa tal, mas faltar com respeito isso não !
Por isso gente tou com vcs aqui no forum e de Ubuntu todas suas diferenças tem sido pessoas notórias, pelo  que  vejo nas postagem.
Bem isso colegas não sou escritor tão menos é meu forte e escrever.
Então é isso. Um por todos e todos por um !
A humildade é chave para o conhecimento !

boi

  • Visitante
Re: Todo usuario não ever ser deprezado
« Resposta #23 Online: 19 de Junho de 2006, 22:15 »
Citação de: "fenix"
Bem nem quero  repetir coisas  que  muitos ja falaram mas vou citar um fato  que  aconteceu num forum de linux que  participo:
Bem um colega no dito forum estava com problemas para assitir DVD no Linux pediu pelo amor de Deus pra alguem ajudar, tá certo  que ele estava meio desesperado, e ai um dos reponsaveis pelo forum pelo seção baixou o verbo no cara que  o forum não era um instituição filosófica ou algum culto ecumenico !

A maioria dos fórums tem regras que não permitem mensagens do tipo "Pelamordedeus me ajude", assim como títulos em maiúsculas. Não tem nada a ver com Linux, isso é netiqueta. Infelizmente sempre aparecem esses mal-educados que desrespeitam as regras.

Offline mcjorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Ubuntu - "humanidade para com os outro"
    • Ver perfil
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #24 Online: 22 de Julho de 2006, 14:36 »
concordo com o que esse senhor escreveu nesse texto... ate pq sou novato nestas andanças do linux e se poder aprender com os outros muito melhor pra mim ate pq depois poderei eu tambem ensinar aos novatos que aparecerão

Franschnell

  • Visitante
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #25 Online: 06 de Agosto de 2006, 08:20 »
Eu concordo com o que está escrito. Na realidade acho que os tais pseudo defensores do software livre, muitos deles, são os mais preconceituosos em relação ao assunto. Aquela coisa de que o sistema Operativo "X" é melhor que o "Y" é qualquer coisa que deve parar de andar a bater. Eu estou a tentar aprender Linux e acho complicado. Vou ver até onde isto vai dar. O windows pode ser muito comercial, com muitas coisas que outros têm de forma diferente, etc... mas de uma coisa ninguém lhe tira é o mais fácil de trabalhar. Pode ser instavel e consome muitos recursos, etc mas continua a ser o mais fácil de usar. Para se instalar coisas fáceis como codecs etc não preciso de andar a fazer tanta coisa como se faz em linux. Não defendo este ou aquele sistema operativo todos têm de ter um direito a sua opinião e não vir para aqui como se fossemos defensores de um clube de futebol a mostrar a todos que este é melhor ou pior. Eu quero continuar a usar linux e windows mas não ligo aos habituais comentários de que o melhor é este por isto ou aquilo.

Offline |Fly|

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • HÁ!
    • Ver perfil
    • http://www.fotolog.net/sensei_fly
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #26 Online: 06 de Agosto de 2006, 13:07 »
Eu concordo com o que está escrito. Na realidade acho que os tais pseudo defensores do software livre, muitos deles, são os mais preconceituosos em relação ao assunto. Aquela coisa de que o sistema Operativo "X" é melhor que o "Y" é qualquer coisa que deve parar de andar a bater. Eu estou a tentar aprender Linux e acho complicado. Vou ver até onde isto vai dar. O windows pode ser muito comercial, com muitas coisas que outros têm de forma diferente, etc... mas de uma coisa ninguém lhe tira é o mais fácil de trabalhar. Pode ser instavel e consome muitos recursos, etc mas continua a ser o mais fácil de usar. Para se instalar coisas fáceis como codecs etc não preciso de andar a fazer tanta coisa como se faz em linux. Não defendo este ou aquele sistema operativo todos têm de ter um direito a sua opinião e não vir para aqui como se fossemos defensores de um clube de futebol a mostrar a todos que este é melhor ou pior. Eu quero continuar a usar linux e windows mas não ligo aos habituais comentários de que o melhor é este por isto ou aquilo.

Concordo em parte com o que você disse. Depende do ponto de vista entre o Windows ser mais fácil, uma tia minha que não usava PC teve seus primeiros passos aqui em casa usando o Kurumin Linux a um tempo atrás, daí comprou um PC que veio com o Windows, e toda hora me ligava pedindo ajuda pois não sabia fazer um monte de coisas que fez aqui em casa com menos de 2 semanas de uso. Tanto que no verão se eu for para Porto Alegre irei levar um CD do Ubuntu e colocar para ela, pois ela está cansada de dar pau toda hora no Windows e ter que ficar ligando para pedir ajuda.

Nos EUA fizeram um teste, deram PCs vazios para um grupo de pessoas que nunca tinham usado o PC, e um numero ganhou CDs do Windows e outros do Mandrake Linux, o engraçado foi que o pessoal que ganhou os CDs de Linux instalaram e confiiguraram o sistema bem mais facilmente do que quem usava Windows, sem contar o fato que tiveram todos aplicativos que precisavam a mão só usando a internet.

Para quem usou durante anos Windows e se vê na frente de algo novo, sempre vai ser mais complicado. Nem o Mac que é totalmente gráfico desce redondo de primeira. A questão é não desistir, ser curioso, pesquisar, perguntar. Estamos aqui para isso. O fórum do Ubuntu é um dos melhores grupos de Linux, não criticando os outros, mas já usei diversas distros e estive em diversos grupos de usuários, e aqui é onde tem o pessoal mais "camarada" na hora de ajudar.
Eu sou Nerd. E daí?

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #27 Online: 17 de Agosto de 2006, 04:10 »
é por isso que vem um vídeo com uma entrevista com o Mandela explicando um dos significados para Ubuntu:
"Imagine um homem que está andando pelo país, e ao entrar em um vilarejo, cansado, sedento e faminto não precisa pedir água abrigo e comida, simplesmente oferecem à ele" é algo +- assim... mais é profundo, é legal e deveria rolar em todas as áreas...
ao supermouse:
Sou estudante de economia e a pergunta mais comum que fazem pra mim é:
"Aí cara, vc não tá estudando economia? To com uma grana guardada e queria saber onde investir, tem como me dar uma dica assim?"
Agora imagina se eu respondo :
"Ok meu, faz assim, espera a próxima reunião do FED pra ver como o mercado de investidores vai receber a política de juros para o próximo período, alia isso a outras variavies macroeconômicas como preço do barril de petróleo, o fechamento da bovespa, nasdaq e Dow Jones, além disso calcule qual a sua curva de indiferença relativo à rentabilidade do investimento e como esse dinheiro seria útil se deixado na conta corrente para ser usado, mas faça com restrição orçamentária. Após definida a função desta última (claro que a primeira varável "rentabilidade do investimento é uma função das macroecnômicas, como citei acima) você encontra seus pontos de máximo globais (algo simples, algumas derivadas parciais e vc encontrará) e define o q vai fazer.... sacou?"
to me sentindo o Boça do "Ermes e Renato" só de escrever isso kra... sério...
não seria mais fácil falar simplesmente:
"cara fale com seu gerente sobre fundos de Renda fixa, é seguro e tem uma boa margem de rentabilidade... e aí vamos tomar uma?"
no mundo linux, não seria mais fácil simplesmente: "cara pegue ubuntu/kurumin/#%$#6/redhat/qqcoisa instala ai, é rapidinho, ai eu te passo uns jogos pragente tirar uns 1x1 online" a tá tá com o problema X, bom tem um tópico aqui facinho ó
e PRONTO...
realmente o post está ótimo... isso se aplica a geeks-chatos em geral, que preferem ser "os pucos alternativos que manjam" do que "ser mais um que usa isso, junto com todo mundo-feliz"
a sim, meu primeiro post... só entrei aqui depois que vi que um moderador tem essa filosofia...!

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #28 Online: 17 de Agosto de 2006, 10:12 »
Olá.

O que é interessante neste mundo é que podemos optar.  Poder optar por ter Linux, Mac OS ou Windows. Sou dos afortunados que usa os três OS's e já desisti de tentar converter todo o mundo para mudar para Linux.

O que é realmente importante é que o maior número de pessoas possam usar Linux sem desvantagens, com o hardware que têm e as funcionalidades que necessitam. É importante que o software seja o melhor possível, e que qualquer pessoa tenha oportunidade de experimentar, de usar, se quiser em simultâneo com o Windows ou o Mac OS.

A existência do Linux é isso mesmo, uma liberdade de opção. Opção de usar para aprender, de usar na sua empresa ou de não usar.

Claro que se os desenvolvedores quiserem fazer um Linux mais fácil, estou 100% com eles. Pessoalmente não sou desenvolvedor, procuro ajudar um pouco a construir documentação que seja fácil de entender para pessoas pouco orientadas para a informática. Outras pessoas podem ajudar a traduzir, e outros ainda podem trabalhar para que outros possam experimentar o Ubuntu.

Mas se ante a possibilidade de mudar para um sistema melhor (em qualidade e em preço) alguem recusa, não devemos ficar chateados. Fizemos o nosso dever de apresentar uma alternativa e a pessoa fez a sua escolha vivendo com o melhor e o pior da mesma.

Abraço

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Usuários novatos no Linux devem ser ouvidos também!
« Resposta #29 Online: 18 de Agosto de 2006, 11:26 »
Bom, em primeiro lugar concordo sim com 1º texto citado, ja deparei com muitos "feras" em linux e fiquei decepcionado pois os kras q tem 5 anos que mexem com linux querem q eu q estou a 1 mes tenha o tempo de raciocínio deles, e quando não consigo eles ficam tirando a gente ou fazendo piadinhas, isso quando não encontro aqueles manés que acham q sabem tudo e ficam escondendo informações da gente. Outro problema que me deparo quando estou numa roda de amigos usuarios windows, é quando eles vem falando que o grande problema do linux é a maioria dos programas financeiros e comerciais são para windows e como fazer para esses programas rodar no linux? sei que estão avançando muito para torná-lo mais amigável, pois é necessário, senão o linux será usado apenas em servidores e por "feras" e os manés que se acham.