[RESOLVIDO] Problema ao habilitar transparência no AMSN

Iniciado por allanpba, 06 de Outubro de 2008, 01:03

tópico anterior - próximo tópico

allanpba

Olá a todos.

Estou tentando habilitar o plugin de transparência no meu AMSN 0.97.2, porém aparece o seguinte erro:

"You need Tk 8.5 to be installed to run this plugin"

Acontece que já instalei via apt-get os pacotes referente a tcl 8.5 e tk 8.5, e ainda não adiantou. Alguém conhece a forma de resolver isso?
   Agradeço desde já.

pinduvoz

Não sei se o que vou dizer tem a ver com o seu caso, mas presumo que tenha.

Para se ter "transparência real" no Linux é preciso usar "compositing", que no Ubuntu é primordialmente fornecido pelo Compiz.

Se o Compiz (leia-se "Efeitos da Área de Trabalho", habilitados automaticamente para as placas de vídeo suportadas) não roda na sua máquina, a solução é habilitar o "compositing" do Metacity, que é o gerenciador de janelas padrão do Gnome.

Veja como fazer isso aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,39352.0.html

Até.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

allanpba

não... este é um problema que estou com dúvida é em um componente do AMSN, o TCL TK 8.5.

em outros programas eu consigo ativar a transparência, com plugins... o que acontece é:
no momento de carregar o plugin de transparência, o AMSN busca o TCL TK 8.5 em um local incorreto.
a dúvida é como fazer ele encontrar corretamente o TCL TK 8.5 para ele carregar os plugins que dependem dele para o funcionamento...

pinduvoz

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Tudo-sobre-aMSN-no-Slackware/

No link acima tem uma dica sobre o TCL/TK/aMSN que consiste em alterar o arquivo /usr/bin/amsn tal como está escrito bem no final dela.

Não custa tentar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

allanpba

não deu certo, tentei colocar o wish8.5 e agora não abre o msn, só se eu voltar ao wish
ele informa o seguinte erro:

Loading TkCximage failed. This module is needed to run aMSN. Please compile aMSN first, instructions on how to compile are located in the file INSTALL.
[/shadow]

detalhe: eu instalei ele em apt-get, como recompilar? (já li o INSTALL que tem na /usr/share/aMSN e não encontrei informações úteis para recompilar quando a instalação é deste tipo...

allanpba

gente, consegui...
configurei o wish utilizado pelo apt

sudo update-alternatives --config wish
troquei o wish para a versão 8.5
sudo apt-get remove amsn
sudo apt-get install amsn

e então, it really works!
aconselho a todos, e agradeço pelas sugestões.

Manoboy

O meu problema c/ transparecia do aMSN no Intrepid é quanto ao icone que aparece na barra de tarefas.
Antes no 8.04 funcionava perfeitamente, agora no 8.10 os "homenzinhos verdes" aparecem c/ um quadrado negro atras deles.
Se eu desabilitar os Efeitos Especias ai sim aparece o icone corretamente.
Gostaria de saber como corrigir esse problema para que eu possa usar junto com o compiz.

Grato.