Autor Tópico: Receptor GPS Bluetooth Holux M-241 no Ubuntu 8.04  (Lida 6099 vezes)

Offline olbscherer

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Receptor GPS Bluetooth Holux M-241 no Ubuntu 8.04
« Online: 05 de Outubro de 2008, 15:04 »
Prezados,

Alguém possui, e já conseguiu colocar em funcionamento no Ubuntu 8.04, o receptor GPS Holux M-241? No Window$ funciona sem problemas...mas no Ubuntu, está difícil.

Abraços,
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 20:47 por olbscherer »
!?

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Receptor GPS Bluetooth Holux M-241 no Ubuntu 8.04
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2008, 16:41 »
Prezados,

Alguém possui, e já conseguiu colocar em funcionamento no Ubuntu 8.04, o receptor GPS Holux M-241? No Window$ funciona sem problemas...mas no Ubuntu, está difícil.

Abraços,

Ola, olbscherer

Em qual parte voce está tendo dificuldade ?

Em conectar o GPS 'a porta bluetooth ou encontrar um pacote compativel com seu aparelho?

Se for como conectar o GPS via bluetooth => https://help.ubuntu.com/community/BluetoothSetup

Se for por um pacote de GPS => http://tuxmobil.org/navigation_gps.html

Meu GPS Nokia conecta via bluetooth mas até agora não encontrei um pacote que faça a navegação no micro devido a fato dele utlizar um protocolo de navegação proprietário ( Baseado no Nmea) Já minha dupla Nokia E62 + GPS é imbatível.

Vi também seu topico no plusgsm.com

Qual o programa para conectar ele no Windows voce usa? Já tentou via Wine?

[].s

Offline olbscherer

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2008, 16:59 »
Tota,

Estou tendo dificuldade em conectar o GPS via bluetooth. Quando tento, recebo a seguinte resposta:

Não foi possível exibir "obex://[00:1B:C1:04:89:B1]/".
Erro: Host down
Por favor selecione outro visualizador e tente novamente.

Via cabo usb não ocorre coisa alguma. Desta forma seria melhor, pois a velocidade de transferência seria mais alta.

Quano ao software que uso no Windows  é o "Holux Utility" que vem com o aparelho. Via Wine rodou sem problemas (assim como o GPS Trackmaker) mas como não consigo fazer com que o Ubuntu enxergue o M-241 não sei se o software está funcionando adequadamente.

Quanto ao tópico no PlusGSM, não consigo configurar o "maledeto" celular para que os aplicativos java sejam instalados diretamente no cartão de memória M2.

Obrigado pelos links enviados, vou testar e assim que obtiver algum progresso postarei aqui.

Trocando brevemente de assunto, gosto do Linux por que na maior parte das vezes é mais fácil fazer com que os periféricos funcionem nele do que no Windows. Minhas únicas pedras no sapato são um receptor Irda, o GPS e um HP M1120 (que funciona no desktop mas não no laptop).

Um abraço,
!?

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2008, 19:31 »
A mensagem do Obex é porque voce esta conectando pelo icone da barra.

Não é assim que vai funcionar. só por linha de comando.

No primeiro link tem a receita. são apenas tres comandos no console. vai conectar de primeira.

depois de saber o endreço do seu dispositivo, é editar o arquivo rfcomm e acionar o bluetooth com rfcomm /endereço/ connect.

depois de tudo configurado faça um script para conectar via icone no desktop.

[],s

Offline olbscherer

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2008, 20:46 »
Prezados,

Resolvi o problema de conexão entre o HOLUX M-241 e o Ubuntu 8.04 através do cabo USB. O que fiz foi seguir o pequeno tutorial disponível neste endereço http://successlessness.blogspot.com/2008/06/using-gosget-gps-data-logger-in-linux.html. De forma resumida, abaixo estão os passos que segui:

-- >> Para realizar a conexão utilizei o Wine e o software Holux Logger Utility fornecido junto com o GPS Logger.

1) Conectei o dispositivo ao computador através de uma porta USB (óbvio);

2) Defini a taxa de transferência de dados através do comando stty 38400 < /dev/ttyUSB0. No tutorial que utilizei a taxa de transferência utilizada foi de 115200. Como entendo pouquíssimo destas coisas, não sei quais as implicações práticas disso;

3) Em seguida criei uma porta COM através do Wine: ln -s /dev/ttyUSB0 ~/.wine/dosdevices/com1;

- Instalei, via Wine, o software para coletar os dados do equipamento e executei os procedimentos de conexão.

Pronto!

Reiniciei o computador para testar se existe a necessidade de digitar o comando descrito nos passos 2 e 3 e pelo que constatei não é necessário.

Fiquei em dúvida somente na taxa de transferência definida no passo 2. Será que consigo mais velocidade se aumentar o valor?

Um abraço a todos.

-
!?

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2008, 20:57 »
Ola, olbscherer

Fico feliz que conseguiu. Tudo bem que foi emulando via wine.

Eu quase cheguei lá depois do teu estímulo em configurar o GPS.

Peguei minha placa Nokia e consegui parear no Linux. Falta só setar a porta serial, o que devo fazer até o fim de semana.

Se tudo funcionar eu volto aqui e posto um passo a passo para voce.

Já que voce está fazendo a sua rolar via wine, experimente o trackmaker/tracksource, ele é livre e gratuito e é para windows e usa Nmea.

Eu instalei ele na partição Windows e consegui fazer a placa Nokia rodar legal depois de algumas gambiarras no registro.Fica show um GPS com tela de 15" o difícil vai ser carregar nas trilhas. :D

[],s

Offline olbscherer

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2008, 10:21 »
Tota,

Instalei o Trackmaker via Wine e os recursos que testei até agora funcionaram a contento. Há algo relativo a conexão usando NMEA que não está certo, pois quando tento conectar por esta via, o Trackmaker indica que está procurando as portas disponíveis e não passa disso. Vou verificar se no Windows o comportamento se repete.

De qualquer forma, ainda vou tentar conectar o M-241 diretamente no Ubuntu, seguindo as orientações descritas no endereço http://ise.is.ohost.de/?p=46. Para realizar o que o autor do blog em questão descreve falta entender como faço para instalar o aplicativo gpsbabel (versão cvs com o respectivo patch e dados de referência). Também vou tentar o aplicativo BT747 (http://bt747.wiki.sourceforge.net) que de acordo com o desenvolvedor é "compatível" como o M-241. Mas também tenho que superar mais algumas de minhas "limitações técnicas". No fórum do BT747 existe um tópico sobre instalação no Fedora 8 (http://sourceforge.net/forum/forum.php?thread_id=1938763&forum_id=696106) que vou tentar "adptar" para o Ubuntu 8.04.

No mais, tenho usado o M-241 em conjunto com um Sony Ericsson Z550i através do Mobile GoogleMaps com mapas offline. Apesar da tela pequenina do cel., a "brincadeira" me surpreendeu.

Durante o final de semana vou tentar fazer alguns testes rodando por aí para ter noção melhor a respeito das limitações do "brinquedo".

Um abraço,

O.L.
!?