Autor Tópico: Esclarecimentos sobre grupos...  (Lida 3497 vezes)

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Esclarecimentos sobre grupos...
« Online: 02 de Outubro de 2008, 22:06 »
Tipo, entro no seguinte caminho: Sistema->Administração->Usuários e Grupos...ai entro em grupos lá blz, ele lista uns 10 grupos. Quando vou em cima de uma pasta e clico com botão direito->Propriedades->Permissões->Grupo, são listados grupos que não tem nada a ver com os supracitados. Se tratam da mesma "coisa" esses grupos?

Outra coisa, tenho uma pasta de musicas em outra partição do HD(NTFS), a qual o root está como dono, quero trocar de dono essa pasta, pra eu poder alterar os nomes das musicas, acontece que dou o comando: "sudo chown -Rc /media/Arquivos/Musicas", o sistema avisa que está trocando o dono de "/media/Arquivos/Musicas para groove", o processo se completa, mas o dono continua root. O que fazer?

Engraçado que eu estou no grupo, a qual essa pasta pertence, com permissão para o grupo: rwx, porém não consigo alterar o nome dos arquivos também.
Ubuntu 18.04

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Esclarecimentos sobre grupos...
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:27 »
Tipo, entro no seguinte caminho: Sistema->Administração->Usuários e Grupos...ai entro em grupos lá blz, ele lista uns 10 grupos. Quando vou em cima de uma pasta e clico com botão direito->Propriedades->Permissões->Grupo, são listados grupos que não tem nada a ver com os supracitados. Se tratam da mesma "coisa" esses grupos?

São parte da mesma informação sim (que vem do arquivo /etc/group) só que realmente em nenhum dos dois locais aparecem todos os grupos, talvez porque alguns grupos são do sistema e não devam mesmo aparecer em um local, ou no outro.

Não tenho certeza disto, até porque uso bem mais o terminal para mexer neste tipo de informação (para ter idéia nunca troquei um grupo/usuário pelo ambiente gráfico).

Citar
Outra coisa, tenho uma pasta de musicas em outra partição do HD(NTFS), a qual o root está como dono, quero trocar de dono essa pasta, pra eu poder alterar os nomes das musicas, acontece que dou o comando: "sudo chown -Rc /media/Arquivos/Musicas", o sistema avisa que está trocando o dono de "/media/Arquivos/Musicas para groove", o processo se completa, mas o dono continua root. O que fazer?

Engraçado que eu estou no grupo, a qual essa pasta pertence, com permissão para o grupo: rwx, porém não consigo alterar o nome dos arquivos também.

Qual é exatamente a sintaxe que esta usando no comando chown?

Alias tem como definir permissões em uma partição formatada como NTFS? Nunca parei muito para olhar isso.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Esclarecimentos sobre grupos...
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:37 »
Os unicos grupos que aparecem nos dois lugares é o root, admin e o meu de usuário, estranho isso, fiquei confuso "/
A sintaxe é essa que eu mostrei ai em cima, o sistema diz q ta mudando de grupo, mas nada acontece...cara isso que tava pensando, NTFS não tem suporte pra permissões, grupos e talz, diferente de ext2/ext3...mas pq veio configurado como dono o root e como grupo plugdev? Tem que ter alguma forma de contornar isso, pq se for assim não vou conseguir alterar nenhum arquivo que está na partição NTFS =((
Ubuntu 18.04

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Esclarecimentos sobre grupos...
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:51 »
Perguntei da sintaxe porque para mim faltou qual era o novo grupo, tipo abaixo:

Citar
sudo  chown -Rc SEU-USUARIO /media/Arquivos/Musicas
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Esclarecimentos sobre grupos...
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:35 »
(...)
Alias tem como definir permissões em uma partição formatada como NTFS? Nunca parei muito para olhar isso.

Eu pelo menos já tentei e não consegui, mesmo tendo suporte a escrita em NTFS, se não me engano já li em algum lugar que não há possibilidade mesmo (Obs.: Carece de fontes)

alarcon

  • Visitante
Re: Esclarecimentos sobre grupos...
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2008, 09:29 »
como estaria seu fstab para a partição?

como exemplo deveria ser algo assim:

Citar
# /dev/sda1
UUID=44D49EB1D49EA4A8 /media/sda1     ntfs    defaults,rw,umask=007,gid=46 0       1
# /dev/sda5
UUID=76E0E459E0E4215B /media/sda5     ntfs    defaults,rw,umask=007,gid=46 0       1

Atenção que isso é só um exemplo ok.

Talvez tenha que acrescentar user (ou users) no fstab também.

pode ser que no seu fstab a referida partição seja sempre montada no boot de uma forma que só o root pode alterá-la aí os comandos que você usa não fazem efeito por que no boot o fstab altera.


Outro detalhe é que o comando chown altera apenas o usuário e o grupo ao qual uma arquivo ou pastas pertencem, para alterar as permissões é necessário usar também o comando chmod.

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Esclarecimentos sobre grupos...
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2008, 19:03 »
como eu faço pra listar as partições mesmo? :D
Ubuntu 18.04

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Esclarecimentos sobre grupos...
« Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2008, 22:08 »
como eu faço pra listar as partições mesmo? :D

Código: [Selecionar]
sudo   fdisk    -l
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!