Autor Tópico: Suportes pagos/Forum de comunidade  (Lida 4394 vezes)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Suportes pagos/Forum de comunidade
« Online: 02 de Outubro de 2008, 18:48 »
Olá Pessoal.

Só para pensar.

Seguidamente vejo gente de suporte dessas empresas fortes, tipo HP, Microsoft, entre outros, falarem besteiras em cima de besteiras, como : "Ter dois sistemas operacionais é perigoso para seu computador", "a placa wireless dos nossos notebooks HP não funcionam no Linux", "o cabo para celular siemens, se nao for o comprado no site, não funciona", fora um monte de coisas.

Que nem no meu notebook HP, mesmo funcionando, tudo OK, eu fiz questõa de acionar o suporte da HP, só para ver eles falando que "nem a placa wireless e nem o sistema operacional Linux funcionam nesse modelo, só Windows Vista".

Como já falei, tem pessoas que não podem usar nenhum programa, sequer um bloco de notas, sem ter alguém para dar suporte. O nível dos usuários de informática no modo geral é baixíssimo, mal sabem o que estão fazendo.

Em compensação, é sabido e de consenso que, se juntar toda essa turma aí de suporte, não amarram as chuteiras do pessoal mais sabido aqui do Forum, por exemplo, em conhecimento de informática. Mas as pessoas preferem pagar esse suporte, do que ter o mínimo de iniciativa, e pesquisar por sua dúvida, e se inscrever em um forum como esse.

O que acham disso ? Devemos divulgar mais o forum como algo realmente bom para todos, assim, conseguir mais adeptos de Linux ?
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2008, 19:00 »
essa parada de "compre esse..", "só funciona em X", etc, é porque esses são os produtos que tem o aval da fábrica, tem garantia da fábrica que funciona. Se você comprar um cabo, daqueles de perna-de-pau e papagaio no ombro, no mercadolivre e não funcionar, você vai reclamar no suporte oficial do produto?? não dá né... e outra, se você ligar no suporte da MS, eles resolvem o problema (se for realmente constatado que o seu problema é no Windows) de qualquer maneira, o suporte da DELL também é de excelente qualidade, mas tem que usar o que eles recomendam, senão sua garantia vai pro espaço...

respondendo a pergunta final... o Linux não precisa de mais propaganda, precisa de softwares mais maduros, o resto é consequência...

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2008, 19:12 »
Tem gente que não gosta de ler, prefere pagar para ser mal atendido. O campo da informática precisa de muita gente honesta, por conta desta desonestidade é que eu comecei estudar para resolver meus problemas com o pc. Exemplo 1 ja ganhei um hd que uma colega trocou pois os técnicos disseram estar estragado, (funciona perfeitamente a mais de 1 ano); Exemplo 2 R$ 85,00 para reinstalar o Windows (Pirata) com alguns aplicativos essenciais; Exemplo 3 Formatam o hd sem retirar os arquivos do usuário, dai eles usam a disculpa que deu um erro fatal e foi impossivel recuperar os dados... Para a assistencia por telefone é ainda pior, quando não conseguem resolver o problema ficam te transferindo de Ramal (já fui transferido de ramal 7 vezes na mesma ligação por uma operadora de celulares e não resolveram o problema....0).


Estudar é preciso!!!  
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2008, 19:32 »
essa parada de "compre esse..", "só funciona em X", etc, é porque esses são os produtos que tem o aval da fábrica, tem garantia da fábrica que funciona. Se você comprar um cabo, daqueles de perna-de-pau e papagaio no ombro, no mercadolivre e não funcionar, você vai reclamar no suporte oficial do produto?? não dá né... e outra, se você ligar no suporte da MS, eles resolvem o problema (se for realmente constatado que o seu problema é no Windows) de qualquer maneira, o suporte da DELL também é de excelente qualidade, mas tem que usar o que eles recomendam, senão sua garantia vai pro espaço...

respondendo a pergunta final... o Linux não precisa de mais propaganda, precisa de softwares mais maduros, o resto é consequência...

Discordo em partes!

Não chame de "excelente" um suporte onde dizem"garantimos, mas só se estiver estritamente o que estava instalado quando saiu" . Aí é uma tetinha! Cadê a qualificação ???

Não esquecendo que a maioria absoluta dos usuários pagam para formatar HD.

Quanto ao cabo, não tinha nada de cabo perna de pau não, era cabo bom. Aconteceu comigo mesmo. As vezes uso o meu tempo pela noite (rarissimas vezes) para ouvir umas perolas... eta cara chato eu sou, hehehe! É que eu tenho horror a besteiras !
« Última modificação: 02 de Outubro de 2008, 19:33 por carlosaluisio »
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2008, 19:42 »
Eu já fui desse de pagar pra formatar.
Daí eu descobri uma bela coisa: Linux
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2008, 19:43 »
Discordo em partes!

Não chame de "excelente" um suporte onde dizem"garantimos, mas só se estiver estritamente o que estava instalado quando saiu" . Aí é uma tetinha! Cadê a qualificação ???

Não esquecendo que a maioria absoluta dos usuários pagam para formatar HD.

Quanto ao cabo, não tinha nada de cabo perna de pau não, era cabo bom. Aconteceu comigo mesmo. As vezes uso o meu tempo pela noite (rarissimas vezes) para ouvir umas perolas... eta cara chato eu sou, hehehe! É que eu tenho horror a besteiras !

os suportes vão além disso.. a DELL, se o seu PC deu caca e só um técnico resolve, pega o seu PC onde for até 48hrs e se tiver que levar a máquina embora, eles sempre têm uma máquina reserva pra não te deixar na mão... a MS a mesma coisa... não tem essa de vai pro ramal 2454564 e volta pro ramal 346345... tem aquelas atendentes totalmente antas, mas se as antas não sabem (geralmente), elas passam pra quem conhece (geralmente homem).. e como disse.. se o problema for windows eles resolvem... o mesmo deve valer para o suporte da canonical..mas aí é uma questão de quem tem grana pra gastar nisso.. eu não tenho, então tenho que me virar..

edit: o problema não é nem formatar.. é instalar tudo de novo.. instala uma coisa.. reinicia.. instala outra.. reinicia... instalar 50 programas.. reinicia 50 vezes... haja saco...
« Última modificação: 02 de Outubro de 2008, 19:45 por Syph0s »

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2008, 19:59 »
Discordo em partes!

Não chame de "excelente" um suporte onde dizem"garantimos, mas só se estiver estritamente o que estava instalado quando saiu" . Aí é uma tetinha! Cadê a qualificação ???

Não esquecendo que a maioria absoluta dos usuários pagam para formatar HD.

Quanto ao cabo, não tinha nada de cabo perna de pau não, era cabo bom. Aconteceu comigo mesmo. As vezes uso o meu tempo pela noite (rarissimas vezes) para ouvir umas perolas... eta cara chato eu sou, hehehe! É que eu tenho horror a besteiras !

os suportes vão além disso.. a DELL, se o seu PC deu caca e só um técnico resolve, pega o seu PC onde for até 48hrs e se tiver que levar a máquina embora, eles sempre têm uma máquina reserva pra não te deixar na mão... a MS a mesma coisa... não tem essa de vai pro ramal 2454564 e volta pro ramal 346345... tem aquelas atendentes totalmente antas, mas se as antas não sabem (geralmente), elas passam pra quem conhece (geralmente homem).. e como disse.. se o problema for windows eles resolvem... o mesmo deve valer para o suporte da canonical..mas aí é uma questão de quem tem grana pra gastar nisso.. eu não tenho, então tenho que me virar..

edit: o problema não é nem formatar.. é instalar tudo de novo.. instala uma coisa.. reinicia.. instala outra.. reinicia... instalar 50 programas.. reinicia 50 vezes... haja saco...

É aí que eu to querendo chegar... Sabia que muitos falam (até eu acho isso em grande parte), que a diferença do Oracle para o PostgreSQL, a grande diferença, é o suporte... principalmente, porque se trabalha as vezes com banco de dados de milhões de cadastros... e se der pau nisso ??? quem se responsabiliza ? A Oracle ! No caso do PostgreSQL? Dane-se!

Eu acho que são vários pesos e várias medidas (suporte para Office, por exemplo, pra quê??)... mas é bem interessante tudo isso!
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2008, 20:41 »
Verdade! Tem muita gente mal intencionada ou pouco sábia neste meio (informatica). Vivenciei um episódio muito engraçado.

Comprei uma placa de vídeo nova, não queria abrir o PC para coloca-la, para não perder o lacre da garantia, levei até os "técnicos" que me venderam a placa, os mesmos abriram, colocaram, fecharam, lacraram e foram efetuar o teste, iniciou-se o sistema com meu Debian, e logo correu-se para a linha de comando. (Eu sabia que teria que reconfigurar algumas especificações minhas no Xorg.conf), mais eles viram que o sistema não carregou, e formataram o HD (com tudo dentro), e instalaram Window$ XP Pirated Edition (O.o)... quando trouxe pra casa, fui ligar com o intuito de configurar meu Xorg.conf, quando ví, iniciou-se o Micro$oft Window$.

Em fim, deixei quieto pois tinha backup de meus arquivos, mais nunca mais levei lá. "S"oda-se a garantia, agora eu abro em casa podendo estragar e não ter garantia, do que ir ao "técnico" e correr o risco de ter HD formatado.

Eu dei risada!  ;D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2008, 21:02 »
Verdade! Tem muita gente mal intencionada ou pouco sábia neste meio (informatica). Vivenciei um episódio muito engraçado.

Comprei uma placa de vídeo nova, não queria abrir o PC para coloca-la, para não perder o lacre da garantia, levei até os "técnicos" que me venderam a placa, os mesmos abriram, colocaram, fecharam, lacraram e foram efetuar o teste, iniciou-se o sistema com meu Debian, e logo correu-se para a linha de comando. (Eu sabia que teria que reconfigurar algumas especificações minhas no Xorg.conf), mais eles viram que o sistema não carregou, e formataram o HD (com tudo dentro), e instalaram Window$ XP Pirated Edition (O.o)... quando trouxe pra casa, fui ligar com o intuito de configurar meu Xorg.conf, quando ví, iniciou-se o Micro$oft Window$.

Em fim, deixei quieto pois tinha backup de meus arquivos, mais nunca mais levei lá. "S"oda-se a garantia, agora eu abro em casa podendo estragar e não ter garantia, do que ir ao "técnico" e correr o risco de ter HD formatado.

Eu dei risada!  ;D

Se fosse comigo, eles iriam ter comprado uma briga que eles não tem noção.

Já tive que levar PCs lacrados nos "técnicos", por conta da porcaria do lacre. E fiz bem em nao remover, o Fax Modem veio estragado mesmo.

Já vi "técnico" dizer que o Linux era uma porcaria, e que depois de instalado, sempre ficava no HD e era terrível de tirar (o admirável técnico estava falando da partição swap e do boot loader.. claro, isso é coisa de outro mundo pra ele, aquela vidinha de Windows Pirata, formata para usuários toscos, etcetera)
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2008, 21:43 »
[meu professor de informática só usava windows server até eu perguntar porque raios ele não usava linux em um servidor. eu recomendei ubuntu, ele quis debian, mas baichou o fedora e gostou]
Só deu fazer uns postinhos sobre linux no meu blog já tem uns 5 da minha escola me pedindo CD.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2008, 21:49 »
Meu testemunho também sobre a HP: Minha wireless não estava sendo detectado pelos sistemas operacionais. Informava que o problema não era de driver pois nenhum sistema detectava-a. Quando dizia isso o atendente falava "Nós não damos suporte a Linux". Quando dizia que tinha 3 SOs instalados, ele repetia a mesma coisa mandando formatar e instalar o Windows, ou seja, não sabia o que era dual-boot.

Acho que a grande falta no universo linux não é tanto o suporte pago via fone/e-mail, mas falta de usuário de suporte para desktop. Você até encontra técnicos para servidores mas para desktop é difícil e muita gente prefere ter alguém que resolva in loco do que perder tempo procurando suporte voluntário como no caso deste fórum.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:06 »
Meu testemunho também sobre a HP: Minha wireless não estava sendo detectado pelos sistemas operacionais. Informava que o problema não era de driver pois nenhum sistema detectava-a. Quando dizia isso o atendente falava "Nós não damos suporte a Linux". Quando dizia que tinha 3 SOs instalados, ele repetia a mesma coisa mandando formatar e instalar o Windows, ou seja, não sabia o que era dual-boot.

Acho que a grande falta no universo linux não é tanto o suporte pago via fone/e-mail, mas falta de usuário de suporte para desktop. Você até encontra técnicos para servidores mas para desktop é difícil e muita gente prefere ter alguém que resolva in loco do que perder tempo procurando suporte voluntário como no caso deste fórum.

Como resolveu teu problema ? Mais um exemplo da tosquice desse "corpo técnico de suporte" que as empresas divulgam.

Modéstia a parte, tá pra nascer algum suporte técnico de desktop bater esse forum... e até pode incluir os foruns babooes da vida... (entenderam, né ?) mas é que grande parte das pessoas nao sabem nem como começar. Só fazem um processo automático de abrir o programa, salvar arquivo, entrar na internet, mandar emails... eu sou capaz de apostar que metade dos usuários de informática não sabem ao menos instalar um programa. Simplesmente nada.

Se elas soubessem... que no Ubuntu tudo é mais fácil (ah! para os que dizem que eu não uso Ubuntu, eu uso sim, o Server, e também o Kubuntu Hardy).
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:38 »
... o Linux precisa de softwares mais maduros, o resto é consequência...

também pnso por aí, acrescentando os softwarres relativos aos drives de hardware
e acho que se está conseguindo bons avanços, mesmo que lentos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2008, 00:10 »
Levei um baita susto esses dias quando tive que entrar em contato com a Red Hat... Os valores deles são exorbitantes!!!

Mas eles próprios recomendam o CentOS em substituição FREE aos seus produtos comercializados

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Suportes pagos/Forum de comunidade
« Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2008, 07:44 »
Além desses problemas com o suporte técnico dessas empresas, ainda tem o problema com outras, como a Telemar. Outro dia eu estava na casa de um cliente pra descobrir o pq do Velox dele não estar funcionando. O meu cliente ligou para o suporte do Velox, fez todo aquele rolo de liga-desliga-comando até que a atendente mandou ele procurar um técnico pois o problema era na máquina dele. Aí eu fui lá, levei um hd novo, uma placa de rede, um outro modem adsl e o meu notebook e testei a conexão com 4 sistemas diferentes, em todos eles não houve conexão, mesmo com o modem alinhado com o sinal adsl. Liguei pro suporte da Telemar e pedi para que me transferissem para o 'suporte avançado' pois já tinha feito 'o básico' e não queria perder tempo e passar a vez para outro usuário que estivesse com problemas (só pra não parecer grosso, heheheh). Aí me passaram pra três manés que tiveram o desplante de falar que o defeito era na máquina. Diante dos meus argumentos (pô, duas máquinas diferentes, placa de rede e modems novos, fora os sistemas testados) e vendo que eu não era um usuário peidão (dei a sugestão deles olharem a porta lá na ds-lan deles), foram mexer no roteamento do link e ainda assim não funcionou, aí eu perguntei: "vcs trocaram pelo menos a porta de conexão? Se ela estiver com defeito, o re-roteamento não vai funcionar, é o mesmo que trocar uma bomba de combustível se o defeito for entupimento na mangueira". Trocaram de porta e 'voilá', conexão funcionando de novo.
Mas as empresas estão certas em se cercar de cuidados qto aos equipamentos que vendem, imagine vc comprar um I-Pod caro pra cacete e comprar uma fonte "alternativa e compatível", aí vc liga o bagulho no I-Pod e pimba, queima ele, vc vai falar o que na hora da garantia, vai colocar a culpa no filho neném? No gato? Sou montador de máquinas e a minha garantia é só relativa ao hardware, qual é a culpa que eu teria se o usuário enche a máquina de vírus indo em sites de sacanagem ou de crackers? Claro que, em se tratando de Windows, eu faço de tudo pra armar a máquina para deixá-la o mais invulnerável possível a essas ameaças, dou aulinhas de programas e procedimentos de uso da máquina pra assim eu me isentar de qq problema oriundo de mau uso da máquina. Claro que, nos primeiros 3 meses, até dá pra, em nome do bom relacionamento, dar uma colher de chá qdo o problema for de software (vírus) sem cobrar hora técnica ou mesmo a visita, mas não dá pra fazer isso sempre pq senão vira zona...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.