Autor Tópico: Dar acesso a arquivos da pasta /media para tocar no rhythmbox  (Lida 3623 vezes)

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Dar acesso a arquivos da pasta /media para tocar no rhythmbox
« Online: 29 de Setembro de 2008, 19:18 »
Estou usando o rhythmbox pra tocar minhas musicas aqui, ocorre que, tenho winxp e ubuntu na msm maquina, minhas musicas tao na partição D:(NTFS), quando coloco no rhythmbox a pasta e adiciona todas as musicas blz, dai fexo e abro denovo o rhythmbox, ele começa a tirar todas, ai se logo como root e reabro o msm, ele inclui denovo, dei um "ls -la" na pasta e diz que todos tem permissão 777, talvez seja conflito por ser NTFS neh? O que fazer pra corrigir isso?
Ubuntu 18.04

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Dar acesso a arquivos da pasta /media para tocar no rhythmbox
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2008, 16:19 »
groove (Nick muito massa ;D), usar permissões 777 é perigoso e não é recomendado, recomendo passar os arquivos para sua partição do Ubuntu e com permissões 754 (Dono=leitura/escrita/execução, Grupo=leitura/execução, Outros=Leitura), ou no mínimo 774 (Dono=leitura/escrita/execução, Grupo=leitura/escrita/execução, Outros=Leitura).

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30031.0.html



Se quiser mesmo assim utilizar como você mencionou, sem problemas:
Tente utilizar o aplicativo NTFS-3G e veja se está tudo certo com suas permissões de acesso a sua partição NTFS.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2008, 16:24 por kernel_script »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Dar acesso a arquivos da pasta /media para tocar no rhythmbox
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2008, 21:09 »
não acho que seja comflito, quem esta montando a partição, vc ou o root?
desmonte e monte ela com o seu usuario e teste.
na pasta raiz das musicas de o comando: sudo chmod -R 777 /media/hda2/musicas
*hda2 obviamente deve ser substituido pelo hd ntfs.

se não der certo, pense em se apropriar da pasta, ex:
sudo chown -hR groove /media/hda2/musicas
*groove obviamente deve ser substituido pelo nome de seu usuario no sistema.

Como kernel_script disse, cuidado com as permissões, 777 é um parametro que eu nunca uso em nenhuma hipotese, o maximo que chego a utilizar é a combinação 774, mas na maioria dos casos, no que diz relação a Outros, retiro até a permissão de leitura.

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline ErickSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 209
    • Ver perfil
Re: Dar acesso a arquivos da pasta /media para tocar no rhythmbox
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2008, 12:35 »
aconteceu a mesma coisa comigo, e nao foi problema de permissao  ;D


acontece q ele nao acha as musicas pq a particao do windows nao e montada automaticamente no boot, vc tem q adicionar a linha de montagem do fstab

abra um terminal e crie uma pasta para vc montar a partiçao do windows usando o comando sudo mkdir /media/windows (vc pode mudar o nome da pasta, em vez de /media/windows pode ser /media/windowsxp, win, winxp, etc)

depois de criada a pasta, edite seu fstab, coloque no terminal

sudo gedit /etc/fstab

adicione no final do arquivo a linha referente a montagem, no meu caso ficou

/dev/sda1   /media/windows     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1


onde tá sda1, vc coloca o q tiver no seu, se tiver duvidas use o comando mount -l (é um L minúsculo, de list)


« Última modificação: 01 de Outubro de 2008, 12:39 por ErickSantos »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Dar acesso a arquivos da pasta /media para tocar no rhythmbox
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2008, 17:38 »
aconteceu a mesma coisa comigo, e nao foi problema de permissao  ;D


acontece q ele nao acha as musicas pq a particao do windows nao e montada automaticamente no boot, vc tem q adicionar a linha de montagem do fstab

abra um terminal e crie uma pasta para vc montar a partiçao do windows usando o comando sudo mkdir /media/windows (vc pode mudar o nome da pasta, em vez de /media/windows pode ser /media/windowsxp, win, winxp, etc)

depois de criada a pasta, edite seu fstab, coloque no terminal

sudo gedit /etc/fstab

adicione no final do arquivo a linha referente a montagem, no meu caso ficou

/dev/sda1   /media/windows     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1


onde tá sda1, vc coloca o q tiver no seu, se tiver duvidas use o comando mount -l (é um L minúsculo, de list)




Essa é a exata solução para o problema, eu também passava pelo mesmo perrenhe há algum tempo atrás.

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Dar acesso a arquivos da pasta /media para tocar no rhythmbox
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2008, 19:31 »
O esquema aqui é montar a partição então né? Sou novo em Linux, por isso fiquei meio perdido com isso. Alguns esclarecimentos: Como listar minhas partições, como saber quais estão montadas e desmontadas? Nesse caso não existe a necessidade de criar essa pasta "/media/windows", apenas editei o fstab e coloquei o endereço da pasta onde estão de fato minhas músicas. Digamos que iniciei a máquina e tem uma partição desmontada, se montar com "mount", ela permanece montada até que a maquina seja desligada ou a partição desmontada? Para montar de forma definitiva na inicialização do sistema, só editando o fstab? Nossa quanta coisa :D
Só pra constar, consegui arrumar da forma que vc falou Erick, vlws :D
Ubuntu 18.04

Offline ErickSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 209
    • Ver perfil
Re: Dar acesso a arquivos da pasta /media para tocar no rhythmbox
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:28 »
O esquema aqui é montar a partição então né? Sou novo em Linux, por isso fiquei meio perdido com isso. Alguns esclarecimentos: Como listar minhas partições, como saber quais estão montadas e desmontadas?

mount para listar as montadas e mount -l para listar todas (me corrijam se estiver errado)

Citar
Digamos que iniciei a máquina e tem uma partição desmontada, se montar com "mount", ela permanece montada até que a maquina seja desligada ou a partição desmontada? Para montar de forma definitiva na inicialização do sistema, só editando o fstab?


isso msm, no começo achei ruim, agora ja to até achando bom... principalmente qt a inicializaçao de programas, ja q no windows sempre depois de instalar um software vc tem q ver se ele nao ta inicializando escondido junto com o sistema e consumindo recursos

Citar
Só pra constar, consegui arrumar da forma que vc falou Erick, vlws :D

de nada :)

estou prestes a completar 1 ano de linux, e é bom ver q aprendendo, e podendo ajudar outras pessoas da msm forma q fui ajudado quando começei  :D