Autor Tópico: Modem ADSL - D-Link 500-B, dá compatibilidade com o Ubuntu?  (Lida 2733 vezes)

Offline wolverine32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Modem ADSL - D-Link 500-B, dá compatibilidade com o Ubuntu?
« Online: 26 de Setembro de 2008, 13:21 »
Pessoal tenho este Modem D-Link 500-B e eu queria saber com alguém que o usa, pra ver se o Ubuntu dá suporte a ele para poder conectar na Internet, pois li num outro fórum um cara dizendo que o Ubuntu tem que dar suporte a respectivo periférico para poder funcionar, senão eu terei que baixar um Driver, mas eu acho que não existe Driver para este tipo de Modem existe.  ???

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modem ADSL - D-Link 500-B, dá compatibilidade com o Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2008, 10:27 »
Ola, wolverine32

Os modems que necessitam de suporte são apenas aqueles instalados "dentro" das maquinas.

Modems ADSL têm discador e programas instalados no firmware da placa dos aparelhos.

Logo, qualquer um deles é compatível com qualquer sistema.

Veja que seu modem ADSL se conecta a seu computador por um cabo de rede e não um cabo telefonico, logo para o Linux ou Windows por ex. ele é um dispositivo de rede não exatatmente um modem. ( pode ser por USB com o mesmo propósito )

A configuração para discagem ADSL no GNU/Linux Ubuntu é feita através do pacote Gnome PPPoe

Dependendo de seu provedor, procure aqui no forum pelo nome do provedor ( net, virtua, ajato, BrasilTelecom, etc) e também procure por PPPoe para configurar.


[],s

Offline wolverine32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Modem ADSL - D-Link 500-B, dá compatibilidade com o Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2008, 10:31 »
Tota valeu pela dica aí mas ontem mesmo eu desinstalei o OpenSuse 10.3 daqui e coloquei o Ubuntu 8.04 LTS e, por um tempo fiquei meio perdido na parte da configuração do Modem pois tem que configurar pelo Consola pois eu segui a grande ajuda que tem dentro do Ubuntu fiquei de olho arregalado com a velocidade da configuração que ele faz para o Modem e também na velocidade que el navega na NET, muito mais superior ao do Windows.  ;D ;D

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Modem ADSL - D-Link 500-B, dá compatibilidade com o Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2008, 14:33 »
Tenho esse modem com um roteador wireless:

O modem está conectador a um roteador D-Link l524 wireless que está conectado a um computador por fios e um laptop (ambos com ubuntu, claro).Antes só havia o modem ( com os dados da telefônica roteado) no computador e funcionou automaticamente.

http://br-linux.org/linux/compatibilidade-linux-modem-adsl

Neste link diz regular, mas se rotear com os dados vpi/vci ele vai automático.