Autor Tópico: Ocultar Automaticamente o Painel  (Lida 4445 vezes)

Offline Francisco Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ocultar Automaticamente o Painel
« Online: 25 de Setembro de 2008, 08:07 »
Oi, pessoal! Instalei o Ubuntu faz uma semana, então estou cheio de dúvidas hehehe... Mas nessa o Google não me ajudou:

Ao ir nas "Propriedades" de um painel, é possível mandar ocultá-lo automaticamente para ser mostrado apenas quando o cursor está sobre ele. No entanto, a ocultação não é total - sempre fica um feio pedacinho de barra sobrando - ao contrário do que acontece no Windows, por exemplo.

É possível ocultar toda a barra?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ocultar Automaticamente o Painel
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2008, 23:11 »
Até onde saiba,  é assim mesmo, mas até acho bom - lembra que a barra ( painel ) está ali...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline simon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Ocultar Automaticamente o Painel
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2008, 22:42 »
É só clicar com o botão direito do mouse sobre o painel, clicar em propriedades e marcar a opção autohide (auto esconder).

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Ocultar Automaticamente o Painel
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2008, 22:53 »
Eu uso o compiz para isso. Esse pedacinho que fica sobrando no canto eu oculto com o efeito de transparência do compiz. É só apontar o cursor sobre esse pedaço a ser escondido e rolar a roda do mouse segurando o alt.


kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ocultar Automaticamente o Painel
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:21 »
Bem vindo ao fórum :)

Até onde eu saiba isso não é possível. Mas existem meios de se contornar isso, o famoso "jeitinho" hehehe, o que eu costumava utilizar era deixar o Painel transparente, mas os ícones ainda ficavam atrapalhando e eu desencanava de deixar o autohide :P

No KDE3 eu sei que dá pra esconder completamente.

Você pode tentar utilizar outros paineis também, mais simples mas funcionais, como o FBPainel e PyPanel por exemplo, que tem a opção de ocultar completamente, mas o PyPanel eu não recomendo para iniciantes, já o FBPanel é um pouco mais amigável de configurar.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2008, 23:27 por kernel_script »

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Ocultar Automaticamente o Painel
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2008, 21:12 »
Salve!
Seja bem vindo !
Francisco Machado , você já tentou  no Editor de Configurações ?
Código: [Selecionar]
gconf-editorapps → panel → toplevels → panel_0 e top_panel_screen0 e modificar a opção auto_hide_size de 6 , para 0 (zero)
Talvez a explicação não ficou boa, mas...pode ser por aí  :P

Boa sorte!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ocultar Automaticamente o Painel
« Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2008, 22:21 »
Salve!
Seja bem vindo !
Francisco Machado , você já tentou  no Editor de Configurações ?
Código: [Selecionar]
gconf-editorapps → panel → toplevels → panel_0 e top_panel_screen0 e modificar a opção auto_hide_size de 6 , para 0 (zero)
Talvez a explicação não ficou boa, mas...pode ser por aí  :P

Boa sorte!

Boa k7br!!!!

Eu tinha esquecido completamente disso ;D
Lembro que deu certo numa boa, recomendo a dica :)

O velho e bom gconf-editor :)

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Ocultar Automaticamente o Painel
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2008, 22:45 »
Salve!
Seja bem vindo !
Francisco Machado , você já tentou  no Editor de Configurações ?
Código: [Selecionar]
gconf-editorapps → panel → toplevels → panel_0 e top_panel_screen0 e modificar a opção auto_hide_size de 6 , para 0 (zero)
Talvez a explicação não ficou boa, mas...pode ser por aí  :P

Boa sorte!

Essa é boa!!! Eu quebrando a cabeça, cheguei a fazer um script pra fechar e abrir o gnome-panel, e a resolução estava tão pertinho  ;D :D :D

Esse é o cara! ahuhauhuahuahuah

VlW ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Francisco Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ocultar Automaticamente o Painel
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2008, 02:20 »
Olá novamente, pessoal. Obrigado pelo empenho em me ajudar.

O colega 0tacon deu uma solução interessante, mas parcial. A barra realmente fica transparente, mas isso acontece também quando ela não está expandida, o que me atrapalha ao clicar nas janelas de programas.

Gostaria de saber se a solução proposta via terminal faz algo similar ou resguarda a aparência de barra quando expandida.

Aproveitando o tópico, gostaria de relatar o meu descontentamento com o programa screenlets. Não sei se é problema do meu PC ou do Ubuntu, mas aqui há muitos bugs e vários dos temas são super lentos. É uma pena que aparentemente não temos um programa tão bacana quanto o Rocket Dock no Ubuntu. Usei Sim Dock e AWN, mas eles são terrivelmente insatisfatórios na questão da barra (apesar do último ter gadgets bacanas).