Autor Tópico: Rede no Dell Vostro 1310  (Lida 10499 vezes)

Offline dgandini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Rede no Dell Vostro 1310
« Online: 25 de Setembro de 2008, 01:52 »
Bom dia! Após quase ficar louco resolvi pedir ajuda. Tenho um Vostro 1310 e não estou conseguindo fazer com que as placas de rede funcionem:

a) Realtek RTL8168C(P)/8111C(P) Family PCI-E Gigabit Ethernet NIC (NDIS 6.0)
Não é em todos os boots que é reconhecida (ainda não consegui identificar o padrão). O que será que pode estar influenciando no reconhecimento da placa?  ???

b) Dell Wireless 1395 WLAN Mini-Card
Segui as instruções do tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=35136.0 mas não funcionou.
A única coisa que fiz de diferente foi usar o driver indicado pelo site da Dell(bcmwl6.inf) diferentemente do bcmwl5.inf indicado pelo post - este não reconhece o hardware pelo ndiswrapper. Será que baixei a versão correta?

Será que o problema é o Ubuntu 64 bits? Outro detalhe importante é que no Vista tudo funciona 100%...  :o

Agradeço desde já.
Douglas


Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Rede no Dell Vostro 1310
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2008, 03:18 »
Bom dia! Após quase ficar louco resolvi pedir ajuda. Tenho um Vostro 1310 e não estou conseguindo fazer com que as placas de rede funcionem:

a) Realtek RTL8168C(P)/8111C(P) Family PCI-E Gigabit Ethernet NIC (NDIS 6.0)
Não é em todos os boots que é reconhecida (ainda não consegui identificar o padrão). O que será que pode estar influenciando no reconhecimento da placa?  ???

b) Dell Wireless 1395 WLAN Mini-Card
Segui as instruções do tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=35136.0 mas não funcionou.
A única coisa que fiz de diferente foi usar o driver indicado pelo site da Dell(bcmwl6.inf) diferentemente do bcmwl5.inf indicado pelo post - este não reconhece o hardware pelo ndiswrapper. Será que baixei a versão correta?

Será que o problema é o Ubuntu 64 bits? Outro detalhe importante é que no Vista tudo funciona 100%...  :o

Agradeço desde já.
Douglas



Se funciona no Vista e no XP (Windows) indica que seu hardware está bom mas precisa configurar no Linux.  Veja que existem alguns truques e eu vou contar o que aconteceu com o meu notebook Dell 131-L que usa a placa de rede broadcom 43xx.

Ao dar boot pelo CD o Ubuntu identifica a rede sem fio e pede para instalar os drivers restritos.  Neste momento não faça nada.  Deixe ligados os cabos da rede com fio ao roteador e ao seu notebook pois será necessário após a instalação no HD.

Instale normalmente como se fosse usar a rede com fios.  No primeiro boot pelo HD o sistema irá tentar atualizar seu Ubuntu e, ao mesmo tempo, identificará que você tem uma placa de rede sem fios e dirá  que não achou o driver específico propondo a você que deixe ele, o Ubuntu, procurar.  Assinale a opção de procura e deixe que o Ubuntu irá identificar o driver correto e o instalará.

Após a instalação é necessário dar o boot.  Nesse momento retire o cabo de rede e dê o boot.  Após o boot a luz indicadora do Wi-Fi deverá se acender, ou seja, o Ubuntu fará a comunicação com o hardware usando o driver instalado.

No canto superior direito da tela deverá aparecer o icone do terminal.  Clique com o botão direito do mouse nele e veja se identificou as redes da proximidade, incluindo o ESSID do seu roteador.  Se positivo basta clicar a escolha da rede que você quer acessar e configurar os demais parâmetros.  Aqui no meu caso era escolher o ESSID que queria usar e informar a chave de acesso pois uso no roteador a configuração de criptografia WPA-TKIP-PSK.  Ao digitar essa chave que fora previamente configurada no roteador (tem que ser igual) e teclar enter a comunicação se estabelece e você consegue usar.

Essa experiência foi feita com o Ubuntu 8.04-1.  Com o 7.10 (versão anterior) era necessário o uso do NDISWRAPPER.  Vejamos como será na próxima versão, a 8.10.

Outra coisa: usei a versão 32 bits, mas creio que os 64 bits sejam semelhantes.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline wbalani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Rede no Dell Vostro 1310
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2008, 00:32 »
Olá dgandini,

Comprei um notebook exatamente igual ao seu e estou com o mesmo problema!!!
Você já conseguiu resolver?

Já procurei bastante na net e ainda não achei nada...

Se tiver achado a solução, por favor, poste aqui pra gente, acho que outros irão se beneficiar...

Obrigado, valeu.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Rede no Dell Vostro 1310
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2008, 00:41 »
Vejam =>este<= link aqui.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline wbalani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Rede no Dell Vostro 1310
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2008, 19:55 »
Obrigado csat,
Vou tentar e posto o resultado aqui!
Abraço

Offline wbalani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Rede no Dell Vostro 1310
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2008, 16:46 »
Ainda não tive sucesso.
Baixei os pacotes ndiswrapper common e utils pelo Windows, coloquei num pendrive e instalei no ubuntu mas nada aconteu.
Segui a dica do link que o csat postou, mas a máquina boota e nada acontece.
Os drivers das placas com e sem fio foram instaladas, mas não acho onde configurá-las.
Deixei o cabo de rede conectado no note, de repente no boot ele pegaria os parâmetros de rede automaticamente, mas nem isso.
Ainda não fiz o ubuntu conectar na net no vostro 1310.
Vou continuar procurando.

Offline dgandini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Rede no Dell Vostro 1310
« Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2008, 19:06 »
Pessoal,

O problema foi resolvido de uma forma nada elegante: baixei uma nova ISO do Ubuntu 8.04 (32 bits) e reinstalei tudo do zero, após a instalação (conectado via cabo), deixei que o sistema atualizasse todos os pacotes.

Os problemas com conexão Wi-Fi e via cabo foram solucionados o que me leva a acreditar que, infelizmente, parece que os "drivers" de 64 bits ainda não estão maduros o suficiente para serem usados.

Obrigado a todos pela ajuda.

Offline dgandini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Rede no Dell Vostro 1310
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2008, 19:13 »
Ainda não tive sucesso.
Baixei os pacotes ndiswrapper common e utils pelo Windows, coloquei num pendrive e instalei no ubuntu mas nada aconteu.
Segui a dica do link que o csat postou, mas a máquina boota e nada acontece.
Os drivers das placas com e sem fio foram instaladas, mas não acho onde configurá-las.
Deixei o cabo de rede conectado no note, de repente no boot ele pegaria os parâmetros de rede automaticamente, mas nem isso.
Ainda não fiz o ubuntu conectar na net no vostro 1310.
Vou continuar procurando.

wbalani,

Só consegui seguindo as dicas do csat (reinstalando tudo a partir do zero).
Obrigado csat.

Douglas


« Última modificação: 29 de Setembro de 2008, 19:15 por dgandini »