Autor Tópico: Utilizadores GIS  (Lida 18524 vezes)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2008, 19:56 »
Olá Pessoal,

Também trabalho com SIG e tenho algum conhecimento do ARCGIS, Spring, TerraView e OpeJUMP. Fiz curso de Arcgis, mas não uso porque é muito caro. Hoje tem varias opções que podem atender bem. Na minha opinião é bom conhecer alguns SIG e dependendo do trabalho que se vai realizar escolhe este ou aquele. Uso no linux (ubuntu8.04 e mandriva 2008.1) os sigs SPRING e terraView do INPE. Conheço também um pouco do OpenJUMP (apenas a versão do windows) pois não consegui ainda instalar no ubuntu.
O spring é um programa completo, com muitas opções, no entanto não é muito adotado porque tem fama de duro, de ter uma interface não muito amistosa com o usuário. Entretanto a última versão que saiu  a 5.0 tornou-o mais amigável. O INPE (criador do spring contratou recentemente uma empresa para ajudar no seu desenvolvimento (k3) e dentre as propostas uma delas é torna-lo mais amigável. Essa versão a 5.0 veio com alguns bus, mas já saiu uma versão de correção a 5.02 para o windows. Logo eles devem disponibilizar uma versão de correção para o linux. Uma coisa interessante na última versão foi a preocupação do INPE em respeitar o direito de todos nós que usamos o linux. Assim eles disponibilizaram uma versão para ubuntu, uma para fedora,, uma para opensuse e uma para mandriva. O Spring tem o ponto forte no uso de imagens, nisso ele é melhor até que o Arcgis. Faz por exemplo mosaico de imagens, coisa que o arcgis não faz. Outro ponto importante é que a instalação no linux é fácil. O INPE disponibiliza imagens gratuitas como resolução espacial de 20m (as imagens do Landsat são de 30m de resolução espacial). Recentemente o INPE lançou novo satélite com camâra com capacidade de resolução espacial de 2,4m, mas ainda não esta disponibilizando essas imagens.
O terraView também é uma programa desenvolvido pelo pessoal do INPE, ele tem menos recursos que o spring, mas é bem mais amigável. Nisso ele é parecido com o OpenJUMP, o que eles realizam fazem melhor até que o arcgis. O meu preferido é o terraView, porque além de fazer tudo com muita facilidade  trabalha muito bem e de maneira bastante simples com banco de dados (diversos). Uso o terraView com o MySQL, ele pode ser utilizado também com o postgreeSQL, mas eu não conheço o postgrees, apesar de ter boas informações. O MySQL e o terraView, juntos dão show. Mas o terraView tem limitações, como: Não importa nem exporta dxf, e não faz todas as analise que o Spring faz. Mas ele aceita plugins, e já existem alguns plugins interessantes que complementa sua funcionalidade, o problema é que parece (estou buscando informações) que os plugins têm sido desenvolvidos para o windows apenas.  Ele é de código aberto, diferente do spring que é gratuito, porém de código fechado. Existem também versões customizadas para uma atividade, tal como o terraCrime, desenvolvido por uma universidade de Minas Gerais para uso da PM.
O openJump é também muito bom, o problema é que ainda não consegui instalar no Ubuntu, nem no Mandriva. Ele é escrito em java. Muito bom, bem fácil e intuitivo. A prefeitura do Recife utiliza-o. Tem um pessoal lá muito bom que esta envolvido com o openJump, tendo inclusive sido os responsáveis pela tradução do manual em português.
Estou querendo aprender experimentar o gvSIG, mas também naão consegui instalar no ubuntu, ele instala mas não roda. Tenho informações que ele é muito bom e tem ajuda financeira da Comunidade Europeia. Finalizando por hoje, estou apostando minhas fichas no gvSIG, openJUMP e terraView, porque são bons, fáceis, de código aberto e tem muita gente envolvida e ajudando.
Saudações,
kdbin

Porque nao consegue instalar ?

Para instalar:

- Baixe a versão 1.1.1 , a completa, e instale com o java junto
- Desative os efeitos de área de trabalho (compiz-fusion)
- Ele cria um icone no desktop. Caso nao criar, execute o arquivo gvsig.sh , que vai ficar em uma instalação na pasta /home/usuario/gvsig.../bin/

Tente usar em reaolução máxima de 1280x1024

Caso dê mensagem de erro, nos reporte aqui. o gvSIG é melhor que todos esses juntos, porém, para tratamento de imagem de satélite, o Spring é melhor.

Mas, para imagem, tem o ossim planet, que é muito bom !

Carlos

Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline articwolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #16 Online: 29 de Setembro de 2008, 20:53 »

Porque nao consegue instalar ?

Para instalar:

- Baixe a versão 1.1.1 , a completa, e instale com o java junto
- Desative os efeitos de área de trabalho (compiz-fusion)
- Ele cria um icone no desktop. Caso nao criar, execute o arquivo gvsig.sh , que vai ficar em uma instalação na pasta /home/usuario/gvsig.../bin/

Tente usar em reaolução máxima de 1280x1024

Caso dê mensagem de erro, nos reporte aqui. o gvSIG é melhor que todos esses juntos, porém, para tratamento de imagem de satélite, o Spring é melhor.

Mas, para imagem, tem o ossim planet, que é muito bom !

Carlos


Dando uma ajuda a executar o gvsig: o atalho que ele cria é guardado numa pasta com o nome "desktop". Se vc tem o ubuntu em português como eu o seu ambiente de trabalho chama-se "Àmbiente de trabalho" (alias aconselho a mudar o nome da pasta para "ambiente_de_trabalho" se não tera problemas ao executar programas em python por exemplo). Copie o icon do "desktop" para o  "Àmbiente de trabalho. Em alternativa procure o gvsig.sh

PS: O Arcgis não é caro....é carrrrrrrriiiiisssssiiiiiimmmoooooo.
"O pensamento é a nossa bênção e a nossa maldição e faz de nós aquilo que somos."
Carl Sagan in Dragões do Eden

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:22 »

Porque nao consegue instalar ?

Para instalar:

- Baixe a versão 1.1.1 , a completa, e instale com o java junto
- Desative os efeitos de área de trabalho (compiz-fusion)
- Ele cria um icone no desktop. Caso nao criar, execute o arquivo gvsig.sh , que vai ficar em uma instalação na pasta /home/usuario/gvsig.../bin/

Tente usar em reaolução máxima de 1280x1024

Caso dê mensagem de erro, nos reporte aqui. o gvSIG é melhor que todos esses juntos, porém, para tratamento de imagem de satélite, o Spring é melhor.

Mas, para imagem, tem o ossim planet, que é muito bom !

Carlos


Dando uma ajuda a executar o gvsig: o atalho que ele cria é guardado numa pasta com o nome "desktop". Se vc tem o ubuntu em português como eu o seu ambiente de trabalho chama-se "Àmbiente de trabalho" (alias aconselho a mudar o nome da pasta para "ambiente_de_trabalho" se não tera problemas ao executar programas em python por exemplo). Copie o icon do "desktop" para o  "Àmbiente de trabalho. Em alternativa procure o gvsig.sh

PS: O Arcgis não é caro....é carrrrrrrriiiiisssssiiiiiimmmoooooo.

E o gvSIG, com os módulos todos em uso (tem que instalar o sextante, o modulo raster, e o de redes) é uma ferramenta poderosa, sendo que tem funções que o ArcView não tem, fora que é em português e eu acho até mais fácil de usar (tem comandos de CAD, por exemplo), e um manual em ingles e espanhol de mais de 400 páginas.

No sextante, também é possível fazer diagramação UML para a execução de várias funções de geoprocessamento em um arquivo raster ou vetorial. Show de bola.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #18 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:32 »
Peço também que vejam o Kosmo GIS.

o Kosmo GIS ( http://www.opengis.es/ ) é uma aplicação GIS multiplataforma construída a partir do Jump Project, onde tem vantagens em cima do ArcView e gvSIG:

- Interface amigável
- Conexão com Oracle, MySQL e PostgreSQL (somente o gvSIG tem essa maleabilidade, no ArcGIS é necessário comprar um módulo da Obtuse Software para conectar no PostgreSQL+PostGIS e MySQL+MyGIS)
- Mais leve
- GNU, Free... imagina que se tenha um trabalho de vetorização de curvas de nível, e necessitas de 20 pessoas trabalhando ao mesmo tempo. Só o ArcView, R$ 4.500,00 por máquina, o que daria R$ 90.000,00 (só aí temos o custo aproximado de vetorização de umas 45 cartas topográficas da DSG). Com o gvSIG e o Kosmo, é zero ( 0 ) , com a vantagem do kosmo ser mais leve, podendo aproveitar máquinas mais velhas para a produção
- Edição avançada de simbologia, sendo superior ao gvSIG nesse quesito ( O ArcView ainda é lider em simbologia... mas aguardem a versão 2.0 do gvSIG, que promete nessa parte, vide http://br.youtube.com/watch?v=XMUiMdyXNM8 ). Também gera layout de mapas e saída em PDF
- Acompanha o desenvolvimento do Jump Project e gvSIG, até porque serem ferramentas similares

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2008, 15:25 »
Olá amigos,


Descobri que o meu note estava com problemas no drive de leitura do dvd, por isso não conseguia intalar corretamente o ubuntu. E olha que ainda instalava porque é o ubuntu. Mas coloquei na manutenção e reintalei o ubuntu8.04 e agora ele esta redondo, rápido e estavel. Sou usuário novo do linux (1 ano) e trinta (30) anos de windows. Então ficava testando uma e outra distro linux. Mas agora que finalmente vi o ubuntu estável, fiz minha escolha e vou me concetrar apenas nele. Voltando ao gvSIG, como estou reinstalando tudo, vou tentar, porque realmente ele é o melhor, mais completo. Tenha já algumas perguntas sobre o gvSIG:
1- Na importação de um arquivo dxf deve haver no arquivo a ser importado apenas uma camada (layer)?
2 - Como faço para importar um arquivo SRTM (diponivel do site da embrapa) para gerar mapa hipsométrico no gvSIG?

Saudações,
Kdbin

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #20 Online: 26 de Outubro de 2008, 01:14 »
Olá amigos,


Descobri que o meu note estava com problemas no drive de leitura do dvd, por isso não conseguia intalar corretamente o ubuntu. E olha que ainda instalava porque é o ubuntu. Mas coloquei na manutenção e reintalei o ubuntu8.04 e agora ele esta redondo, rápido e estavel. Sou usuário novo do linux (1 ano) e trinta (30) anos de windows. Então ficava testando uma e outra distro linux. Mas agora que finalmente vi o ubuntu estável, fiz minha escolha e vou me concetrar apenas nele. Voltando ao gvSIG, como estou reinstalando tudo, vou tentar, porque realmente ele é o melhor, mais completo. Tenha já algumas perguntas sobre o gvSIG:
1- Na importação de um arquivo dxf deve haver no arquivo a ser importado apenas uma camada (layer)?
2 - Como faço para importar um arquivo SRTM (diponivel do site da embrapa) para gerar mapa hipsométrico no gvSIG?

Saudações,
Kdbin

1 - Nao
2 - Apenas descompactar o arquivo.... nao esqueca que o SRTM esta em latlong WGS1984, portanto, sete  a vista para a projecao 4326
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #21 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:38 »
Olá ,

Finalmente consegui instalar o gvSIG no Ubuntu (8.10). Estou com pequeno problema no gvSIG: salvei um arquivo e sempre que vou reabrir esse arquivo surge mensagem informando que há erro abrindo o documento, tabela de atributos. Só que o arquivo abre e as tabelas estam lá sem problema. Outra coisa é que o gvSIG só fecha com xkill.
Obrigado  Carlos, quanto ao SRTM, estava colocando no SAD 69, era isso.


Saudações,
Marcelo
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 17:51 por kdbin »

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #22 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:55 »
Olá,

Como é que verifico o nome da minha pasta de trabalho e altero  para  "ambiente_de_trabalho" ?
Saudações,
Marcelo

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #23 Online: 25 de Novembro de 2008, 00:03 »
Olá,

Como é que verifico o nome da minha pasta de trabalho e altero  para  "ambiente_de_trabalho" ?
Saudações,
Marcelo


está com os efeitos do compiz ativados ??
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline articwolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2008, 00:47 »
Citar

Olá,

Como é que verifico o nome da minha pasta de trabalho e altero  para  "ambiente_de_trabalho" ?
Saudações,
Marcelo

Basta ir a pasta pessoal e modificar o nome para ambiente_de_trabalho. É simples mas evita varios erros.

está com os efeitos do compiz ativados ??

Não me parece que tenha algo a ver o compiz. É para evitar erros quando utilizamos o ambiente de trabalho. No meu caso demorei 2 dias a descobrir que a extensão mapserverexport do qgis (que é um programa em python) dava erro porque não reconhecia o Á de Ámbiente.
"O pensamento é a nossa bênção e a nossa maldição e faz de nós aquilo que somos."
Carl Sagan in Dragões do Eden

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #25 Online: 04 de Dezembro de 2008, 15:05 »
Olá amigos,

O gvSIG esta funcionando. Acho que o problema era o compiz que estava ativado. Desativei os efeitos especiais (aparência) e ele passou a  funcionar legal. Estava abrindo mas quando pedia para importar uma capa ele abria o menu e ficava todo cinza e não sai disso. Baixei o Kosmo e vou tentar instalar também. A instalação do kosmos deve ser idêntica ao do gvSIG, não é?

Saudações,
Marcelo


Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #26 Online: 05 de Dezembro de 2008, 19:16 »
Olá amigos,

O gvSIG esta funcionando. Acho que o problema era o compiz que estava ativado. Desativei os efeitos especiais (aparência) e ele passou a  funcionar legal. Estava abrindo mas quando pedia para importar uma capa ele abria o menu e ficava todo cinza e não sai disso. Baixei o Kosmo e vou tentar instalar também. A instalação do kosmos deve ser idêntica ao do gvSIG, não é?

Saudações,
Marcelo



Sim, parecida.

Em tempo, saiu o novo gvSIG (alpha),versão 1.9

Simplesmente fantástico.

ArcView, o que é isso mesmo ? Hehehe!

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline pedestre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Ubuntu 8.04
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #27 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:56 »
Colegas,
Instalei o gvsig 1.9 alpha no ubuntu 8.10, mas não foi fácil deixar ele funcionando. Agora ele roda beleza, sem precisar desativar o compiz. Instalei na /home mesmo e depois alterei a pasta do java que o gvsig cria no processo de instalação (também na /home)
O que fiz foi copiar o conteúdo da pasta /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.10/jre para a pasta /home/[meu nome]/gvSIG/jre/1.5.0_12
A dica veio de http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=650183
No início não deu certo, pois havia substituído todo o conteúdo da pasta de destino, quando devia ter deixado os arquivos do JAI e JAI-imageIO.
Mesclar foi uma primeira solução, mas o que deu mais certo foi instalar primeiro o JAI mais recente na pasta do sistema (/usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.10/jre) e depois copiar (mesclando) o conteúdo desta pasta para a do java que o gvsig cria na /home. Foi impossível fazer o mesmo para o JAI-imageIO. Com a última versão estável que baixei do site da sun não teve jeito. Em teoria, estou usando a que vem no pacote do gvsig 1.9 e não sei o quanto isso é um problema. Já em relação ao JAI, fez toda diferença ter colocado a versão mais recente.

O problema, pelo o que entendi, era que o gvsig usa um java que não é o mesmo do sistema. Mesmo com o compiz desativado o programa carregava, mas as janelas de diálogo abriam vazias. Além de eu não conseguir inserir alguns formatos de imagem. Com essa gambiarra a gente meio que engana o gvsig, fazendo ele usar o mesmo java do sistema quando ele pensa estar usando uma versão anterior.
Aqui está funcionando. Não sei se tudo, pois ainda estou me re-familiarizando com esse tipo de programa. Faz mais de 10 anos que não ponho a mão num aplicativo de GIS.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2009, 17:26 por pedestre »

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Kosmo ferramentas adicionais
« Resposta #28 Online: 23 de Agosto de 2009, 17:41 »
Olá pessoal,

Estou tentando instalar as ferramentas adicionais no kosmo (additional tools). Consigo instalar, mas ficam visíveis para uso. Alguém conseguiu?

Saudações,

Kdbin

Offline newmar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Utilizadores GIS
« Resposta #29 Online: 16 de Setembro de 2009, 00:55 »
Pessoal consegui instalar o gvSIG mas nao consigo instalar os modulos sextante pilot 3d etc, alguem pode me ajudar, dei uma procurada mas sem sucesso.

Obrigado
Newmar Wegner