Autor Tópico: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?  (Lida 5216 vezes)

Offline davisnog

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Galera, queria usar o linux, mais com os aplicativos que eu utilize.

Seria somente o linux, os drivers e o KDE, sem aplicativos tipo oppenoffice, gaim, entre outros que ja vem junto na distribuição.

Tipo assim, eu queria fazer tipo no Windows, onde eu tenho somente o sistema operacional e seus drivers, depois instalo os aplicativos que eu queira.

Vcs conhecem alguma distribuição do linux da forma que eu estou querendo????



Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2008, 15:02 »
Podes usar o ubuntulite(nunca experiementei) http://ubuntulite.tuxfamily.org/?q=node/2


http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2008, 15:07 »
Talvez tu queiras experimentar o Arch Linux. Alguns companheiros de fórum usam essa distro e são apaixonados por ela, vamos esperar algum deles se manifestar aqui no tópico pra falar um pouco mais. Enquanto ninguém aparece, vai dando uma conferida no site oficial da distro e na comunidade brasileira. Vale lembrar que o Arch requer algum conhecimento de terminal, é relativamente avançada em relação ao Ubuntu.

Apenas uma ressalva quanto aos drivers: A maioria das distros Linux não vem com os drivers proprietários instalados por padrão. Entre estes drivers proprietários estão, por exemplo, os drivers que habilitam o suporte ao 3D em placas nVidia. Distros mais elementares e personalizáveis como o Arch dificilmente virão com eles, mas a instalação posterior é possível. Algumas distros como o Ubuntu facilitam bastante o processo de instalação, mas distros assim geralmente são as que vem completas, com os programas que tu mencionou que prefere que não venham instalados por padrão.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2008, 15:20 »
glaubergoncalves eu quis dar uma sugestão apenas sobre o Ubuntu uma vez que este tópico não está no café com ubuntu.
Se formos a olhar a outra distros eu recomendaria a Debian fazendo uma netinstall. Basicamente ele instala apenas o sistema base e depois é só usar o apt-get e instalar os programas e o ambiente grafico desejado

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2008, 16:09 »
Movido para o Café.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2008, 17:40 »
glaubergoncalves eu quis dar uma sugestão apenas sobre o Ubuntu uma vez que este tópico não está no café com ubuntu.
Faz sentido, realmente eu poderia ter levado isso em conta...

Se formos a olhar a outra distros eu recomendaria a Debian fazendo uma netinstall. Basicamente ele instala apenas o sistema base e depois é só usar o apt-get e instalar os programas e o ambiente grafico desejado
Esses dias estive no site do Debian e quase fiz isso hehe. Tenho pensado em fazer uma experiência apenas com o sistema base (Debian), depois ir adicionando os programas que eu quiser pra ver como fica. Mas no final acabo postergando porque o Ubuntu tá na medida pra mim. Sinto ter tudo o que preciso, e essa comunidade que temos aqui é um diferencial imbatível.

Offline paulo87

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2008, 18:36 »
glaubergoncalves eu quis dar uma sugestão apenas sobre o Ubuntu uma vez que este tópico não está no café com ubuntu.
Faz sentido, realmente eu poderia ter levado isso em conta...

Se formos a olhar a outra distros eu recomendaria a Debian fazendo uma netinstall. Basicamente ele instala apenas o sistema base e depois é só usar o apt-get e instalar os programas e o ambiente grafico desejado
Esses dias estive no site do Debian e quase fiz isso hehe. Tenho pensado em fazer uma experiência apenas com o sistema base (Debian), depois ir adicionando os programas que eu quiser pra ver como fica. Mas no final acabo postergando porque o Ubuntu tá na medida pra mim. Sinto ter tudo o que preciso, e essa comunidade que temos aqui é um diferencial imbatível.

o cara quer algo simples, "tipo Ruwindows". O Arch e o Debian vão ser muito avançados pra ele.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2008, 01:16 »
Podes usar o ubuntulite(nunca experiementei) http://ubuntulite.tuxfamily.org/?q=node/2

Muito obrigado por compartilhar a dica sylvester! :D
Eu não conhecia, eu pensava que estava finalmente quieto depois de usar o Arch Linux hehehe... ::)
A Mini ISO tem 9,6 MB :o :o :o :o



Talvez tu queiras experimentar o Arch Linux. Alguns companheiros de fórum usam essa distro e são apaixonados por ela, vamos esperar algum deles se manifestar aqui no tópico pra falar um pouco mais. Enquanto ninguém aparece, vai dando uma conferida no site oficial da distro e na comunidade brasileira. Vale lembrar que o Arch requer algum conhecimento de terminal, é relativamente avançada em relação ao Ubuntu.

Apenas uma ressalva quanto aos drivers: A maioria das distros Linux não vem com os drivers proprietários instalados por padrão. Entre estes drivers proprietários estão, por exemplo, os drivers que habilitam o suporte ao 3D em placas nVidia. Distros mais elementares e personalizáveis como o Arch dificilmente virão com eles, mas a instalação posterior é possível. Algumas distros como o Ubuntu facilitam bastante o processo de instalação, mas distros assim geralmente são as que vem completas, com os programas que tu mencionou que prefere que não venham instalados por padrão.

Então, eu sou usuário Arch Linux, mas se eu começar a discursar sobre a distro vai ficar meio suspeito devido a minha paixão por ela hehehe... ::)

Mas é soberba, isto ela é :)
Porém não recomendo pra iniciantes, ela não tem esse público como foco. Mas pela rápida olhada nas instruções de instalação do Ubuntulite, ele também não parece ser tão amigável de instalar (Para um iniciante), mas não testei.
De qualquer forma, recomendo o Arch Linux, mas somente caso tenha paciência, tenha um bom conhecimento de Bash e queira montar uma distro do zero e transforma-la na sua cara-metade e instalar unica e exclusivamente o que você vai utilizar.

Vantagens básicas do Arch Linux:
 - Filosofia KISS - Keep It Simple, Stupid = Mantenha tudo estupidamente simples. É uma distro extremamente simples, leve e rápida, e propõe que você monte o seu Arch à seu gosto. A ISO vem com um LiveCD em modo texto, e instala apenas o básico para o sistema funcionar, em modo texto.
 - Programas sempre muito recentes, mesmo assim, é tudo muito estável.
 - Rolling Release: Toda nova versão é só atualizar o sistema, não quebra, não da problema de compatibilidade, não da erro, não precisa baixar uma nova ISO.
 - Pacman: Gerenciador de Pacotes excepcional, mas infelismente ainda não faz café nem arruma a casa.
 - Personalizável ao extremo: Cada Arch Linux é único, por que é você que monta o seu.
 - Centenas de outras vantagens, pesquise e conheça :) Por que senão vou escrever um livro aqui hehehe...

Mas como o colega paulo87 apontou, Debian e Arch são distros bem avançadas, se quer algo mais modesto, recomendo o Xubuntu.


Um abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2008, 12:36 por kernel_script »

Offline davisnog

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2008, 23:43 »
Bom pessoal valeu mesmo pelas dicas, pelo que foi dito o Arch me parece legal(só fato de não precisar baixar outro .iso a cada nova distribuição já é interessante, sei que posso fazer isso no Ubuntu, mais pelo que eu vi não é recomendado), o ubuntulite também..., mais como o colega ai disse essas distribuições para iniciantes pode ser complicado, eu até pensei na seguinte alternativa, em montar um cd como eu faço no windows com o nLite.

Existe alguma ferramenta parecida para montarmos uma distro???

Eu gostaria mesmo de usar o Ubuntu, ja usei ele e achei bastante simples, mais tem muita coisa nele que eu naum utilizo, os programas que eu não utilizo poderia ser facilmente desativado, mais a principio não é a minha intenção. Como eu já disse eu gostaria da distro somente o SO e os drivers, e poder instalar os demais de forma simples também.


Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2008, 23:59 »
eu até pensei na seguinte alternativa, em montar um cd como eu faço no windows com o nLite.
APTonCD, disponível no menu Aplicações>>Adicionar/Remover...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2008, 00:57 »
davisnog, recomendo o aplicativo remastersys, aqui mesmo no fórum tem material abrangente sobre ele.
É um aplicativo excepcional, você poderia fazer o seguinte:

 - Faça uma instalação limpa do Ubuntu em uma partição do seu HD.
 - Desinstale, desabilite e instale, habilite tudo que você quer ou não quer. Configure tudo da forma que você gostaria que fosse.
 - Pronto, agora é só gerar uma ISO do seu Ubuntu do jeito que ele está, pelo remastersys :)


Lembrando que o sistema de "Drivers" é diferente no GNU/Linux, aqui o Hardware geralmente é reconhecido automaticamente e não precisamos de "Drivers", mas quando é estritamente necessário, depende do fabricande do Hardware se ele tem esses Drivers para GNU/Linux ou não. Se não tiver, procure sempre uma alternativa livre que supra isso. Além disso, existem Drivers livres para vários tipos de Hardware, só pesquisar sobre o assunto.


Um abraço e até mais.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2008, 03:26 »
davisnog concordo com o kernel_script. Parece que o melhor para ti é mesmo o remastersys.
E olha que é mesmo muito fácil trabalhar com ele.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2008, 12:45 »
Podes usar o ubuntulite(nunca experiementei) http://ubuntulite.tuxfamily.org/?q=node/2

Muito obrigado por compartilhar a dica sylvester! :D
Eu não conhecia, eu pensava que estava finalmente quieto depois de usar o Arch Linux hehehe... ::)
A Mini ISO tem 9,6 MB :o :o :o :o



Talvez tu queiras experimentar o Arch Linux. Alguns companheiros de fórum usam essa distro e são apaixonados por ela, vamos esperar algum deles se manifestar aqui no tópico pra falar um pouco mais. Enquanto ninguém aparece, vai dando uma conferida no site oficial da distro e na comunidade brasileira. Vale lembrar que o Arch requer algum conhecimento de terminal, é relativamente avançada em relação ao Ubuntu.

Apenas uma ressalva quanto aos drivers: A maioria das distros Linux não vem com os drivers proprietários instalados por padrão. Entre estes drivers proprietários estão, por exemplo, os drivers que habilitam o suporte ao 3D em placas nVidia. Distros mais elementares e personalizáveis como o Arch dificilmente virão com eles, mas a instalação posterior é possível. Algumas distros como o Ubuntu facilitam bastante o processo de instalação, mas distros assim geralmente são as que vem completas, com os programas que tu mencionou que prefere que não venham instalados por padrão.

Então, eu sou usuário Arch Linux, mas se eu começar a discursar sobre a distro vai ficar meio suspeito devido a minha paixão por ela hehehe... ::)

Mas é soberba, isto ela é :)
Porém não recomendo pra iniciantes, ela não tem esse público como foco. Mas pela rápida olhada nas instruções de instalação do Ubuntulite, ele também não parece ser tão amigável de instalar (Para um iniciante), mas não testei.
De qualquer forma, recomendo o Arch Linux, mas somente caso tenha paciência, tenha um bom conhecimento de Bash e queira montar uma distro do zero e transforma-la na sua cara-metade e instalar unica e exclusivamente o que você vai utilizar.

Vantagens básicas do Arch Linux:
 - Filosofia KISS - Keep It Simple, Stupid = Mantenha tudo estupidamente simples. É uma distro extremamente simples, leve e rápida, e propõe que você monte o seu Arch à seu gosto. A ISO vem com um LiveCD em modo texto, e instala apenas o básico para o sistema funcionar, em modo texto.
 - Programas sempre muito recentes, mesmo assim, é tudo muito estável.
 - Rolling Release: Toda nova versão é só atualizar o sistema, não quebra, não da problema de compatibilidade, não da erro, não precisa baixar uma nova ISO.
 - Pacman: Gerenciador de Pacotes excepcional, mas infelismente ainda não faz café nem arruma a casa.
 - Personalizável ao extremo: Cada Arch Linux é único, por que é você que monta o seu.
 - Centenas de outras vantagens, pesquise e conheça :) Por que senão vou escrever um livro aqui hehehe...

Mas como o colega paulo87 apontou, Debian e Arch são distros bem avançadas, se quer algo mais modesto, recomendo o Xubuntu.


Um abraço a todos e até mais.

O Arch é um Gentoo com pacotes binários.

O Gentoo é tudo compilado, e mais dificil ainda de instalar (dificil na verdade não é. requer saco... muito saco)
depoisde pronto para a máquina, é imbatível no quesito velocidade. e tem os portages, que também tem lá seus poderes de super-vaca

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2008, 17:07 »
O Ubuntulite é baseado em que versão do Ubuntu?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Existe alguma distribuição linux somente com o sistema operacional e os drivers?
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2008, 21:38 »
O Arch é um Gentoo com pacotes binários.

Eu não concordo, apesar de ter usado quase nada o Gentoo. Penso que são distribuições GNU/Linux completamente distintas. Filosofias, propostas, méritos e deméritos distintos.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2008, 21:42 por kernel_script »