Autor Tópico: [resolvido] Problemas com resolução  (Lida 2562 vezes)

Offline Xiter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
[resolvido] Problemas com resolução
« Online: 18 de Setembro de 2008, 23:20 »
ok, a situação é a seguinte:

instalei o ubuntu a menos de um mês. sofri MUITO pra conseguir deixá-lo com resolução 1024x768, o que ele não reconheceu por default. depois de muitas edições no (maldito) xorg.conf e de instalar/reinstalar/ativar/desativar drivers da nvidia, uma hora por milagre ele reconheceu a resolução.

porém, agora sem mais nem menos, embora eu acho que tenha acontecido depois de uma "verificação de disco", pois não consigo encontrar nenhum motivo para isso, o sistema só reconhece as resoluções de 640x480 e, pasmem, 320x240, enquanto tanto ao instalar como pelo liveCD, as resoluções eram 800x600 e 640x480.

criei este tópico pois eu tinha praticamente um database com arquivos xorg.conf da minha primeira configuração e nenhum funcionou, logo é um problema "novo", visto que já tinha configurado olhando algum tópico deste fórum. e este não é o único "bug" de interface que tive com o ubuntu, pois algo que me deixou bem "p da vida" é a mudança de posições que ele fazia na barra superior (que não sei como se chama... o "iniciar"), além de incompatibilidade e falhas com programas do próprio repositório (é? enfim, o Adicionar/Remover programas) e INÚMERAS telas cinzas ao usar meu browser favorito, Opera.

estou meio decepcionado com o ubuntu depois de tanta propaganda que recebi e já aceito sugestões de outras distribuições.

obrigado pela compreensão pelo tópico "repetido"
abraços,
Thiago.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 00:29 por Xiter »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problemas com resolução
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2008, 23:36 »
Se vc tem nVidia utilize o nvidia-settings em Sistema > Administração.
Se não tiver aí é porque ainda não foi instalado :
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nvidia-settings
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Xiter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problemas com resolução
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2008, 23:51 »
hmmm... ok. instalei este gerenciador de driver, porém não mudou nada. as únicas opções são 640x480 e 320x240.
os drivers já estavam instalados, pois a menos de 4 horas atrás eu estava usando a resolução máxima do monitor e com os efeitos 3d na opção 'extra'.
o que mais me intriga é que foi simplesmente isso: desliguei o pc e ao ligar de novo, estava desta maneira. hoje houve uma "verificação de disco", mas não sei dizer se ocorreu exatamente nesse intervalo.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problemas com resolução
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2008, 00:31 »
Confere em Sistema > Administração > Drivers de Hardware se o driver da nVidia tá mesmo funcionando.

A saida drástica final é essa :

Ctl+Alt+F2 : login e senha : sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Escolha o driver genérico e, depois de entrar no Sistema vc configura tudo outra vez.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Xiter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problemas com resolução
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2008, 01:16 »
pintinho, eu já havia feito isso, só que sem sair do modo gráfico...  :P
ao fazer isso, ele reconhece 800x600 e 640x480 e desabilita os drivers da nvidia.
depois que eu vou em sistema > administração > drivers de hardware e os ativo, ao reiniciar o pc, apenas 320x240 e 600x480!

já estou quase desistindo...

e somente a título de curiosidade: até um cd antiquíssimo do kurumin que tenho aqui abre em 1024x768  >:( >:( >:(

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problemas com resolução
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2008, 09:14 »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Xiter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problemas com resolução
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2008, 00:28 »
olá amigos...
enfim, o problema veio de forma inesperada... e sua solução também!!!
magicamente, acabei de ligar e ele estava com a resolução normal! :o ??? :o ??? :o ???
a não ser que o colega pintinho tenha corrigido por assistência remota, então só pode ter sido obra do grande deus Tux (ou então pelo fato de eu ter participado de uma mesa-redonda sobre SL XD até estava me convencendo a usar o Big Linux  ;))

ok, agora vou procurar como colocar o [resolvido] no título  :D