Algumas perguntas acerca do VirtualBox...

Iniciado por luis.verderena, 16 de Setembro de 2008, 19:02

tópico anterior - próximo tópico

luis.verderena

Olá,

Tenho tentado perceber a finalidade do virtualbox, e pk aquilo q m parece é a de poder-mos experimentar outras distribuições e sistemas operativos...?? ??? (pra isso temos o pc em modo cdrom...)

1º) Se se pode instalar esses sistemas ou distribuições no VirtulaBox de maneira "permanente"?? ou se é sempre necessário carregar cada vez que queremos utilizar esse sistema ou distribuição??

2º) O carregamento desses sistemas, distribuições é feito através de cdrom e.iso, sómente?

3º) Se dá pra ter acesso a pastas de utilizador, tipo música, documentos,etc. do sistema operativo onde é instalada a VirtualBox?

Obrigado, é ainda não perguntei como... ;D

madeinnordeste

Olá Luis,

O VBox vai alem de apenas testar as distribuicoes, sejam ela de q SO for, com ele vc pode criar maquinas virtuais e ultiliza-las como se fossem maquinas reais.

Por exemplo, vc pode ter apenas um pc com o virtual box e duas maquinas virtuais instaladas, uma como servidor web e outra como servidor de banco de dados por exemplo. é possivel sim acessar os arquivos das maquinas virtuais, assim como acessar rede e todos os outros servicos que uma maquina convencional propociona ;)
"Um passo a frente e vc não estará no mesmo lugar"
Chico Science

luis.verderena

obrigado pela sua resposta.

Quer dizer então q para se instalar (como instala-mos ubuntu,kubuntu) outro SO não é possivel... só mesmo através de cdrom e ou .iso? ou seja cada vez que desligar-mos (sair-mos) da VB tudo fica na mesma ou seja sem ter-mos criado nada (partições,etc)... não é instalável... é isso??

quanto ao se criar máquinas virtuais o q isso quer dizer? em termos práticos (para usuário "doméstico") não posso ter outro S.O nessa VB de modo "permanente"...

já experimentei a VBox e siceramente não consigo aceder ás pastas do sistema de tem a VB... Tenho Ubuntu e experimentei usar Kubuntu na VB... deu tudo certo, net (e tenho discada e-220 huawei) mas só consigo aceder ás pastas do próprio SO que a VB tem no momento instalada. ou seja todas vazias nem dá pra experimentar leitores de musica, video, etc.

Obrigado

PRSC

A maquina virtual, é igual a um pc, vc instala o sistema nela, definitivo, sem precisar ficar usando como live cd.

Quando vc cria uma máquina virtual, tem as opções para serem configuradas, inclusive adicionar cd/dvd, pra ver nela o que tiver em um cd.
Pode usar a conexão usb, um pendrive.
Eu ainda não consegui configurar direito no ubuntu, mas já montei 4 maquinas, 3 linux e um xp.

Neste link tem um pouco do funcionamento, só pra ter uma idéia

http://hamacker.wordpress.com/2008/04/30/virtualbox-no-ubuntu-804/

Leia e veja se esclarece um pouco.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511