Autor Tópico: Estou quase desistindo do Ubuntu: problemas com rede e arquivos de CD/DVD.  (Lida 2943 vezes)

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Pessoal, por favor me ajudem. Estou tentando há quase 1 mês colocar 1 computador funcionando certinho com o Ubuntu na rede aqui no trabalho. Aqui há cerca de 30 computadores, todos trabalhando com o Photoshop em ambiente Windows e acessando arquivos nos servidores. Preciso que pelo menos 1 micro funcione com Ubuntu para a mesma finalidade que os micros com Windows funcionam, pois o objetivo é substituir o sistema na rede toda. Só que isso já está sendo tão trabalhoso e sem chegar a um resultado satisfatório, que penso em mudar de distribuição do Linux, talvez para o Fedora.

Coloquei o Photoshop para funcionar via Wine. Pensava que isso seria o mais difícil, no entanto coisas mais simples não consigo resolver. Já pesquisei esse fórum dezenas de vezes, sem falar no tanto que recorri ao Google. Já criei um tópico aqui que não foi respondido, e fico pensando (tentando crer) se não responderam porque realmente ninguém sabia ajudar.  ??? Mais uma vez peço socorro.

Meus problemas agora são basicamente 2. Um relacionado a rede e outro a arquivos de CD/DVD.

Instalei o Ubuntu 8.04 LTS e fiz todas atualizações. Editei o /etc/samba/smb.conf e configurei o grupo de trabalho apenas. Alterei na configuração manual de rede para o micro obter IP usando DHCP da rede. Instalei o smbfs. Até aqui:

1- Ao acessar pastas compartilhadas sem senha, mesmo assim o Ubuntu me pede a senha de acesso, seja acessando via nautilus ou usando mount. Ofereço qualquer usuário e senha e funciona, mas não sei se isso pode estar causando os outros problemas, ou se isso pode ser evitado.
2- Quando vou acessar uma pasta da rede (micro com Windows) da forma normal, consigo criar pastas e arquivos numa boa, mas ao tentar editar algo, recebo mensagem de erro.
3- Se eu monto uma unidade de rede, qualquer pasta ou arquivo que crio nela, ou copio para lá, fica como somente leitura e não dá pra alterar isso.
4- Após montar uma unidade de rede não consigo mais acessar qualquer pasta da rede de outra maneira, só montando.

E com arquivos de CD/DVD, acontece que todos arquivos que copio para o micro vêm como somente leitura. Sei que posso mudar as permissões deles depois de os copiar, mas convencer todos os usuários da rede (atuais usuários do Windows) a fazerem isso, parece loucura.

Peço ajuda de vocês, pois se não conseguir resolver isso terei que tentar outra distribuição ou, pior, deixar o Windows continuar imperando aqui.  :-[
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline tizé das coives

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Estou quase desistindo do Ubuntu: problemas com rede e arquivos de CD/DVD.
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2008, 10:58 »
eu tenbem num consigo ter internete por fio e ver filmes >:(

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Estou quase desistindo do Ubuntu: problemas com rede e arquivos de CD/DVD.
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2008, 08:47 »
Mais de 40 visualizações do tópico e ainda ninguém que possa ajudar?? ???
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Estou quase desistindo do Ubuntu: problemas com rede e arquivos de CD/DVD.
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2008, 20:05 »
ligthboy,
somente agora vi seu tópico e não tenho certeza se posso ser de alguma ajuda, mas vou tentar. Gerencio uma rede bastante grande com a maioria das máquinas em W$ mas um número crescente usando Linux, também; embora com alguns probleminhas aqui e ali, a coisa até funciona bem...

Citar
1- Ao acessar pastas compartilhadas sem senha, mesmo assim o Ubuntu me pede a senha de acesso, seja acessando via nautilus ou usando mount. Ofereço qualquer usuário e senha e funciona, mas não sei se isso pode estar causando os outros problemas, ou se isso pode ser evitado.

Para mim acontece o contrário: máquina W$ acessando Ubuntu pede usuário e senha. Às vezes simplesmente dar "ok" ou mesmo "cancelar" resolve, abre a pasta na boa.

Citar
2- Quando vou acessar uma pasta da rede (micro com Windows) da forma normal, consigo criar pastas e arquivos numa boa, mas ao tentar editar algo, recebo mensagem de erro.

Aqui precisaria saber a mensagem de erro exata. Parece problema de permissões.

Citar
3- Se eu monto uma unidade de rede, qualquer pasta ou arquivo que crio nela, ou copio para lá, fica como somente leitura e não dá pra alterar isso.
4- Após montar uma unidade de rede não consigo mais acessar qualquer pasta da rede de outra maneira, só montando.

Estas duas não sei, preciso testar e depois posto.

Citar
E com arquivos de CD/DVD, acontece que todos arquivos que copio para o micro vêm como somente leitura. Sei que posso mudar as permissões deles depois de os copiar, mas convencer todos os usuários da rede (atuais usuários do Windows) a fazerem isso, parece loucura.

Isso é normal, e sempre me aonteceu mesmo no W$. Quando se grava um arquivo em CD ou DVD, ele não pode ser mais alterado diretamente na própria mídia, então ganha o status de "read-only". Ao copiá-lo para o HD o satus é mantido, e precisa ser modificado.
Espero que isso ajude, vou procurar saber mais a respeito. Boa sorte!...

VB5
« Última modificação: 18 de Setembro de 2008, 20:07 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Estou quase desistindo do Ubuntu: problemas com rede e arquivos de CD/DVD.
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2008, 14:31 »
VB5, primeiro quero agradecer por responder o tópico.  :)

Citar
Citar
1- Ao acessar pastas compartilhadas sem senha, mesmo assim o Ubuntu me pede a senha de acesso, seja acessando via nautilus ou usando mount. Ofereço qualquer usuário e senha e funciona, mas não sei se isso pode estar causando os outros problemas, ou se isso pode ser evitado.

Para mim acontece o contrário: máquina W$ acessando Ubuntu pede usuário e senha. Às vezes simplesmente dar "ok" ou mesmo "cancelar" resolve, abre a pasta na boa.

De Linux para Windows, via nautilus, eu fazia exatamente isso... colocava qualquer senha ou cancelava e já bastava. Via mount, precisava informar uma senha qualquer. Ou seja, funciona, mas convenhamos que não parece ser a forma ideal da coisa funcionar. Poderia isso estar me causando os outros problemas de rede? Não sei.

Citar
Citar
2- Quando vou acessar uma pasta da rede (micro com Windows) da forma normal, consigo criar pastas e arquivos numa boa, mas ao tentar editar algo, recebo mensagem de erro.

Aqui precisaria saber a mensagem de erro exata. Parece problema de permissões.

Sim, é questão de permissões. Não estou agora com a versão 8 do Ubuntu aqui e não lembro a mensagem exata, aliás dependendo de como eu abrisse os arquivos a mensagem mudava. De qualquer forma a mensagem era muito vaga, não apresentava código de erro, apenas dizia que não havia permissão para editar o arquivo.

Citar
Citar
E com arquivos de CD/DVD, acontece que todos arquivos que copio para o micro vêm como somente leitura. Sei que posso mudar as permissões deles depois de os copiar, mas convencer todos os usuários da rede (atuais usuários do Windows) a fazerem isso, parece loucura.

Isso é normal, e sempre me aonteceu mesmo no W$. Quando se grava um arquivo em CD ou DVD, ele não pode ser mais alterado diretamente na própria mídia, então ganha o status de "read-only". Ao copiá-lo para o HD o satus é mantido, e precisa ser modificado.

Entendo, mas veja bem... Já vi o Windows copiar arquivos do CD mantendo as permissões como somente leitura e também já o vi copiar colocando permissão de leitura e escrita (funciona assim em todos os micros com Windows usados aqui na empresa). Porque alguns micros com Windows agem de um jeito e outros agem diferente, não sei. Generalizando, o Windows não é feito pra ser entendido, não a fundo. Agora, uma das razões de eu utilizar o Linux é que sei que se eu quiser me aprofundar, posso descobrir como manipular cada detalhe do seu funcionamento. Isso é uma liberdade que o Linux fornece. Mas ainda não descobri como resolver isso no Ubuntu 8.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Estou quase desistindo do Ubuntu: problemas com rede e arquivos de CD/DVD.
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2008, 14:41 »
Como eu já estava tentando há um bom tempo resolver esses problemas e não encontrava solução, resolvi recorrer a outras distribuições e versões mais antigas do Ubuntu, deixando de lado a versão 8.04 LTS. Fiz download do Ubuntu 6.06 e do 7.10, e também do Fedora 9. Testei os 3.

Num teste rápido do Fedora 9, encontrei os mesmos problemas que no Ubuntu 8. No Ubuntu 6 e no 7, não tive esses problemas. Resolvi a questão da rede com facilidade e os arquivos de CD eram copiados com permissão de leitura e escrita automaticamente. Solução: migrei do 8 pro 7.

Eu gostaria de continuar usando o Ubuntu 8, por vários motivos, mas enquanto não resolver isso vou continuar com a versão que está me atendendo. A quem puder me ajudar, eu agradeço.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683