Quero usar outra distribuição pra "treinar"!

Iniciado por Usuario_Leigo, 16 de Setembro de 2008, 03:45

tópico anterior - próximo tópico

Usuario_Leigo

Salve pessoal do fórum ubuntu!

Eu queria tentar outra distribuição, ainda não sei qual, mas eu queria uma distribuição pra eu "treinar" se é que me entendem....

Tenho algumas dúvidas e considerações:

Tenho 2 hds, um com 40 Gb e outro com 160 Gb; No de 40 eu tenho um windows XP, e o de 160 está particionado com o ubuntu 8.04.1 usando 30 Gb da capacidade e restante está em ntfs só para guardar arquivos.

Eu queria uma sugestão de uma distribuição, não muito difícil, mas também não muito fácil para eu poder "treinar" se é que me entendem; Kurumin 7 é uma boa, ou o Debian seria melhor? sugerem alguma outra?

O grub atualizaria automaticamente, incluindo este novo linux pra aparecer na hora de escolher? e se eu resolvesse formatar, ele sumiria com a opção dele também?

E a parte da swap? eu posso colocar a mesma do ubuntu?

Ah! E a propósito, eu formatei (formatei porque fiz uma besteira) o ubuntu pelo gparted via live cd, eu achei que sumiria também com o grub, mas parece que não foi o que aconteceu, então o grub dava erro na hora de inicializar e não entrava no windows (só entro no windows para fazer alguns testes, so tenho usado linux ultimamente). daí após a reinstalação o grub foi restaurado... tem algum jeito específico de formatar e tirar o grub...?

ai ai... eu nem sei se to falando coisa com coisa... hehe.

Mesmo assim, obrigado a todos!!!

Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?

PRSC

Vou tentar sanar poucas duvidas, tem coisa que também não sei.

Primeiro, porque vc não deixa no teu hd de 40, os dois sistemas, e no hd de 160, um grande backup.
Vc pode redirecionar a tua pasta meus documentos, para o outro hd, então o teu sistema sempre fica leve.

Caso aconteça, alguma desgraça, tanto com o sistema ou hd, teus dados sempre estaram seguros, porque tá em outro hd ;)

Vc pode tentar usar não só uma, mas várias distribuições, com o simples uso de uma máquina virtual, no caso como vc tem um hd de 160, pode fazer bem o uso, testando dual boot entre linux, tree boot, e assim vai sem colocar a tua maquina no front de guerra rsrsrsr.

Ai quando vc tiver bem maduro, pode ir direto no pc.

Quanto ao grub, se vc desinstalar o ubuntu, ou qualquer outro linux, ele já era, e o windows não inicia
Somente com o cd do windows, ou um live cd, vc terá que reconstruir a MBR, assim o windows volta.

Eu tive que formatar o windows, assim o ubuntu é quem não iniciava, mas fiz testes na maquina virtual antes, matando e reconstruindo o grub, ai foi moleza na hora H.

Já ouvi falarem que pode usar a mesma swap, como a mesma home, caso faça ela separada, nunca tentei.

Distribuição que pode usar, kurumim, Mandriva, Fedora, ai vc pode escollher.

Basicamente essas são de facil compreenção, não precisa ficar em cada arquivo configurando, é tipo o ubuntu, um pouco diferente o estilo de pacotes, pequenas diferenças, ai vai de gosto

A máquina virtual pode tentar instalar daqui.

Virtual Box

Não sei se esclareci ou compliquei ;D

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Usuario_Leigo

Amigo PRSC...

Eu não tenho o cd do windows, e também não sei como instalá-lo, e o cara que formata pra mim cobra 40 reais... eu não sei se faço isso que você disse, pois quando eu instalei o ubuntu (7.10) junto com o windows no mesmo hd, o windows ficou um pouco mais lento.... daí por isso que não quis arriscar muito... acho que está bom assim...

e vou dar uma olhada nessa coisa de máquina virtual..

obrigado!!

felipeborges

Eu uso o Slax (baseado no Slackware), para treinar meus conhecimentos sobre LinuX, distro bastante leve e liveCD. E pequena também. Eu sugiro também para aprendizado, o Damn Small Linux.

Quanto a partições. Como nosso amigo PRSC falou:

Você pode instalar seus SO's no HD menor e usar o grande para arquivos.
Você pode compartilhar a swat, e em alguns casos, Aqui com Ubuntu & Debian, após algumas noites em claro, eu compartilhei a /boot (uso partição especifica para isto), /dev e /opt. Se pesquisar, verá que algumas outras ainda são possíveis.

Faça backup sempre que mexer com partições.  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

PRSC

Citação de: Usuario_Leigo online 16 de Setembro de 2008, 20:27
Amigo PRSC...

Eu não tenho o cd do windows, e também não sei como instalá-lo, e o cara que formata pra mim cobra 40 reais... eu não sei se faço isso que você disse, pois quando eu instalei o ubuntu (7.10) junto com o windows no mesmo hd, o windows ficou um pouco mais lento.... daí por isso que não quis arriscar muito... acho que está bom assim...

e vou dar uma olhada nessa coisa de máquina virtual..

obrigado!!

Acho estranho o windows ficar mais lento por causa do ubuntu, porque cada sistema é idependente.

Mas se vc não sabe nem instalar o windows, ai realmente a maquina virtual entra bem pra vc.
Resumindo
A maquina virtual, é apenas um programa, tem pra windows como linux.
Ela imita um pc por completo, como se tivesse hd e tudo, mas na verdade é apenas um programa, que abre uma janela como se fosse uma pasta qualquer, e vc instala um sistema ali.

Parece confuso, mas na verdade é simples, porque a instalação não influência em nada do sistema, porque vc vai tar instalando um SO dentro de um programa apenas.

Eu tinha feito um tutorial para instalar maquina virtual no xp, deixei em assinaturas de foruns de xp, porque no linux, acabei de fazer uma, tava apanhando por causa de umas dependencias, e agora que resolvi montar, solucionei.

Vou deixar o tutorial do xp, se quiser baixar, tá em doc.
Leia, e se interessar pode prosseguir.
Acho que assim vai te ajudar muito, sem comprometer o teu sistema, e ficar gastando 40 reais toda vez, porque ai desanima, e vamos perder um user linux.

Compra um cd do xp, peça uma cópia pra alguém, só pra treinar.

O link é ESSE

Abraço.

Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Usuario_Leigo

Vou dar uma olhada no seu tuto PRSC...

e mais uma vez obrigado!