ajuda para instalar o codeblocks

Iniciado por deltanusigma, 13 de Setembro de 2008, 23:24

tópico anterior - próximo tópico

deltanusigma

numa partição da maquina tenho o windows xp e na outra o linux ubuntu 7.10 amd64. Sou

completamente iniciante em linux e estou com os seguintes problemas:

1 - como mudar de diretorio no terminal:

2 - ao abrir o gerenciador de arquivos aparecia a partição windows com o nome de genesis

de uma hora pra outra(depois que reiniciei) ela sumiu. nela tinha  permissão de fazer

qualquer coisa  mas não na partição linux. não consigo criar pastas ou arquivos, nem

deleta-los.

3 - preciso instalar o codeblocks no linux. já vi no forum muitas mensagens sobre o assunto, mas nenhuma das respostas delas resolveu meu problema.  baixei uma versão de 64 bits que tem o final

deb no nome dos arquivos. sai instalando bibliotecas do pacote baixado nos cocos. resultado

apareceu no menu aplicações o item programação com o codeblocks nele. mas ao clicar nele

o sistema tenta carregar o programa e nada acontece. reinstalei, descobri no terminal que a  lib ibwxgtk2.6-0
é necessaria mas o pacote do codeblock que baixei só fez aparecer no gerenciador de pacotes a versão  lib ibwxgtk2.6-0
ao tentar essa versão aparece um monte de mensagens de erros. qual versão é a correta para meu linux

e como instala-lo e aproveitando como instalar e desinstalar programas em geral no linux

obrigado a todos desde já

deltanusigma

kakita

1º coisa que tens de saber no linux, LINUX NÃO É Windows, não vale a pena fazeres as mesmas coisas pois emboram a interface gráfica seja parecida é tudo muito diferente

2ª postaste  na secção errada, aqui é só para problemas em programação, um moderador vai falar contigo e vai mover o tópico para a secção correta

_______________________________________________________-

Quanto ás tuas perguntas.

para mudar de diretorio no terminal usas o comando cd (EX: cd /home/joao )
http://www.infowester.com/comandoslinux.php - esse site tem alguns commandos linux

Para fazeres qualquer coisa no linux usas sudo ou gksu, mas cuidado com isto podes destruir todo o sistema, usa apenas sudo quando souberes o que estás a fazer