Autor Tópico: Google Earth - A Terra sumiu!  (Lida 25469 vezes)

Offline OliveiraBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Google Earth - A Terra sumiu!
« Online: 12 de Setembro de 2008, 21:18 »
Boa noite pessoal

Hoje é meu segundo dia como usuário Linux, depois de longos 11 anos utilizando o OS da Microsoft, estou tentando incorporar o espírito ubuntu nas minhas tarefas diárias :D

Teria o prazer de contar as intensas e agradáveis experiências que tive na instalação dos meus primeiros hardwares num Linux, mas fugiria do escopo do tópico, pois então começo a explicitar o meu probleminha :P

Fiquei muito contente em saber que o Google Earth possuía uma versão específica para o Linux e depois da maratona Hardware, comecei praticamente por ele a interminável (ainda bem ;D) maratona Software.

A instalação foi tranqüila, depois de "sudar" bastante com a minha anteninha wireless, não encontrei dificuldades em pô-lo funcionando.

Usei o programa durante umas 2 horas, melhor dizendo, ele ficou aberto durante esse tempo, até que tive que reiniciar o Ubuntu após utilizá-lo em modo texto, o problema é que voltando ao modo gráfico e reabrindo o Google Earth, a Terra desapareceu, como pode ser observado abaixo:



Obs: facílimo capturar telas no Ubuntu ^^

Na figura, não sei se todos podem observar, mas não é uma tela preta qualquer, pode-se ver as estrelinhas, simplesmente a Terra sumiu.

Desinstalei o Google Earth pelo terminal e apaguei manualmente a pasta google-earth no /opt.

Feito a instalação novamente, o programa fucionou bem por uns 3 minutos e travou, forcei o fechamento pelo Monitor de Sistema e, ao reabrir, a Terra sumiu de novo :-\ .

Busquei bastante aqui no forum informações sobre esse problema, mas encontrei tópicos, na sua maioria, referindo-se à lentidão no sistema, que também aconteceu aqui (comparando-se com a velocidade que eu tinha do Windows) mas nada que atrapalhasse o divertimento, mas... sem Terra, não dá, né? hehe.

Ficaria grato com qualquer ajuda.

Estou realmente muito satisfeito com o Ubuntu, sem dúvida se fosse pago, não seria tão bom :D :D
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 22:12 por OliveiraBR »

Offline Gladder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • ~ Indiana Tux ~
    • Ver perfil
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:06 »
Eu também tenho esse problema, aqui só aparece a Terra se eu entrar no Google Earth como root. Tente apertar Alt+F2 e digitar "gksudo googleearth". Coloque a senha e veja se a Terra aparece.

Porém isso não é a solução, apenas significa que você tem o mesmo problema que o meu.  :) Pois é não legal ficar usando programas como root.

Uma pessoa também tem esse problema nesse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24251.0.html

Se alguém souber a solução e puder nos ajudar, ficariamos gratos.

Até mais.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:13 »
Tem um botão no Google Earth que vira a "câmera/visão" para o espaço, podendo ver as estrelas, constelações e etc... não será que este recurso não está ativado? Quando se faz o processo como root, ele não carrega as configurações do usuário, ou seja, ele não considera alterações na interface.

Experimente mudar a visão entre Terra e Espaço.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Gladder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • ~ Indiana Tux ~
    • Ver perfil
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:18 »
Citar
Tem um botão no Google Earth que vira a "câmera/visão" para o espaço, podendo ver as estrelas, constelações e etc... não será que este recurso não está ativado? Quando se faz o processo como root, ele não carrega as configurações do usuário, ou seja, ele não considera alterações na interface.

Experimente mudar a visão entre Terra e Espaço.

Acho que esta versão para Linux ainda não tem o botão "Terra/Espaço". Pelo menos procurei em todos os menus e não achei.

Mas o Google Earth por algum motivo não se conecta ao servidor se logado como usuario comum, pois além de não mostrar a Terra, também não mostra na inicialização a "Dica do Dia".

Offline OliveiraBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:24 »
Obrigado pelas respostas.

Fiz o que o Gladder disse, e realmente a Terra voltou :D, sem dúvida o nosso problema é idêntico, agora notei uma coisa interessante, na minha Área de Trabalho há um arquivo chamado Google-googleearth.desktop que está bloqueado, como pelo método do Alt+F2 entra-se como root, gostaría de saber se tem fundamento o problema ser causado por esse arquivo bloqueado?

PS: felipeborges, agora notei que até a tela de boas vindas (dica do dia) foi suprimida, além do mais não funciona o search, levando-me a entender que o programa esteja realmente limitado no seu uso.


PS: Estou utilizando a versão mais recente:

Google Earth
4.3.7284.3916 (beta)
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 22:29 por OliveiraBR »

Offline Gladder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • ~ Indiana Tux ~
    • Ver perfil
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:36 »
Citar
agora notei uma coisa interessante, na minha Área de Trabalho há um arquivo chamado Google-googleearth.desktop que está bloqueado, como pelo método do Alt+F2 entrasse como root, gostaría de saber sem tem fundamento o problema ser causado por esse arquivo bloqueado?

Estranho, na minha área de trabalho só tem os meus atalhos. Está bloqueado e você não pode deletar?

Offline OliveiraBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:44 »
Citar
agora notei uma coisa interessante, na minha Área de Trabalho há um arquivo chamado Google-googleearth.desktop que está bloqueado, como pelo método do Alt+F2 entrasse como root, gostaría de saber sem tem fundamento o problema ser causado por esse arquivo bloqueado?

Estranho, na minha área de trabalho só tem os meus atalhos. Está bloqueado e você não pode deletar?

Consegui deletar pelo terminal (sudo rm) mas não mudou nada, continuo sem Terra se não entro como root, o mais estranho é que o tópico cujo link que vc postou ainda falava da versão 4.2, lançaram a 4.3 e o problema persiste.

Offline Gladder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • ~ Indiana Tux ~
    • Ver perfil
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2008, 15:51 »
Aqui eu reinstalei o Ubuntu por outros motivos e instalei novamente o Google Earth. Não ocorreu mais de necessitar de privilegios de root para funcionar.

Eu acredito que a causa do problema foi a instalação do Google Earth como root (usando "sudo" ou "su").

Não sei quanto ao usuário OliveiraBR, mas para mim está [Resolvido]

T+.  ;D
« Última modificação: 08 de Outubro de 2008, 16:05 por Gladder »

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2008, 17:35 »
Porque você não tenta reinstalar?

Leia o Tópico "Aprenda a instalar o Google Earth no Ubuntu" lá em "Dicas e Truques".

:) ;)

Offline jk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2009, 18:37 »
Caro OliveiraBr,
depois de muito tempo convivendo com esse problema da terra fantasma, consegui uma solução para o problema! A ideia veio do seguinte link
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=756960&highlight=google+earth+8.04
espero que funcione para todos que estão tendo o mesmo problema!

O problema está na permissão do diretório de configuração do google earth. No terminal
Código: [Selecionar]
cd .config
ls -l
deve aparecer a seguinte linha
Código: [Selecionar]
drwxr-xr-x 2 root   root   4096 2008-11-09 16:57 GoogleMude a permissão de root para a do usuário. No meu caso foi de root para jk.
Código: [Selecionar]
sudo chown -R jk:jk Google/
Depois é só abrir o google earth normalmente.
Obs.: Na primeira vez que abri o programa reclamou de algumas coisas de cache, mas funcionou corretamente.

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Google Earth - A Terra sumiu!
« Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2009, 10:06 »
As vezes a conexão com a internet se estiver lenta pode causar o problema do não-aparecimento da tela.
No caso tenta ver se consegues reconfigurá-lo, talvez seja uma boa alternativa.