Autor Tópico: Nova temporada de lançamento de distros!  (Lida 2916 vezes)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Nova temporada de lançamento de distros!
« Online: 12 de Setembro de 2008, 09:47 »
A nova temporada de lançamentos de distros

    Como de costume no ciclo de desenvolvimento das distribuições, o mês de setembro marca um período de testes intensivos que antecede uma verdadeira enxurrada de lançamentos de distribuições. Os lançamentos vão começar a aparecer nos mirrors para download nos próximos meses, fazendo do período que vai do fim de setembro ao natal o mais aguardado do ano pelos DistroWatchers. Você não quer experimentar uma distro fresquinha, cheia de pacotes atualizados? Gosta de descobrir os novos e empolgantes recursos que os desenvolvedores integraram aos seus produtos? Está louco para trocar o visual do seu desktop por outro mais novo e atraente? Então você veio ao lugar certo. Enquanto aguardamos por esses momentos mágicos, vamos dar uma rápida olhada na lista de recursos das distribuições para vermos o que se tornará realidade daqui a algumas poucas semanas.

    Vamos começar pela maior distribuição do mundo - o Debian GNU/Linux. Ainda que a data prevista para o lançamento da versão 5.0 (codinome "Lenny") não tenha sido anunciada, seguindo a política de "lançar quando estiver pronto" do Debian, a equipe que trabalha na nova versão está apontando o mês de setembro de 2008 como provável mês de conclusão do trabalho de desenvolvimento. Isso significa que se tudo correr como planejado, as centenas de desenvolvedores que trabalham na distribuição terão apenas umas poucas semanas para preparar a nova versão estável para o uso do público. Vai sair este mês? Em se tratando do Debian, nunca se sabe, mas não está parecendo, dada a intensa atividade nas listas de discussão do projeto e a urgência com a qual a equipe que trabalha na nova versão clama pela resolução de alguns bugs críticos remanescentes. E quais são os recursos mais interessantes do novo Debian GNU/Linux 5.0?


        * Kernel 2.6.26, glibc 2.7, GCC 4.3.1, X.Org 7.3 (xorg-server 1.4.2), GNOME 2.20, KDE 3.5.9 e OpenOffice.org 2.4.1

        * Mais de 25.000 pacotes binários disponíveis para instalação

        * Suporte a IPv6, NFS 4 e a arquivos grandes

        * Troca do /bin/sh pelo dash

        * Pequenas melhorias no instalador e diversos live CDs como opção para a instalação


    O próximo na agenda de lançamentos é o Mandriva Linux 2009, marcado para 9 de outubro de 2008. Considerando que todas as quatro versões de desenvolvimento foram lançadas nos dias marcados, é pouco provável que a versão final vá sofrer algum atraso. Agora só falta testar os dois últimos release candidates. O primeiro deles deve sair até o fim da semana. Quanto aos recursos, está todo mundo de olho na integração do KDE 4.1 à distribuição, mas mas também há algumas surpresas:


        * Linux kernel 2.6.27, glibc 2.8, GCC 4.3.2, X.Org 7.3 (xorg-server 1.4.2), GNOME 2.24, KDE 4.1 e OpenOffice.org 3.0

        * Instalador totalmente recriado, tanto na aparência quanto nas funcionalidades

        * Uso do system-config-printer do Fedora como ferramenta de configuração padrão de impressoras

        * Firefox 3.0 com o ambiente de execução XULRunner


    Três semanas após o Mandriva 2009, será a vez do Ubuntu mostrar suas novidades na novíssima versão 8.10, ou "Intrepid Ibex". Livre da necessidade de ater-se ao suporte a longo prazo, essa versão deve ser mais experimental que a versão estável atual do projeto. Ao mesmo tempo, o sistema base do Ubuntu também deve se apresentar em situação bem mais saudável, já que se baseia em uma árvore do Debian que convergia rapidamente rumo a uma versão estável na época da incorporação. Já tendo lançado quatro versões alpha, a árvore de desenvolvimento do Ubuntu entrou no período conhecido como feature-freeze, no qual não são adicionados novos recursos. Logo, não espere por grandes surpresas além das versões de testes habituais — a alpha 5 deve sair nesta semana. A seguir teremos a alpha 6, a beta e a release candidate, tudo isso em um intervalo de mais ou menos duas semanas. O lançamento da versão final do Ubuntu 8.10 está marcado para 30 de outubro de 2008. Recursos de maior destaque:


        * Linux kernel 2.6.27, glibc 2.8, GCC 4.3.2, X.Org 7.4 (xorg-server 1.5), GNOME 2.24, KDE 4.1 e OpenOffice.org 3.0

        * Reformulação completa do tema (mas o marrom ainda predomina)

        * Compiz 0.7.7 com um monte de efeitos novos

        * Suporte oficial à instalação via USB: a imagem ISO do CD pode ser convertida para arquivos compatíveis com o formato live-USB.

        * Pasta ~/Private secreta com criptografia

        * Um "faxineiro" de sistema para a remoção de arquivos desnecessários e um Network Manager melhorado, com suporte a 3G.


    A seguir, voltaremos nossas atenções para o Fedora, que se tornou uma das distribuições com a tecnologia mais avançada do mercado. A data de lançamento original do Fedora 10 estava prevista para o final de outubro, mas devido ao recente comprometimento dos servidores de download do projeto, os trabalhos sofreram um atraso de duas semanas. A versão beta foi adiada para 23 de setembro, o preview release sai no fim de outubro e a versão final em 18 de novembro de 2008. Mas o que vamos encontrar no Fedora 10?


        * Linux kernel 2.6.27, glibc 2.9, GCC 4.3.2, X.Org 7.4 (xorg-server 1.5), GNOME 2.24, KDE 4.1 e OpenOffice.org 3.0

        * Interface web para instalação de software do Fedora

        * First Aid Kit - uma ferramenta de recuperação automática que reúne processos comuns de recuperação

        * OpenChange para acesso ao Microsoft Exchange

        * Novo sistema de auditoria de segurança, e um sistema de detecção de intrusão

        * Melhorias gerais na velocidade de inicialização, na impressão, no suporte a web cams e suporte a sistemas de controle remoto


    Fechando a lista de lançamentos de novas versões de grandes distros em 18 de dezembro de 2008, teremos um openSUSE 11.1 novinho. Dado o longo período de desenvolvimento e a quantidade de tempo disponível, não é de se admirar que a lista de recursos não tenha sido finalizada, mas alguns pequenos anúncios sobre novas melhorias têm pingado regularmente na página de notícias do projeto. Muitos esperam que o openSUSE 11.1 seja um lançamento mais preocupado com a estabilidade e com a correção de bugs, e não uma versão cheia de recursos experimentais, mas a contínua integração do KDE 4 à distribuição deve interessar aos fãs do KDE. Fique de olho na página do openSUSE 11.1 para mais informações até o lançamento.


        * Linux kernel 2.6.27/28, GNOME 2.24, KDE 4.1.1, OpenOffice.org 3.0 e Firefox 3.0

        * Suporte ao SELinux como framework de segurança alternativo


    E qual desses lançamentos parece ser o mais interessante? O Ubuntu 8.10 tem alguns recursos bem diferentes, como a pasta ~/Private e os novos efeitos do Compiz, mas o Fedora também traz melhorias notáveis, especialmente a infra-estrutura web para instalação e os novos recursos de segurança. Por outro lado, o Mandriva parece focado na integração do KDE 4.1 à distribuição e em melhorias no instalador. Nada que pareça muito inovador. No Debian as coisas são sempre as mesmas — ele provavelmente será sólido, estável e confiável, mas nem um pouco inovador. E o openSUSE? Ainda não se sabe, porque o trabalho na nova versão mal começou.

    Créditos a Ladislav Bodnar - http://distrowatch.com/

    Tradução por Roberto Bechtlufft <robertobech at gmail.com>

http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-09/48C03A68.html

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Nova temporada de lançamento de distros!
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2008, 10:08 »
Sylvester

É bom lembrar, entretanto, que ao experimentar um novo produto sempre temos a impressão de satisfação com as novas características que nos apresentam, conforme você bem mostrou na sua mensagem.

Logo veremos aqui no Forum e em outros os usuários dizerem a famosa frase: - "Estava funcionando na versão xyz e agora não está mais na atual".

Portanto, um pouco de cuidado nunca é demais.  Ao instalarem uma nova versão do Linux ou de qualquer outro software criem uma partição adicional no disco rígido, de preferência uma partição lógica, e instalem o "novo produto" nessa partição nova sem eliminar o sistema anterior que estava funcionando.  Quando tiverem a certeza de que o "novo" produto está funcionando de forma semelhante e melhor que o anterior basta eliminar, no GRUB, a entrada do sistema antigo.

Esse processo de testar o novo sem eliminar o antigo é o que as empresas fazem.  Criam áreas de teste e homologação, e testam, testam e testam à exaustão e depois migram para o novo produto.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Nova temporada de lançamento de distros!
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2008, 10:27 »
Meu 8.04 está funcionando muito redondo, todos os programas que uso instalados e funcionando perfeitamente, rápido, bonito e estável.

Porém eu sou viciado em novidades, não sei se vou aguentar ficar sem usar o 8.10, ainda mais que vai ter tema novo e suporte nativo à modems 3G, que eu uso.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Nova temporada de lançamento de distros!
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:06 »
Meu 8.04 está funcionando muito redondo, todos os programas que uso instalados e funcionando perfeitamente, rápido, bonito e estável.

Porém eu sou viciado em novidades, não sei se vou aguentar ficar sem usar o 8.10, ainda mais que vai ter tema novo e suporte nativo à modems 3G, que eu uso.

Eu também, nem tenho vontade de migrar, uso o Debian Etch no trabalho, realmente impressionante, por isto não quero mudar, tomara que estejam muito melhores as distros para mudar.

No meu Desk, o Debian Etch não se dá bem com o HD xD, já o Lenny tive um trabalhão para a placa de vídeo. Também estou no aguardo pelo termino deste projeto e aí posso voltar a pensar em Debian no meu Desktop.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Nova temporada de lançamento de distros!
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2008, 14:17 »
Rapaz aguardo essa Lenny pois eu nunca consegui botar um debian pra funcionar e segundo boatos essa nova Lenny tem um DEbian Install mais fácil.

Um amigo meu tá se matando no ETCH pra configurar o X que não quer aparecer. E eu também não vou mentir que em uma versão bem antes da ETCH tava soda. Nem plcaca de rede foi.

É por isso que uso resulinux. Porque ele é uma redistro. Um Debian pra n00bs como eu
Removido pela Moderação.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Nova temporada de lançamento de distros!
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:13 »
Estou esperando o kernel 2.6.27, pois o driver da minha webcam virá com ele, mas o meu 8.04.1 está redondo, não sei se vou atualizar.
Usuário Linux- 449417

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Nova temporada de lançamento de distros!
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:55 »
Melhor esperar o Ubuntu 8.10 final mesmo, se não me engano dia 30 de Outubro, não vale muito a pena ficar testando Alpha nem Beta, as vezes a curiosidade se transforma em dor de cabeça.
Agora se quiser testar pra reportar erros, ou não tiver aguentando mais mesmo... vai fundo e instala
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor